ACT para depressão sindrômica e subsindrômica no transtorno bipolar

Patrocinado por: Beny Lafer

Atualizado em: 15 de abril de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste ensaio clínico é testar a eficácia da Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT) como tratamento psicoterapêutico para pacientes com Transtorno Bipolar (TB). Serão investigadas as seguintes questões:

- A eficácia do ACT na redução dos sintomas depressivos em pacientes com TB.- A eficácia do ACT na melhoria da qualidade de vida em pacientes com TB.- Eficácia do ACT na melhora da funcionalidade em pacientes com TB.- Eficácia do ACT na melhoria da qualidade do sono em pacientes com TB.- A eficácia do ACT na melhoria da flexibilidade psicológica em pacientes com TBOs participantes do grupo clínico serão submetidos a sessões semanais de Terapia de Aceitação e Compromisso de 12,2 horas, além do tratamento farmacológico regular.Os participantes do grupo controle serão submetidos a sessões semanais de Terapia Psicoeducativa para Transtorno Bipolar de 3,2 horas, além do tratamento farmacológico regular. Escalas e avaliaçõesserão usadas para medir os resultados do estudo em 3 momentos diferentes: pré-intervenção (mês 0), pós-intervenção (mês 3) e acompanhamento (mês 6). As escalas de humor serão avaliadas a cada 2 semanas durante o tratamento e a cada 4 semanas durante o período adicional de acompanhamento de 12 semanas. A escala de flexibilidade psicológica será avaliada todas as semanas durante o tratamento; bem como um breve diário de humor, que será avaliado diariamente durante o tratamento. Os resultados doserão comparados entre os dois grupos para avaliar a eficácia da Terapia de Aceitação e Compromisso como uma intervenção para depressão sindrômica e subsindrômica no transtorno bipolar.

Saiba mais:

O transtorno bipolar (TB) é um transtorno psiquiátrico grave caracterizado por episódios recorrentes de mania e depressão. O tratamento do TB inclui uma combinação de medicamentos farmacológicos e psicoterapia para controlar os episódios e prevenir a recorrência. A Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT)

é uma psicoterapia baseada em evidências. Embora existam amplas evidências da eficácia do ACT no tratamento de transtornos psiquiátricos, a literatura sobre ACT para TB ainda é escassa. Existem apenas cinco estudos publicados, sendo três deles estudos piloto.

O presente estudo justifica-se pela importância de preencher uma lacuna na literatura, ao ter como objetivo avaliar a eficácia do ACT como intervenção psicoterapêutica para pacientes com TB e compreender seus possíveis efeitos no humor, na qualidade de vida, na funcionalidade, no sono e nos aspectos psicológicos. flexibilidade para esta população.

Objetivo principal:

Investigar a eficácia do ACT, na melhora dos sintomas depressivos sindrômicos e subsindrômicos em pacientes com TB.

Objetivos específicos:

1. Investigar a eficácia do ACT na melhoria da qualidade de vida em pacientes com TB.

2. Investigar a eficácia do ACT na melhoria da funcionalidade em pacientes com TB.

3. Investigar a eficácia do ACT na melhoria da qualidade do sono em pacientes com TB.

4. Investigar a eficácia do ACT na melhoria da flexibilidade psicológica em pacientes com TB.

Material e Métodos:

Todos os participantes serão recrutados entre pacientes regularmente matriculados no Programa de Transtorno Bipolar - PROMAN - ambulatório do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Os participantes terão acesso ao Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), e somente serão incluídos no estudo aqueles que concordarem em participar. Randomização Indivíduos com Transtorno Bipolar recrutados para a pesquisa serão randomizados para o braço ACT ou braço de Tratamento Usual por meio do software de Randomização Online.

Procedimentos:

1. O recrutamento será realizado no ambulatório do Programa de Transtorno Bipolar (PROMAN) do Instituto Psiquiátrico do HC-FMUSP e on-line pelas redes sociais do Hospital.

2. Os interessados ​​passarão por uma triagem inicial para verificação de elegibilidade com base nos critérios de seleção estabelecidos no estudo.

3. Os indivíduos que atenderem aos critérios de inclusão serão submetidos a uma avaliação psiquiátrica baseada na Entrevista Diagnóstica Clínica Estruturada Padronizada para DSM IV - Distúrbios do Eixo I (MINI). e completar os instrumentos da fase inicial (pré-tratamento) através da plataforma REDCap.

4. Os participantes incluídos serão randomizados em grupo ACT ou Psicoeducação.

5. Os participantes serão contatados por e-mail ou mensagem de texto com informações sobre o início do tratamento.

6. Ao longo da intervenção, escalas de humor (YMRS e MADRS), Escala de Flexibilidade Psicológica (PSY-FLEX) e um breve diário de humor serão administrados periodicamente (a cada duas semanas, semanalmente e diariamente, respectivamente) para obtenção de dados de Avaliação Ecológica Momentânea (EMA). dos participantes.

7. Ao final da intervenção, serão repetidas as mesmas avaliações administradas no início do estudo, bem como no acompanhamento de 6 meses.

Para fins de controle, as alterações de medicamentos serão monitoradas por meio da Escala MRTF, que permite monitorar a frequência, tipo e motivos das alterações de dosagens e medicamentos durante o protocolo de intervenção. Ao longo do estudo, os participantes de ambos os grupos continuarão recebendo o tratamento farmacológico habitual.

Critérios de inclusão:

  • Diagnóstico de Transtorno Bipolar tipo I e II segundo DSM V
  • Presença de sintomas depressivos (MADRS>12)
  • Não realizar psicoterapia
  • Disponibilidade para frequentar sessões de terapia em grupo
  • Assinatura do TCLE

Critérios de exclusão:

  • Transtorno mental orgânico
  • Presença de sintomas maníacos ou hipomaníacos (YMRS>12)
  • Atualmente em psicoterapia

Acceptance and Commitment Therapy
Comportamental

The ACT protocol for this study was developed by ACT psychologist Tatiana Cohab Khafif specifically for this study and for Bipolar Patients. It is a 12-session protocol that combines psychoeducation elements, mindfulness exercises, experiential exercises, discussions and group processes, homework assignments, and flexible repertoire modeling and training. The protocol is designed to fit into a single trimester. It covers all the basic aspects of Bipolar Disorder and the six processes of ACT.


Bipolar Disorder Psychoeducation Therapy
Outro

The psychoeducation protocol for this study was developed by clinical psychologist Tatiana Cohab Khafif specifically for this study and for Bipolar Patients. It is a 3-session protocol that combines psychoeducation elements, mindfulness exercises, and discussions regarding the main aspects and symptoms of BD. The protocol is designed to fit into a single month, and has a specifically brief format in order for it not to crossover with psychotherapy. It covers all the basic aspects of Bipolar Disorder.

Tatiana Cohab Khafif
Recrutando São Paulo / SP / CEP: 01231010

Contato principal: Tatiana Khafif, Master's degree / +5511983389643 / taticohab@gmail.com

Código do estudo:
NCT06365021
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
maio / 2024
Data de finalização inicial:
agosto / 2025
Data de finalização estimada:
agosto / 2026
Número de participantes:
42
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top