Efeitos da suplementação com geleia real na doença renal crônica
O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da geleia real na inflamação e senescência celular e...
Patrocinado por: The University of Queensland
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Durante a doença renal terminal, as diretrizes clínicas sugerem a redução dos níveis elevados de fosfato no sangue.
No entanto, o efeito da redução dos níveis de fosfato no sangue em resultados importantes centrados no paciente nunca foi testado. Este estudo avaliará se, em comparação com níveis elevados, a redução dos níveis de fosfato no sangue reduziria a morte ou eventos graves devido a doenças cardíacas, melhoraria a saúde física e seria econômica.
Mais detalhes...A hiperfosfatemia é altamente prevalente em pacientes com doença renal em estágio terminal (ESKD) e está associada ao aumento do risco de mortalidade. As Diretrizes de Prática Clínica sugerem a redução dos níveis elevados de fosfato para a faixa normal (sugestão de nível 2C). No entanto, faltam dados de ensaios que demonstrem que os tratamentos que reduzem o fosfato sérico melhorarão os resultados centrados no paciente.
O objetivo principal é testar a hipótese de que, em comparação com uma meta liberal de concentração sérica de fosfato de 2,0 a 2,5 mmol/L, a redução intensiva do fosfato sérico para o nível normal (≤1,50 mmol/L) com aglutinantes de fosfato reduz o risco de morte ou eventos cardiovasculares maiores não fatais em pacientes com ESKD em diálise. Os objetivos secundários são testar a hipótese de que a redução intensiva do fosfato sérico para o nível normal com aglutinantes de fosfato melhoraria a saúde física, a fadiga, a qualidade de vida relacionada à saúde, a satisfação do paciente e o prurido; e ser rentável.
Neste grande estudo simples, pragmático, multinacional, randomizado e controlado, um total de 3.600 pacientes adultos com DRC em diálise serão randomizados para meta de fosfato sérico intensivo (≤1,50 mmol/L) ou liberalizado (2,0-2,5 mmol/L). A escolha e a dose dos quelantes de fosfato ficarão a critério do médico assistente e da prática local para atingir e manter a concentração sérica de fosfato dentro da faixa-alvo necessária de acordo com a randomização. O endpoint primário é o endpoint composto de morte cardiovascular, eventos cardiovasculares graves não fatais ou eventos arteriais periféricos. As medidas de desfecho secundário serão componentes individuais do endpoint primário composto, morte por todas as causas e qualidade de vida baseada em utilidade EQ5D-5L.
Critérios de inclusão:
1. Idade ≥45 anos, ou Idade ≥18 anos com diabetes,
2. ESKD em hemodiálise ou diálise peritoneal, por pelo menos 3 meses,
3. Atualmente prescrito pelo menos um medicamento redutor de fosfato em qualquer dose
4. Capaz de fornecer consentimento informado
Critérios de exclusão:
1. Transplante renal eletivo agendado,
2. Doença grave/comorbidade concomitante que pode resultar em morte nos próximos 6 meses na visão do médico assistente,
3. Participação em um estudo de intervenção que provavelmente afetará a concentração sérica de fosfato.
All phosphate-lowering medications in use at baseline will be discontinued. Phosphate-lowering medications will be prescribed only if serum phosphate concentration exceeds 2.50 mmol/L. The choice and dosages of phosphate-lowering medications will be at the discretion of treating physicians and/or participants.
This will be achieved by prescribing phosphate-lowering medications aimed to intensively lower serum phosphate concentration towards normal level (≤1.50 mmol/L). The choice and dosages of phosphate-lowering medications will be at the discretion of treating physicians and/or participants.
Contato principal: Fernando Saldanha Thome, Dr / fthome@hcpa.edu.br
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: