Estudo de Preditores Neurobiológicos de Resposta à Neuroestimulação Não Invasiva e Suscetibilidade Genética à Demência em Pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve Amnéstico

Patrocinado por: Suellen Marinho Andrade

Atualizado em: 27 de julho de 2021
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua é uma técnica neuromoduladora não invasiva que resulta na melhora clínica de pacientes com Comprometimento Cognitivo Leve, condição prodrômica para o início da demência.

As respostas ao tratamento dependem das características dos pacientes e dos parâmetros ajustados no equipamento, o que torna imperativa a modelagem de campos elétricos para maximizar o perfil de segurança e o potencial terapêutico da técnica. O estudo de preditores neurobiológicos de resposta à neuroestimulação não invasiva e suscetibilidade genética pode elucidar efeitos atuais de acordo com o perfil do indivíduo. Os objetivos deste estudo são observar os efeitos da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua com parâmetros otimizados/personalizados em pacientes com LCC amnéstica, considerando a suscetibilidade genética dos indivíduos à Doença de Alzheimer e marcadores neurobiológicos. Este é um ensaio clínico randomizado, triplo-cego e controlado por simulação. Testes neuropsicológicos e um questionário sociodemográfico e clínico serão utilizados para avaliar e caracterizar os sujeitos. Os participantes captados pelo Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociências da Universidade Federal da Paraíba serão divididos em 02 grupos, cada um com 25 pacientes, totalizando 50 voluntários: Ativos - participantes que receberão corrente real; Sham - participantes que receberão estimulação simulada. Os participantes inscritos pelos critérios de elegibilidade serão alocados aleatoriamente de forma simples, na proporção de 1:1. Os parâmetros de pagamento serão customizados por Modelagem Computacional com auxílio do Programa SimNIBS e Ressonância Magnética Nuclear. O eletroencefalograma e a avaliação de polimorfismos do gene que codifica a apolipoproteína E foram examinados como preditores de resposta. Os dados serão processados a partir do Software Statistical Package for the Social Sciences® (20.0), aplicando-se o teste de Student para variáveis contínuas ou qui-quadrado para variáveis categóricas. A análise preditiva será realizada a partir do aprendizado de máquina. Espera-se encontrar melhoras nos escores dos testes de memória e cognição geral após o protocolo de intervenção com tDCS com dose individualizada no grupo que receberá intervenção, em relação ao grupo de neuroestimulação simulada. Esses resultados obtidos otimizam a prática, elucidando questões ainda presentes devido às diferentes aplicações da técnica produzidas na literatura sobre o assunto.

Saiba mais:

Testes neuropsicológicos e um questionário sociodemográfico e clínico serão utilizados para avaliar e caracterizar os sujeitos. Os participantes captados pelo Laboratório de Estudos em Envelhecimento e Neurociências da Universidade Federal da Paraíba serão divididos em 02 grupos, cada um com 25 pacientes, totalizando 50 voluntários: Ativos - participantes que receberão corrente real; Sham - participantes que receberão estimulação simulada. Os participantes inscritos pelos critérios de elegibilidade serão alocados aleatoriamente de forma simples, na proporção de 1:1. Os parâmetros de pagamento serão customizados por Modelagem Computacional com auxílio do Programa SimNIBS e Ressonância Magnética Nuclear. O eletroencefalograma e a avaliação de polimorfismos do gene que codifica a apolipoproteína E foram examinados como preditores de resposta.

Critérios de Inclusão:

  • Indivíduos diagnosticados com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL);
  • Ambos os sexos;
  • Serão incluídos idosos com 65 anos ou mais, sem diagnóstico de demência.

Critérios de Exclusão:

  • Condições clínicas instáveis;
  • Portadores de implantes metálicos e marcapassos;
  • Epilépticos;
  • Uso de drogas/álcool, uso regular de hipnóticos e benzodiazepínicos até duas semanas antes do início do estudo;
  • Pessoas que fazem uso de medicamentos com inibidores colinérgicos há mais de dois meses antes deste ensaio clínico

Transcranial Direct Current Stimulation (tDCS)
Aparelho

Initially, a measuring tape will be used to make the markings and measurements necessary for placing the electrodes. Regarding neurostimulation, the tDCS device is simple and portable, consisting of four main components: two electrodes (anode and cathode), an ammeter (electric current intensity meter), a potentiometer (voltage controller between electrodes) and a set of batteries. We will use the TCT-Research Neurostimulator, developed by Trans Cranial Technologies (Hong Kong, China), Regarding the protocols, the Active tDCS group will receive active tDCS for 30 minutes and for 5 consecutive days, in two weeks, with an anode positioned on the left DLPFC and a cathode electrode placed on the right supraorbital area. The 10-20 International EEG system will be taken as a reference. The current intensity will be defined from computational modeling, using Nuclear Magnetic Resonance (NMR) to estimate and individualize the dose to be administered.

Federal University of Paraíba,Department of Psychology
João Pessoa / Paraíba / CEP: 58051-900

Código do estudo:
NCT04943003
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2021
Data de finalização inicial:
dezembro / 2022
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
50
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top