Ensaio Magnético Randomizado em Idosos Deprimidos

Patrocinado por: University of Sao Paulo

Atualizado em: 15 de novembro de 2021
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O transtorno depressivo maior (TDM) é uma condição psiquiátrica comum, tratada principalmente com medicamentos antidepressivos, os quais são limitados por questões como refratariedade, efeitos adversos e interações medicamentosas, principalmente na população idosa.

Nesse contexto, os pesquisadores investigam um tratamento não farmacológico conhecido como estimulação magnética transcraniana recorrente (rTMS) com o método de estimulação theta-burst (TBS) para o tratamento da depressão geriátrica. Esta modalidade de tratamento quase não apresenta efeitos adversos e evita o risco associado à polifarmácia, constituindo uma alternativa interessante aos tratamentos antidepressivos. Nosso objetivo é avaliar a eficácia do TBS no tratamento da depressão geriátrica em um ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo.

Saiba mais:

A estimulação magnética transcraniana recorrente (rTMS) é um procedimento consolidado para o tratamento da depressão, com várias metanálises demonstrando sua eficácia. O método de estimulação theta-burst (TBS) é uma modificação do protocolo rTMS usual. Por ser um novo protocolo, ainda existem poucos estudos avaliando sua eficácia no tratamento da depressão maior, embora uma meta-análise recentemente publicada tenha apontado benefícios dessa modalidade terapêutica. Até o momento, não há estudos publicados com esse método para o tratamento da depressão geriátrica. Este estudo será um ensaio clínico randomizado, controlado por placebo, duplo-cego para avaliar a eficácia do theta-burst rTMS no tratamento do transtorno depressivo maior em idosos, randomizando 108 indivíduos para o experimental (TBS) e comparativo (sham) grupos. A bobina será posicionada no córtex pré-frontal dorsolateral, com modo TBS intermitente (iTBS, estimulatório) à esquerda e TBS contínuo (cTBS, inibitório) à direita. O protocolo de estimulação consiste em 1800 pulsos em cada hemisfério cerebral, totalizando uma sessão de dez minutos. Serão 20 sessões consecutivas, uma por dia, exceto finais de semana e feriados. O ciclo de intervenção contínua durará aproximadamente quatro semanas, após as quais serão realizadas aplicações com a mesma técnica ao final das semanas 6, 8 e 12. As medidas de resultados clínicos serão obtidas em oito ocasiões: tratamento basal e após 1, 2 , 4, 6, 8 e 12 semanas de início. O desfecho clínico principal será medido por meio da Escala de Depressão de Hamilton (HDRS), comparando os escores basais com os obtidos após 6 semanas de tratamento. Como endpoints secundários, utilizaremos a Global Clinical Impression Scale (CGI), a CIRS (Cumulative Illness Rating Scale), a Geriatric Depression Scale (GDS), as pontuações intermédias obtidas na escala HDRS, a Positive and Negative Affect Scale (PANAS ), a Escala de Avaliação de Depressão de Montgomery-Asberg (MADRS) e variações nas concentrações séricas de BDNF; todos esses instrumentos de avaliação possuem versões validadas em português. Como parâmetros de tolerabilidade e segurança, a incidência de eventos adversos e a ocorrência de sintomas maníacos/hipomaníacos serão avaliados pela Young Mania Scale (YMRS). A estimulação TBS será avaliada em termos de segurança, tolerabilidade e eficácia para o tratamento da depressão maior em idosos, podendo se tornar mais uma opção terapêutica útil para pacientes com má resposta ou contraindicações ao uso de antidepressivos.

Critérios de Inclusão:

  • Transtorno Depressivo Maior;
  • Pacientes com mais de 60 anos
  • Hamilton igual ou superior a 17

Critérios de Exclusão:

  • Outros transtornos mentais (dependência de álcool ou drogas, transtornos psicóticos, demência, transtorno bipolar);
  • Presença de doenças neurológicas ou clínicas graves;
  • Ausência de ideação suicida grave e pontuação CIRS (Cumulative Illness Rating Scale) >7, caracterizando um conjunto de morbidades clínicas que podem prejudicar a adesão ao protocolo de pesquisa, transtorno bipolar e/ou presença de sintomas maníacos (hipo)manifestados com mais de 8 pontos na Escala de Avaliação de Mania Jovem.
  • Implantes metálicos;
  • Epilepsia ou eletrônica no segmento cefálico;

Transcranial magnetic stimulation
Aparelho

The coil will be positioned in the prefrontal dorsolateral cortex, with intermintent TBS (TBSi) mode on the left and continuous TBS (TBSc) on the right. 1800 pulses will be used on each side, totaling 10 minutes of total duration. There will be 20 consecutive sessions, one per day, except on weekends and holidays, totaling around 4 weeks. A day of stimulation with the same technique will be done in the 6th week, 8th week and 12th week.

University of Sao Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo

Investigador: Leandro Valiengo, MD / Principal Investigator

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Brain & Behavior Research Foundation

Código do estudo:
NCT04842929
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
janeiro / 2019
Data de finalização inicial:
setembro / 2022
Data de finalização estimada:
dezembro / 2022
Número de participantes:
108
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top