Estudo de Escalonamento de Dose de um Anticorpo Biespecífico PD1-LAG3 em Pacientes com Tumores Sólidos Avançados e/ou Metastáticos
Este é o primeiro estudo em humano, aberto, multicêntrico, de dose múltipla ascendente (MAD) de F...
Patrocinado por: Pfizer
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Um estudo para conhecer a segurança e descobrir a dose máxima tolerável de palbociclib administrada em combinação com quimioterapia (temozolomida com irinotecano ou topotecano com ciclofosfamida) em crianças, adolescentes e adultos jovens com tumores sólidos recorrentes ou refratários (fase 1).
Coorte específica de tumor de neuroblastoma para avaliar melhor a atividade antitumoral de palbociclib em combinação com topotecano e ciclofosfamida em crianças, adolescentes e adultos jovens com neuroblastoma recorrente ou refratário. Fase 2 para aprender sobre a eficácia do palbociclib em combinação com irinotecano e temozolomida quando comparado com irinotecano e temozolomida isoladamente no tratamento de crianças, adolescentes e adultos jovens com sarcoma de Ewing (EWS) recorrente ou refratário.
Mais detalhes...Inclusão:
1. Tumor sólido recidivante ou refratário confirmado histologicamente como segue:
2. Idade ≥2 e <21 anos no momento do ingresso no estudo.
3. Performance status de Lansky ≥50% para pacientes ≤16 anos de idade, ou Eastern CooperativeOncology Group (ECOG) 0, 1 ou 2 para pacientes >16 anos de idade.
4. Função adequada da medula óssea.
5. Função renal adequada: O nível de creatinina sérica baseado em idade/sexo deve estar dentro dos limites especificados pelo protocolo.
6. Função hepática adequada, incluindo:
≤2,5 × limite superior do normal (LSN) ou ≤5 × LSN para idade, se atribuível ao envolvimento de doença hepática;
7. Os pacientes inscritos na fase 1 do estudo e coortes específicas de tumor devem ter doença mensurável conforme definido pelo RECIST versão 1.1 ou critérios RANO modificados para doença do SNC ou pelo menos doença avaliável pelo INRC para neuroblastoma.
Os pacientes elegíveis com neuroblastoma devem ter pelo menos um dos seguintes no momento da entrada no estudo:
Pacientes com EWS inscritos na fase 2 do estudo são elegíveis com doença avaliável (por exemplo, doença óssea apenas sem componente de tecido mole).
8. Recuperado para Grau CTCAE ≤1, ou para o valor basal, de qualquer toxicidade aguda não hematológica de cirurgia anterior, quimioterapia, imunoterapia, radioterapia, terapia de diferenciação ou terapia biológica, com exceção de alopecia.
9. Teste de gravidez de soro/urina (para todas as meninas ≥8 anos de idade) negativo na triagem e na consulta inicial.
Exclusão:
1. Fase 1 e coortes específicas de tumor: Para palbociclib com combinação de IRN e TMZ, tratamento prévio com um inibidor de CDK4/6 ou progressão durante o tratamento com um regime contendo IRN que inclui TMZ. Pacientes que receberam a combinação de IRN e TMZ e não progrediram enquanto tomavam esses medicamentos são elegíveis. Para pacientes inscritos no palbociclib com combinação de TOPO e CTX, tratamento prévio com um inibidor de CDK4/6 ou progressão durante o tratamento com um regime contendo TOPO que inclui CTX. Pacientes que receberam a combinação de TOPO e CTX e não progrediram enquanto tomavam esses medicamentos são elegíveis. Porção da fase 2: tratamento prévio com um inibidor de CDK4/6 ou progressão durante o tratamento com um regime contendo IRN ou contendo TMZ. Pacientes que receberam IRN e/ou TMZ e não progrediram enquanto tomavam esses medicamentos são elegíveis.
2. Intolerabilidade prévia a IRN e/ou TMZ mais/menos palbociclib com combinação de IRN e TMZ e intolerabilidade prévia a TOPO e/ou CTX para combinação de TOPO e CTX. Para pacientes inscritos no Reino Unido, qualquer contraindicação para tratamento com IRN e/ou TMZ , de acordo com o RCM local.
3. Uso de inibidores ou indutores fortes do citocromo P450 (CYP) 3A dentro de 12 dias após a entrada no estudo. Pacientes que estão recebendo inibidores fortes de uridina difosfato-glucuronosil transferase 1A1 (UGT1A1) dentro de 12 dias do Ciclo 1 Dia 1 (C1D1) não são elegíveis para a combinação de palbociclib com IRN e TMZ. Pacientes que estão recebendo fortes inibidores de UGT1A1 dentro de 12 dias de C1D1 são elegíveis para palbociclib com combinação de TOPO e CTX (Ver Seção 5.7.1 para lista de produtos.)
4. Terapia anticâncer sistêmica dentro de 2 semanas antes da entrada no estudo e 6 semanas para nitrosoureias .
5. Irradiação prévia para >50% da medula óssea (ver Apêndice 9).
6. Participação em outros estudos envolvendo medicamento(s) experimental(is) dentro de 2 semanas ou 5 meias-vidas, o que for mais longo, antes da entrada no estudo.
7. Cirurgia de grande porte nas 4 semanas anteriores ao início do estudo. Biópsias cirúrgicas ou colocação de cateter central não são consideradas cirurgias de grande porte.
8. Para IRN e TMZ com/sem combinações de palbociclib: hipersensibilidade conhecida ou suspeita a palbociclib, dacarbazina, IRN e/ou TMZ. Para combinação de palbociclib com TOPO e CTX: hipersensibilidade conhecida ou suspeita a palbociclib, TOPO e/ou CTX.
9. Pacientes com tumores cerebrais sintomáticos conhecidos ou metástases cerebrais e necessitam de esteroides, a menos que estejam em uso estável ou em dose decrescente de esteroides por >14 dias.
10. Pacientes com metástases cerebrais previamente diagnosticadas são elegíveis se tiverem completado o tratamento anterior e se recuperado dos efeitos agudos da radioterapia ou cirurgia antes da entrada no estudo para essas metástases por pelo menos 14 dias após a radiação e 4 semanas após a cirurgia e estiverem neurologicamente estábulo.
11. Distúrbio hereditário de insuficiência medular.
12. QTc >470 mseg.
13. História de doença cardíaca clinicamente significativa ou não controlada, incluindo:
14. Distúrbio gastrointestinal clinicamente significativo, recente ou contínuo, que pode interferir na absorção de medicamentos administrados por via oral (por exemplo, gastrectomia).
15. Evidência de infecção bacteriana, fúngica ou viral grave, ativa ou não controlada, ou história conhecida de vírus da hepatite B, vírus da hepatite C ou infecção pelo vírus da imunodeficiência humana ou doença relacionada à síndrome da imunodeficiência adquirida. A triagem para hepatite viral e HIV fica a critério do investigador, a menos que exigido pela regulamentação local.
16. Anormalidade grave, aguda ou crônica, médica ou de exames laboratoriais que pode aumentar o risco associado à participação no estudo ou à administração do produto experimental ou pode interferir na interpretação dos resultados do estudo e, no julgamento do Investigador, tornaria o paciente inadequado para entrar neste estudo. .
17. Membros da equipe do centro do investigador diretamente envolvidos na condução do estudo e seus familiares, membros da equipe do centro supervisionados pelo investigador ou pacientes que sejam funcionários da Pfizer, incluindo seus familiares, diretamente envolvidos na condução do estudo.
18. Pacientes férteis do sexo masculino ou mulheres com potencial para engravidar que não desejam ou são incapazes de seguir as exigências contraceptivas.
19. Gestantes ou amamentando.
Phase 1 and Phase 2: Administered at 100 mg/m2 (oral or intravenous), on days 1-5 of a 21-day cycle
Phase 1 and Phase 2: Administered at 50 mg/m2 (intravenous), on days 1-5 of a 21-day cycle
Phase 1 only : Administered at 0.75 mg/m2 (intravenous), on days 1-5 of a 21-day cycle
Phase 1 only: Administered at 250 mg/m2 (intravenous), on days 1-5 of a 21-day cycle
Phase 1: Administered (oral) at 55 mg/m2, 75 mg/m2, or 40 mg/m2, or 95 mg/m2 or 115 mg/m2 on days 1-14 of a 21-day cycle Phase 1 Tumor specific cohort-Neuroblastoma and Phase 2 : Administered (oral) at 75 mg/m2 on days 1-14 of a 21-day cycle
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: