Estudo naturalístico da cetamina no tratamento da depressão
Este estudo tem como objetivo examinar o efeito da cetamina na diminuição do risco de suicídio em...
Patrocinado por: University of Sao Paulo
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Este estudo tem como objetivo comparar o perfil de eficácia e segurança da terapia magnética de convulsão e eletroconvulsoterapia.
A terapia de convulsões magnéticas (MST) é uma nova intervenção terapêutica experimental, que combina aspectos terapêuticos da terapia eletroconvulsiva (ECT) e estimulação magnética transcraniana, a fim de alcançar a eficácia da primeira com a segurança da segunda. Embora a ECT continue sendo o tratamento mais eficaz disponível para depressão grave e resistente ao tratamento, ela é prejudicada por seu perfil de efeitos colaterais, especialmente déficits cognitivos, que embora transitórios podem ser particularmente angustiantes para o paciente, sem mencionar o estigma que ainda se apega a esse método . O MST emprega pulsos magnéticos de alta frequência aplicados à cabeça do paciente para induzir atividade epiléptica generalizada, emulando assim a característica central da ECT. Embora distribuídos por uma grande área, esses pulsos não penetram em áreas mais profundas do cérebro, poupando, portanto, áreas mais profundas, como os hipocampos, que são cruciais para a codificação da memória.
O objetivo deste estudo é comparar a ação antidepressiva do MST com a ECT, usando uma abordagem de não inferioridade. Também visa comparar o perfil de efeitos colaterais cognitivos de ambas as intervenções, bem como investigar possíveis alterações de neuroimagem e preditores de resposta antes e após os tratamentos.
Critérios de Inclusão:
Critérios de Exclusão:
Subjects will receive a train of magnetic pulses (between 600 and 1400 pulses) at 100Hz under general anaesthesia using a Magventure device with a Twin Coil
Subjects will receive a brief-pulse electrical stimulus (between 25 and 1008mC) under general anaesthesia using a ECT device
Contato principal: Andre R Brunoni, MD, PhD / 551126618159 / contato.bioect@gmail.com
Investigador: Andre R Brunoni, MD, PhD / Principal Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: