Reabilitação retida por implante com fluxo de trabalho digital cirúrgico e protético
O objetivo deste estudo é coletar prospectivamente dados clínicos para confirmar a segurança e o ...
Patrocinado por: Neodent
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O Implante Neodent® Zircônia foi desenvolvido para o tratamento de implantes endosteais orais para reabilitação funcional e estética, permitindo o tratamento de pacientes com diferentes qualidades ósseas.
O objetivo do estudo é avaliar as taxas de sucesso e sobrevivência dos dispositivos implantáveis do Sistema de Zircônia, a fim de confirmar a segurança a longo prazo e o desempenho clínico dos implantes e pilares do Sistema de Zircônia na prática odontológica diária. Os Dispositivosserão utilizados de acordo com a rotina padrão na prática diária, de acordo com as indicações do fabricante nas IFU. Os pacientes serão acompanhados por 36 meses após a colocação do implante.
Mais detalhes...O protocolo do estudo foi revisado e aprovado por um Comitê de Ética (CE) no Brasil. A amostra será prospectiva e consecutivamente selecionada e consistirá de pacientes com 18 anos ou mais, que necessitem e se qualifiquem para a colocação de implantes dentários unitários na região posterior da maxila com Neodent® Zirconia. O consentimento informado por escrito será obtido de cada paciente participante do estudo antes de qualquer procedimento relacionado ao estudo.
Como este estudo será analisado de forma descritiva, não foi realizado cálculo amostral. Para gerar resultados confiáveis, um número total de 30 implantes foi considerado suficiente. Estimando uma taxa de 1 implante por paciente e uma taxa de abandono de 15%, acredita-se que um tamanho de amostra de 36 pacientes resultando em um número estimado de 36 implantes seja suficiente para permitir uma análise descritiva dos dados de resultados clínicos até 36 meses após a colocação do implante.
O tratamento fornecido aos participantes será de responsabilidade de um dentista devidamente qualificado para fornecer o atendimento ao paciente relevante nas condições do estudo clínico. Os implantes de zircônia serão colocados sob anestesia local e com preparo adequado do leito ósseo na região posterior da maxila. Mais de um implante pode ser colocado no mesmo paciente, desde que o sujeito apresente dentes naturais adjacentes ao local do implante.
Imediatamente após a colocação do implante, o torque final de colocação será registrado. A carga imediata será aplicada em até 48 horas com a inserção de uma prótese provisória confeccionada a partir de escaneamento intraoral ou escaneamento de modelos de gesso obtidos por moldagem convencional. O torque de inserção deve atingir pelo menos 35 N.cm e o sujeito deve ter oclusão fisiológica para carga imediata. Se o paciente não atingir o torque mínimo (35 N.cm), o paciente será acompanhado até o final do estudo, mas não será considerado para a estatística final ou uma linha de implante diferente será colocada e o formulário de término do estudo será preenchido . O investigador principal escolherá como proceder nesta situação. A seleção do componente protético deve ser realizada de acordo com a necessidade de cada sujeito e conforme as instruções do fabricante (IFU). A prótese final será colocada 2 meses após o carregamento do implante.
Os dados referentes às variáveis estudadas serão coletados seguindo o plano de procedimentos e avaliações por meio do preenchimento do Formulário de Relato de Caso (CRF), nas seguintes etapas: triagem (Primeira consulta); TP - Colocação do(s) implante(s) e impressão/digitalização para preparação de prótese provisória; T0 - Carregamento do(s) implante(s) (até 48h após a colocação); TF - Colocação definitiva da prótese (2 meses ± 1 semana após carga); T6, T12, T24, T36 - 6, 12, 24 e 36 ± 1 mês, respectivamente, após carga.
Radiografias periapicais digitais padronizadas serão obtidas em uma frequência prática diária usual, conforme determinado pelo investigador: no pré-operatório, para avaliar a altura e a largura do rebordo do osso de suporte e localizar as principais características anatômicas; no pós-operatório (TP) e em T0, TF, T6, T12, T24 e T36 para verificar a adaptação e osseointegração da prótese. Serão obtidas tomografias computadorizadas da região de interesse antes da cirurgia, para seleção do implante a ser inserido.
Critérios de inclusão:
Critério de Exclusão:
Sujeitos menores de 18 anos, gestantes ou lactantes. E pacientes que apresentam as contraindicações do aparelho conforme IFU (instruções de uso):
Dental Implants will be used according to standard routine in daily practice, according to all indications as specified by the manufacturer in the IFU (informations for use).
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: