Efetividade da Fotobiomodulação Extraoral no Manejo dos Efeitos Adversos Orais em Pacientes Submetidos ao TCTH
Pacientes submetidos a transplante de células hematopoiéticas (TCTH) recebem altas doses de quimi...
Patrocinado por: Federal University of Rio Grande do Sul
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O câncer de cabeça e pescoço (CCP) está entre as neoplasias malignas mais frequentes no mundo.
As principais modalidades de tratamento para CCP são excisão cirúrgica, radioterapia (RT) e quimioterapia (CT). Sequelas orais graves como mucosite oral (OM), disgeusia, infecções oportunistas, trismo e xerostomia/hipossalivação podem acometer pacientes com CCP devido ao tratamento oncológico com RT e QT. A terapia de fotobiomodulação (PBMT) com laser intraoral de baixa potência tem sido estudada como uma excelente ferramenta no manejo de OM e xerostomia e, assim, melhora a tolerabilidade da RT na região de cabeça e pescoço. O objetivo deste ensaio clínico multicêntrico, randomizado e simples-cego é comparar os efeitos de dois protocolos de fotobiomodulação (aplicação intraoral de laser de baixa potência e aplicação extraoral desfocada de laser de alta potência) no manejo da mucosite oral (OM) e xerostomia em pacientes com câncer de cabeça e pescoço submetidos à radioterapia (RT). Espera-se que a fotobiomodulação extraoral desfocada de alta potência mostre resultados tão bons quanto a fotobiomodulação intraoral no manejo da mucosite oral.
Mais detalhes...Os efeitos colaterais orais induzidos pela radioterapia (RT) e quimioterapia, como mucosite oral e xerostomia, são extremamente desafiadores para os profissionais no cuidado de suporte para pacientes com carcinoma espinocelular de cabeça e pescoço (HNSCC). Existem evidências substanciais sobre os benefícios da fotobiomodulação no manejo desses efeitos colaterais orais, principalmente na diminuição das taxas de mucosite oral (OM) e gravidade da OM, cicatrização de úlceras de OM e alívio da dor por lasers intraorais de baixa potência. No entanto, novos parâmetros como aplicações extraorais de lasers desfocados de alta potência têm sido investigados para melhorar os resultados da MO, as queixas dos pacientes e a experiência no atendimento clínico dos profissionais. Assim, 132 pacientes com câncer de H&N serão, global e simultaneamente, randomizados de acordo com o estágio clínico do câncer de cabeça e pescoço, tipo de tratamento (RT isolado ou RT e QT), tipo de RT (RTC3D ou IMRT) e centro envolvido (AC Camargo Cancer Center ou Instituto do Câncer do Estado de São Paulo ou Hospital das Clínicas de Porto Alegre). Os pacientes randomizados podem ser alocados em dois grupos: Grupo I: fotobiomodulação intraoral com terapia a laser de baixa intensidade (660nm, 100 mW, 10 J/cm2, 3 s/ponto) e Grupo II: fotobiomodulação extraoral com terapia a laser de alta intensidade (810 + 980 nm, 1000 mW, 6,11 J/cm2, 30 s/ponto). O PBMT será realizado diariamente, 5 vezes por semana durante a radioterapia ou até a cicatrização das lesões de OM por um profissional treinado. Mucosite oral, dor, xerostomia, disfagia, disgeusia, funções orais, hidratação labial e radiodermatite serão avaliados diariamente. Fluxo salivar e trismo serão avaliados semanalmente, e dois questionários (OHIP-14 e Vanderbilt) serão avaliados no primeiro dia de RT, no meio do regime de RT, no final do regime de RT e três meses depois das sessões de RT.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Light therapy for the management of oral side effects related to radiotherapy, mainly in the decrease of oral mucositis (OM) rates and OM severity, healing of OM ulcers and pain relief.
Contato principal: Manoela D Martins, PhD / +555133085011 / manomartins@gmail.com
Investigador: Isadora P Klein, MSc / Sub-Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: