Pesquisa de Assincronia KAP
Os investigadores desenvolveram uma pesquisa baseada na web para avaliar o conhecimento, as atitu...
Patrocinado por: Universidade Federal do vale do São Francisco
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A longa permanência em ventilação mecânica pode acarretar diversas complicações, dentre elas a fraqueza muscular respiratória, esta tem sido relacionada ao tempo de ventilação mecânica, atraso e falha no desmame, resultando em maior tempo de internação, o que reflete em maior aumento assistencial nos custos hospitalares.
Portanto, desta pesquisa será comparar a eficácia do treinamento muscular inspiratório precoce (IMT) versus não-IMT em pacientes submetidos à ventilação mecânica para melhorar o resultado do tempo de desmame da ventilação mecânica.
Mais detalhes...O estudo consistirá em um ensaio clínico randomizado controlado realizado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Universitário da UNIVASF. Serão incluídos indivíduos de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, que estejam em ventilação mecânica invasiva e que obtenham o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, assinado pelo familiar responsável. Os indivíduos serão randomizados em dois grupos (treinamento e controle). Serão avaliadas as pressões inspiratória (PIM), expiratória (PEM) e pico de fluxo expiratório. O grupo de treinamento realizará treinamento muscular respiratório, utilizando o equipamento Powerbreath, com carga inicial de 40% da PImáx, 7 dias por semana, 2 vezes ao dia. Morbidades que repercutam na contração diafragmática e doença terminal serão utilizadas como critérios de exclusão. Os dados amostrais serão analisados por meio do programa SPSS 22.0. O nível de significância do estudo será fixado em 5% (p<0,05).
Critérios de inclusão:
Critérios de exclusão:
Inspiratory Muscle Training (IMT)
Intensive Physiotherapy (IPT)
Contato principal: Rodrigo GS Carvalho, PhD / 8721016856 / rodrigo.carvalho@univasf.edu.br
Contato secundário: Rodrigo GS Carvalho, PhD / 8721016856 / rodrigocarvalhofisio@gmail.com
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: