Treinamento metacognitivo com pacientes com transtorno bipolar.

Patrocinado por: University of Sao Paulo

Atualizado em: 12 de junho de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A questão norteadora deste projeto é avaliar a eficácia do MCT como forma de reabilitação ToM em pacientes com diagnóstico de TB que apresentam déficits neste domínio da cognição social.

Para isso, o trabalho pretende ser dividido em três etapas: (i) Avaliação da funcionalidade por meio do instrumento FAST (escore FAST maior ou igual a 12 = comprometimento leve), para determinar um subgrupo de pacientes com déficits na funcionalidade e avaliação escalas para Montgomery & Åsberg Depression Rating Scale (MADRS) e Young Mania Rating Scale (YMRS) para verificar a eutimia, (ii) uma vez verificados esses aspectos de inclusão, será realizada uma avaliação neuropsicológica das variáveis de cognição quente, (iii) finalmente , a amostra será dividida aleatoriamente em dois grupos, onde um grupo receberá reabilitação MCT estruturada e o outro continuará com o tratamento farmacológico padrão (TAU).

Saiba mais:

O presente estudo justifica-se pela importância de compreender, tanto teórica como praticamente, intervenções psicoterapêuticas que visam reabilitar a cognição social (CS) e especificamente a Teoria da Mente (ToM) em indivíduos com diagnóstico de transtorno bipolar (TB). A ToM é um componente essencial para a interação social e, portanto, o comprometimento nesta área leva a problemas relacionados ao funcionamento interpessoal. A maioria das intervenções de reabilitação em grupo propostas para o TB centraram-se principalmente em domínios cognitivos frios ou, em alguns casos, reservaram apenas uma ou duas reuniões para abordar estratégias que integram o CS. O TB é um transtorno heterogêneo em termos de comprometimentos sociocognitivos e, portanto, demanda intervenções mais específicas para cada indivíduo (“medicina personalizada”). Assim, a intervenção proposta corresponde a um foco específico na reabilitação funcional da cognição social, com foco na ToM e no Reconhecimento de Emoções, e ainda não foi avaliada nesta população através de um ensaio clínico randomizado. Portanto, a intervenção MCT pode ser promissora como intervenção psicoterapêutica para pacientes que apresentam déficits na ToM (avaliados através de sua funcionalidade). Objetivos do

Objetivos Gerais do

Avaliar a eficácia geral do MCT-BD (Treinamento Metacognitivo para Transtorno Bipolar) na melhoria da cognição social (teoria da mente e reconhecimento de emoções) entre indivíduos eutímicos com Transtorno Bipolar (TB). Objetivos Específicos do

Objetivos Primários de Eficácia do QUEBRADELINHA:

1. Testar a eficácia do MCT-BD na melhoria da Teoria da Mente (ToM) entre indivíduos eutímicos com TB.

2. Testar a eficácia do MCT-BD na melhoria do Reconhecimento de Emoções (RE) entre indivíduos eutímicos com TB.

Objetivos Exploratórios:

1. Avaliar as melhorias no funcionamento psicossocial geral e na qualidade de vida dos participantes que recebem MCT-BD em comparação com aqueles que recebem tratamento usual (TAU).

2. Avaliar o impacto das variáveis ​​neurocognitivas dos participantes que receberam MCT-BD em comparação com aqueles que receberam tratamento usual (TAU)

3. Examinar os efeitos da intervenção nas variáveis ​​de humor dentro do mesmo grupo.

Objetivos Gerais Avaliar a eficácia geral do MCT-BD (Treinamento Metacognitivo para Transtorno Bipolar) na melhoria da cognição social entre indivíduos eutímicos com Transtorno Bipolar (TB).

Aprofundar nossa compreensão da cognição social no TB e lançar as bases para intervenções personalizadas destinadas a melhorar os resultados psicossociais nesta população. Objetivos Específicos do

Objetivos Primários de Eficácia do QUEBRADELINHA:

Testar a eficácia do MCT-BD na melhoria da Teoria da Mente (ToM) entre indivíduos eutímicos com TB.

Avaliar o impacto do MCT-BD no Reconhecimento de Emoções (RE) na mesma população.

Avaliar as melhorias no funcionamento psicossocial geral dos participantes que recebem MCT-BD em comparação com aqueles que recebem tratamento usual (TAU).

Objetivos Exploratórios:

Investigar o impacto do MCT-BD nas variáveis ​​neurocognitivas em indivíduos eutímicos com TB.

Examinar os efeitos da intervenção nas variáveis ​​de humor dentro de um mesmo grupo. Hipótese

QUEBRADELINHA Nossa hipótese é que os participantes que receberem MCT-BD demonstrariam melhorias significativas em:

Teoria da Mente (ToM) Reconhecimento de Emoção (ER) Funcionamento Psicossocial Geral

Material e Métodos

Todos os participantes serão recrutados de pacientes regularmente inscritos e acompanhados clinicamente do Programa de Transtorno Bipolar - PROMAN - ambulatório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os participantes terão acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) desta pesquisa, e somente serão incluídos no estudo aqueles que concordarem em participar. Este estudo tem como objetivo avaliar a eficácia da intervenção MCT com foco específico em ToM e ER. Para tanto, a proposta metodológica está dividida em duas etapas: 01) Avaliação Neuropsicológica da Cognição, ToM e Cognição Social, e 02) Intervenção MCT versus TAU. Randomização

Indivíduos com Transtorno Bipolar recrutados para a pesquisa serão randomizados para o braço MCT ou braço TAU por meio da ferramenta Pass 22 usando um algoritmo aleatório verdadeiro. Procedimentos

Todos os pacientes que atenderem aos critérios descritos e concordarem em participar do estudo assinando o termo de consentimento da pesquisa serão avaliados por meio da bateria neuropsicológica proposta. Para prosseguir para a próxima etapa do projeto (intervenção), apenas serão distribuídos aleatoriamente (utilizando o Passe 22 e um algoritmo aleatório verdadeiro por um terceiro cego para a pesquisa) entre os grupos experimental (MCT) e controle (TAU). Vinte e seis pacientes do grupo experimental participarão de 9 sessões semanais seguindo a proposta de intervenção MCT desenvolvida para este estudo. Isto será baseado em um protocolo desenvolvido recentemente para pacientes com TB por Haffner e colegas (Haffner et al., 2018) e adaptado e traduzido pela autora deste projeto, Luisa de Siqueira Rotenberg, com autorização e aprovação para modificações necessárias pelo autores originais. Os outros vinte e seis pacientes do grupo controle receberão tratamento padrão (TAU). Todos os pacientes também serão acompanhados por consultas médicas no ambulatório do Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN, IPq-HCFMUSP), que serão agendadas conforme avaliação médica. A quantidade de medicamentos utilizados e o número de consultas médicas não serão limitados neste estudo, com o objetivo de aumentar a generalização dos possíveis resultados para situações clínicas reais. Porém, essas variáveis ​​serão posteriormente observadas por meio de prontuários produzidos durante essas consultas. A bateria de avaliação neuropsicológica será aplicada a todos os participantes antes do início dos grupos terapêuticos e será reaplicada após o término da intervenção.

Critérios de Inclusão

1. Diagnóstico de Transtorno Bipolar Tipo I e Tipo II seguindo os critérios do DSM-V, utilizando o Mini International Neuropsychiatric Interview (MINI) (Sheehan et al., 1998).

2. Adultos entre 18 e 60 anos.

3. Ambos os sexos.

4. Pontuação FAST maior ou igual a 12 (= comprometimento leve).

5. Escolaridade: Ensino Fundamental Completo, como critério de escolaridade mínima.

6. QI estimado ≥ 80.

7. Estar em eutimia, avaliado através de pontuações inferiores a 8 na Escala de Mania Jovem (YMRS) e/ou 12 na Escala de Depressão de Montgomery-Åsberg (MADRS).

8. Concordância em participar do estudo mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).

Critérios de Exclusão

1. Sujeitos com queixas de deficiência sensorial visual ou auditiva que impossibilitassem a aplicação dos testes.

2. Sujeitos com transtornos mentais orgânicos.

3. Sujeitos com histórico de uso abusivo de álcool ou drogas nos últimos seis meses.

4. Tratamento com eletroconvulsoterapia nos últimos 12 meses.

Treatment as Usual
Outro

Patients will continue to receive medical attention in the Bipolar Disorder Program -PROMAN- part of the University of São Paulo Medical School.


Metacognitive Training
Comportamental

MCT is a structured, interactive approach that addresses cognitive biases, social cognition, and self-esteem. This study will conducted this intervention using group format, on a weekly basis, with duration of 9 weeks total.

Institute of Psychiatry, Clinic Hospital University of São Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-903

Código do estudo:
NCT04447807
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
fevereiro / 2022
Data de finalização inicial:
dezembro / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
52
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top