Estudo de eficácia e segurança de LNP023 em pacientes com nefropatia primária por IgA

Patrocinado por: Novartis Pharmaceuticals

Atualizado em: 03 de maio de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

O estudo foi concebido como um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo para demonstrar a superioridade do iptacopan (LNP023) em uma dose de 200 mg duas vezes ao dia em comparação com o placebo em cima de IECA ou BRA maximamente tolerado na redução da proteinúria e na desaceleração progressão da doença renal em pacientes com nefropatia por IgA primária.

Saiba mais:

O objetivo do estudo é avaliar a eficácia e a segurança do iptacopan (LNP023) em comparação com o placebo na redução da proteinúria e no retardo da progressão da doença em pacientes com NIgA primária. O estudo será o ensaio principal para o registro de LNP023 em pacientes com nefropatia por IgA com o objetivo de demonstrar uma redução clinicamente significativa na proteinúria por LNP023 versus placebo, conforme avaliado pela redução na relação entre proteína e creatinina na urina (UPCR) amostrada em uma urina de 24 horas coleta em IA aos 9 meses. O estudo continuará de forma cega para confirmar a eficácia a longo prazo com base na inclinação total anualizada do declínio da eGFR ao longo de 24 meses para fornecer evidências confirmatórias da eficácia e segurança do LNP023 no tratamento de pacientes com IgAN. O julgamento vai inscrever cerca de 470 participantes; 430 participantes com IgAN comprovada por biópsia com eGFR ≥30 mL/min/1,73m2 (população do estudo principal) e até aproximadamente 40 participantes com eGFR 20 a <30 mL/min/1,73m2 (população com insuficiência renal grave (SRI)).

Critérios de inclusão:

  • Pacientes do sexo masculino e feminino ≥ 18 anos de idade com nível de eGFR e IgAnefropatia confirmada por biópsia como segue:
  • Para pacientes eGFR* ≥ 45ml/min/1,73m2, é necessária uma biópsia de qualificação realizada nos últimos 5 anos .
  • Para pacientes com eGFR* 30 a <45ml/min/1,73m2, é necessária uma biópsia de qualificação realizada dentro de 2 anos com < 50% de fibrose tubulointersticial.
  • Para pacientes com eGFR* 20 a <30ml/min/1,73m2, uma biópsia de qualificação realizada a qualquer momento.

Em todos os casos, se uma biópsia histórica não estiver disponível, uma pode ser realizada durante a triagem. *eGFR calculado usando a fórmula CKD-EPI (ou fórmula MDRD modificada de acordo com grupos étnicos específicos e diretrizes de prática local)

  • Proteinúria devido ao diagnóstico primário de nefropatia por IgA avaliada na triagem por UPCR ≥1 g/g (113 mg/mmol) amostrados de FMV ou coleta de urina de 24h, bem como na conclusão do período inicial por UPCR ≥1 g/g (113 mg/mmol) calculado como a média (geométrica) de duas coletas de urina de 24h obtidas em 14 dias de cada outro na linha de base.
  • A vacinação contra a infecção por Neisseria meningitidis e Streptococcus pneumoniae é necessária antes do início do tratamento do estudo. Se o paciente não tiver sido vacinado anteriormente, ou se for necessário um reforço, a vacina deve ser administrada de acordo com os regulamentos locais pelo menos 2 semanas antes da primeira administração do medicamento do estudo. Se o tratamento do estudo tiver que começar antes de 2 semanas após a vacinação, o tratamento antibiótico profilático deve ser iniciado.
  • Se não estiver previamente vacinado, a vacinação contra infecções por Haemophilus influenzae deve ser administrada, se disponível e de acordo com os regulamentos locais, pelo menos 2 semanas antes da primeira administração do medicamento do estudo.
  • Todos os pacientes devem ter recebido cuidados de suporte, incluindo regime de dose estável de IECA ou BRA na dose diária máxima aprovada localmente ou na dose máxima tolerada (por julgamento dos investigadores) por aproximadamente 90 dias antes da primeira administração do medicamento do estudo. Além disso, se os pacientes estiverem tomando diuréticos, outros medicamentos anti-hipertensivos ou outros medicamentos de base para IgAN, as doses também devem ser estabilizadas por aproximadamente 90 dias antes da primeira dose do tratamento do estudo.

Critérios de Exclusão:

  • Qualquer IgAN secundária definida pelo investigador; A IgAN secundária pode estar associada a cirrose, doença celíaca, infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), dermatite herpetiforme, artrite soronegativa, carcinoma de pequenas células, linfoma, tuberculose disseminada, bronquiolite obliterante e doença inflamatória intestinal, febre mediterrânea familiar, etc.
  • Sentado no consultório PAS >140 mmHg ou PAD >90 mmHg na visita de randomização
  • Pacientes previamente tratados com imunossupressores ou outros agentes imunomoduladores, tais como, mas não limitados a, ciclofosfamida, rituximabe, infliximabe, eculizumabe, canaquinumabe, micofenolato de mofetil (MMF) ou micofenolato de sódio ( MPS), ciclosporina, tacrolimus, sirolimus, everolimus ou exposição sistêmica a corticosteroides (>7,5 mg/dprednisona/prednisolona equivalente) dentro de 90 dias (ou 180 dias para rituximabe) antes da primeira administração do medicamento do estudo. Participantes previamente ou atualmente tratados com budesonida oral. Participantes tratados com antagonistas de endotelina (receptor) dentro de 90 dias antes da primeira administração do medicamento do estudo.
  • Uso prévio de iptacopan (LNP023) ou inscrição prévia em qualquer outro ensaio clínico LNP023 onde o medicamento do estudo foi tomado, incluindo placebo correspondente
  • Histórico de infecções invasivas recorrentes causadas por organismos encapsulados, como meningococo e pneumococo.
  • Infecção sistêmica bacteriana, viral (incluindo COVID-19) ou fúngica ativa dentro de 14 dias antes da administração do medicamento em estudo.

Outros critérios de inclusão/exclusão definidos pelo protocolo podem ser aplicados.

Placebo
Droga

Placebo to LNP023 200mg b.i.d


LNP023
Droga

LNP023 200mg b.i.d

Novartis Investigative Site
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90020-090

Novartis Investigative Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 05403 000

Novartis Investigative Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 04038-002

Hospital Faculdade de Medicina de Sao Jose do Rio Preto
São José do Rio Preto / São Paulo / CEP: 15090-000

Novartis Investigative Site
Curitiba / Paraná / CEP: 80440-020

Novartis Investigative Site
Belo Horizonte / Minas Gerais / CEP: 30150 221

Código do estudo:
NCT04578834
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
janeiro / 2021
Data de finalização inicial:
outubro / 2025
Data de finalização estimada:
outubro / 2025
Número de participantes:
519
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top