Estudo Observacional, para Avaliação da Qualidade, de Sarcoma em REDE Multidisciplinar Europeia e Latino-Americana

Patrocinado por: Grupo Espanol de Investigacion en Sarcomas

Atualizado em: 24 de janeiro de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Estudo pós-autorização, multicêntrico, observacional, retrospectivo e prospectivo para avaliar a qualidade do atendimento de pacientes com sarcoma em centros especializados e não especializados, analisando a correlação de itens de qualidade e resultados, como sobrevida livre de recaída, sobrevida global, porcentagem de amputação, etc.

A revisão por especialistas em patologia será realizada para detectar diferenças entre centros especializados e não especializados, bem como diferenças no tratamento e prognóstico do paciente.Amostras de tumor de 4 tipos de sarcoma também seriam incluídas em pesquisas translacionais para detectar biomarcadores e produzir modelos pré-clínicos.

Saiba mais:

Podem ser incluídos no estudo pacientes com diagnóstico histológico de sarcoma de partes moles, tumor estromal gastrointestinal (GIST) ou sarcoma ósseo (todos os subtipos) com idade ≥ 18 anos.

O período de registro de dados inclui:

Parte retrospectiva: de janeiro de 2012 a junho de 2019 Parte prospectiva: de julho de 2019 a janeiro de 2022.

Em todas as diretrizes de prática clínica, é recomendado encaminhar pacientes com suspeita de sarcomas para um Centro de Especialistas (CE). Os pioneiros na implementação da CE em sarcomas foram os países escandinavos, onde o encaminhamento é obrigatório. Em Espanha, através da Auditoria do Ministério da Saúde, Assuntos Sociais e Igualdade, 5 CSUR (Centros, Serviços ou Unidades de Referência). Juntando as informações anteriores, e uma vez que a experiência europeia em sarcoma EC e políticas de encaminhamento de sarcoma têm se mostrado positiva, já que numerosos indicadores de resultado favorecendo pacientes tratados em EC, surgiu um consórcio europeu e latino-americano de centros de sarcoma, apoiado pelo programa Horizon 2020 (Horizon 2020 Call: H2020-SC1-BHC-2018-2020) com o objetivo de implementar um processo para facilitar o credenciamento de centros especialistas em sarcoma, bem como uma rede de centros latino-americanos de sarcoma.

Um banco de dados SELNET está disponível para todos os países participantes. registrar os dados clínicos do paciente: Informações demográficas, Tipo de sarcoma (Tecidos moles/Osso/GIST), Apresentação clínica, Diagnóstico, Tratamento e Sobrevida e acompanhamento.

A qualidade do atendimento será avaliada com base na análise de diferentes itens diagnósticos/terapêuticos, especificados nas diretrizes de prática clínica da ESMO-EURACAN:

  • Porcentagem de casos > 5 cm com biópsias tru-cut.
  • Porcentagem de biópsias realizadas por equipes com sarcoma vs. equipe sem sarcoma (em todas as séries e nos casos > 5 cm).
  • Porcentagem de pacientes com exames de imagem no momento do diagnóstico e antes da cirurgia.
  • Porcentagem de pacientes discutidos em equipes multidisciplinares (PQT) antes do tratamento.
  • Porcentagem de pacientes com grau histopatológico especificado no laudo patológico.
  • Porcentagem de margens cirúrgicas acometidas na primeira cirurgia.
  • Porcentagem de ressecções em pacientes com margens cirúrgicas afetadas na primeira cirurgia.
  • Terapias coadjuvantes: percentual de pacientes com sarcoma G2-3 >5 cm recebendo radioterapia neo/adjuvante.
  • Porcentagem de pacientes com GIST localizado com avaliação de risco adequada (contagem mitótica especificada (50HPF), localização e tamanho do tumor primário).
  • Porcentagem de pacientes com GIST avançado com estado molecular disponível de KIT/PDGFR antes de iniciar terapia sistêmica para doença avançada.
  • Porcentagem de pacientes com acompanhamento regular.

Para a avaliação da qualidade da doença localizada, vamos focar em:

  • As margens cirúrgicas serão correlacionadas com: Tipo de biópsia, equipe que realiza biópsia diagnóstica, estudos de imagem pré-operatórios e discussão em MDT.
  • Sobrevida livre de recidiva será correlacionada com tipo de biópsia, equipe realizando biópsia diagnóstica, discussão em MDT, estado das margens cirúrgicas, desempenho de ressecção, terapias coadjuvantes
  • Sobrevida geral será correlacionada com equipe realizando biópsia diagnóstica, discussão em MDT , status das margens cirúrgicas, desempenho da ressecção, terapias coadjuvantes
  • Porcentagem de amputação será correlacionada com tipo de biópsia, equipe que realiza biópsia diagnóstica, discussão em MDT, status das margens cirúrgicas.
  • Os efeitos colaterais a longo prazo serão correlacionados com o tipo de cirurgia, biópsia diagnóstica da equipe, discussão em MDT, estado das margens cirúrgicas, terapias coadjuvantes.

Para avaliação avançada da qualidade da doença, vamos nos concentrar em:

  • Sobrevida livre de progressão será correlacionada com discussão em MDT, tipo de centro (especialista/não)
  • Sobrevida geral será correlacionada com discussão em MDT, acesso a testes, acesso a segundas linhas, cirurgia de doença metastática, tipo de centro (especialista/não)

Uma revisão especializada em patologia será realizada para diagnosticar casos de sarcoma e avaliar as diferenças no diagnóstico e seus resultados e consequências.

Quatro subtipos de sarcoma foram selecionados para análise posterior com amostras de tecido biológico: Angiossarcoma, Tumor Desmoplásico de Pequenas Células Redondas, Condrossarcoma Mixoide Extraesquelético e Tumores Fibrosos Solitários. Os objetivos do programa de pesquisa translacional são: descrever fatores prognósticos e/ou vias de sinalização celular relevantes em AS, DSRCT, EMC e SFT; descrever biomarcadores preditivos de agentes de primeira e segunda linha; estudar os potenciais mecanismos de ação dos agentes de primeira e segunda linha e seu papel na ativação do microambiente tumoral antitumoral (por exemplo, resposta imune) e estabelecer modelos pré-clínicos nesses subtipos raros de sarcoma para validar os dados OMICs. Isso abrirá novas portas para novas hipóteses para ensaios clínicos com base na análise da expressão diferencial de genes, vias de sinalização celular e/ou biomarcadores preditivos.

Sobrevida livre de progressão (PFS), resposta objetiva do tumor, sobrevida global (OS) e características histopatológicas serão correlacionadas com os dados OMICs.

Amostras a serem coletadas:

  • Blocos tumorais serão utilizados para análise de fusão de proteínas (por NGS), expressão de RNA (por RNA-Seq) e expressão de proteínas (por IHC). As amostras dos tumores serão coletadas a partir do momento do diagnóstico. Se disponíveis, amostras de tumores emparelhados serão enviadas para determinar a expressão gênica diferencial de espécimes pós-tratamento.
  • Amostras prospectivas de tumores frescos serão utilizadas para o sequenciamento do genoma completo e para estabelecer modelos PDX e 3D de tumores organoides, em laboratórios centrais translacionais (SFT: Sevilha; EMC: Milão; AS: Lyon; DSRCT; São Paulo). amostras de tumores também podem ser coletadas de centros nacionais associados e enviadas congeladas para o laboratório central nacional. Tumores congelados serão enviados em 10% DMSO - 90% FBS, o que preserva muito bem a viabilidade das células tumorais.

Todos os pacientes devem assinar e datar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido após a leitura da Folha de Informações do paciente para aceitar participar deste estudo. A participação no estudo é voluntária e o paciente pode retirar o seu consentimento a qualquer momento, sem dar qualquer justificação e sem prejuízo do seu direito a cuidados de saúde.

Pode também retirar o consentimento para utilização da amostra tumoral doada ao estudo sem retirar a participação no estudo (os dados clínicos do paciente serão registados e analisados). Se isso acontecer, a amostra do tumor deixada no laboratório central pode ser devolvida ao local de origem. Qualquer retirada deve ser confirmada através da assinatura de um Formulário de Revogação. No entanto, o investigador deve tentar saber o motivo da retirada do consentimento para melhorar as condições do estudo.

Critérios de inclusão:

  • Diagnóstico histológico de sarcoma de partes moles, GIST ou sarcoma ósseo (todos os subtipos) de janeiro de 2005 a junho/setembro de 2023.
  • ≥ 18 anos
  • Informações clínicas e terapêuticas disponíveis

Critérios de exclusão:

Não há critério de exclusão

Quality assessment
Outro

There is no intervention on study subjects. A tumor review will be performed by expert centers.

A.C. Camargo Cancer Center
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 01509-900

Contato principal: Celso Mello, MD / celso.almello@gmail.com

Código do estudo:
NCT04181970
Tipo de estudo:
Acesso expandido (Registro de paciente)
Data de início:
junho / 2019
Data de finalização inicial:
setembro / 2024
Data de finalização estimada:
setembro / 2025
Número de participantes:
5000
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top