Treinamento metacognitivo com pacientes com transtorno bipolar.
A questão norteadora deste projeto é avaliar a eficácia do MCT como forma de reabilitação ToM em ...
Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Este estudo tem como objetivo examinar o efeito da cetamina na diminuição do risco de suicídio em pacientes com depressão e sua eficácia como agente antidepressivo.
Os transtornos do humor são condições de saúde crônicas, recorrentes e altamente prevalentes em todo o mundo. A depressão maior e o transtorno bipolar são frequentemente associados a prejuízos funcionais psicossociais e condições médicas gerais. Além disso, o suicídio figura como um dos resultados negativos mais importantes dos transtornos de humor. Nesse sentido, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos psiquiátricos estão associados a mais de 90% dos casos de suicídio completo e são responsáveis por 30% dos casos de suicídio notificados em todo o mundo. O suicídio é motivo de preocupação para os clínicos, não só pelo impacto individual e familiar, mas também pelo seu impacto social e populacional; então, a pesquisa envolvendo novos tratamentos potenciais para o comportamento suicida era altamente necessária.
A literatura tem demonstrado que a cetamina, substância comumente utilizada como anestésico, é eficaz no tratamento de sintomas depressivos. Considerando a alta taxa de suicídio entre pacientes com transtornos de humor e suas consequências, o objetivo deste estudo naturalístico é investigar o efeito da cetamina na redução do risco de suicídio em pacientes com episódio depressivo. A hipótese é que o tratamento com cetamina resultará em melhora dos sintomas depressivos, bem como na diminuição do risco de suicídio.
Para tanto, serão recrutados quarenta e cinco pacientes com transtorno depressivo maior, transtorno bipolar I ou transtorno bipolar II e que já estivessem em tratamento com cetamina prescrito pelo psiquiatra assistente (critérios de inclusão). Os pacientes seguirão o protocolo padrão de cetamina 0,5mg/kg por via subcutânea (SC) duas vezes por semana durante um mês em geral. Seguindo uma abordagem naturalista, serão aceitas todas as alterações no protocolo, nos horários e nas doses, conforme prescrição do médico assistente, sem intervenção do estudo.
Após esse período, eles poderiam receber a mesma dose do medicamento uma vez por semana durante o terceiro mês. Além disso, os pacientes serão monitorados por telefone até o sexto mês.
Quarenta e cinco participantes sem história pessoal ou familiar de primeiro grau de psiquiatria ou distúrbios neurológicos serão recrutados para participar como controles. Análises bioquímicas serão utilizadas para investigar marcadores inflamatórios, fatores de transcrição e outros biomarcadores periféricos em pacientes com transtornos de humor e controles saudáveis.
Critérios de inclusão
Ter um diagnóstico de acordo com o DSM-5 para
Critérios de Exclusão
The administration will be done subcutaneously, in the abdominal wall, using ketamine without dilution. The ketamine dose will be 0.5mg/kg, recommended for the first infusion. If there is no adequate response, according to psychiatric scales and clinical evaluation, the second infusion must be performed at least two days after the first, using 0.75mg/kg and the subsequent 1mg/kg. If the patient adequately responds to a dose (0.5 or 0.75mg/kg), it should be repeated after over twice weekly over a period of 4 weeks.
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: