Fotobiomodulação, crioterapia combinada com compressão e massagem para recuperação
A fadiga muscular esquelética é um fenômeno inevitável na rotina de treinamento e competição de m...
Patrocinado por: Poznan University of Physical Education
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O estudo tem como objetivo avaliar a influência da suplementação de β-hidroxi-β-metilbutirato (HMB) (4,0 g/dia) suplementada por 7 dias em um grupo de indivíduos treinados em força de velocidade no desempenho de força de membros inferiores, músculos selecionados histológicos, moleculares e marcadores sanguíneos de recuperação muscular em resposta a danos musculares induzidos por exercícios de resistência.
O objetivo principal do projeto é avaliar os efeitos de sete dias de suplementação de HMB (4,0 g/dia) ou Placebo (PLA) no desempenho de força corporal inferior e marcadores funcionais, histológicos, clínicos e moleculares da recuperação muscular após uma resistência aguda sessão de exercícios.
O estudo é duplo-cego, randomizado, controlado por placebo, paralelo. 30 participantes do sexo masculino serão divididos aleatoriamente em dois grupos paralelos: um grupo recebendo 4,0 g/dia de HMB e o segundo grupo recebendo PLA. O período de suplementação (HMB ou PLA) será de sete dias (cinco dias antes e dois dias após o dano muscular induzido por uma sessão aguda de treinamento resistido). A ingestão alimentar durante a intervenção será avaliada com o uso de um diário alimentar.
Antes do início do protocolo experimental, os participantes serão familiarizados com todos os testes e procedimentos.
Durante a primeira visita, os participantes serão avaliados quanto às suas características antropométricas, e amostras de sangue serão coletadas para análise da atividade de marcadores de dano muscular [creatina quinase (CK) e lactato desidrogenase (LDH)]. Em seguida, faremos a avaliação da contração isométrica voluntária máxima (CIVM; realizada em dinamômetro isocinético Biodex), força dinâmica máxima (1RM) de membros inferiores para exercícios de agachamento, leg press e extensão de pernas. Os participantes retornarão ao laboratório para repetir os mesmos testes e confirmar os resultados obtidos (testes de CIVM e 1RM).
No terceiro dia, os participantes participarão de uma sessão de treinamento resistido (RE3sets) para avaliar o desempenho de força. Monitoraremos o máximo de repetições possíveis em três séries de três exercícios (agachamento, leg press e leg extension), até a falha concêntrica, com intervalo de recuperação de dois minutos por série. A carga de trabalho corresponderá a 80% de 1RM do indivíduo). Os participantes de
passarão então de cinco a sete dias sem nenhum treinamento de força/potência de pernas, a fim de facilitar a recuperação efetiva antes do próximo treinamento principal de exercícios de resistência (RE5sets), que será projetado para induzir danos musculares. Além disso, a suplementação de HMB ou PLA começará cinco dias antes do RE5sets e continuará por 48 horas após o RE5sets.
Antes dos RE5sets, será feita uma biópsia muscular no vasto lateral para análise morfológica da integridade do sarcômero (análise histológica) e testes moleculares (ex. atividade de proteína quinase selecionada (ex. AKTser473, mTORSer2448, p70S7K1Thr389, 4E-BP1Ser65/Thr70, 4EBP1Thr37 /46); colesterol muscular e teor de mevalonato). Amostras de sangue também serão coletadas. Após a biópsia, os participantes realizarão exercícios semelhantes aos realizados nos estudos preliminares, porém farão 5 séries por exercício até a falha concêntrica com intervalo de descanso de 2 min entre as séries e carga correspondente a 80% de 1RM do participante.
24 horas após o término dos RE5sets, serão colhidas amostras de sangue e será realizada a avaliação da CIVM. 24 horas depois (48 horas após os RE5sets), uma biópsia muscular (para testes histológicos e moleculares) será realizada e amostras de sangue serão coletadas. Além disso, os conjuntos MVIC e RE3 também serão medidos.
Os dados coletados serão comparados entre grupos e tempos usando modelos mistos (proc mixed, SAS v.9.3) seguidos por comparações múltiplas de uma análise de contraste de grau único de liberdade guiada por hipóteses. O tamanho da amostra foi estimado em 24 no total, assumindo um modelo de interação intra e intersujeito, nível alfa de 5%, poder (1-β) de 0,8 e tamanho do efeito 0,3 (pequeno) (G*Power v.3.9. 1.2). Recrutaremos um número ligeiramente maior de participantes (n = 30) para permitir as prováveis desistências que ocorrerão ao longo do estudo. O nível de significância adotado será de p < 0,05.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Group taking oral HMB supplementation in a blinded capsule form.
Group taking oral supplementation with placebo (corn starch) in a blinded capsule form.
Contato principal: Guilherme G Artioli, Prof., PhD / +55 11 3091-8783 / artioli@usp.br
Investigador: Krzysztof Durkalec-Michalski, Prof., PhD / Principal Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: