Efeitos da radiofrequência não ablativa no transtorno de dor genito-pélvica feminina
O objetivo deste ensaio clínico randomizado é verificar a resposta dos distúrbios de dor genito-p...
Patrocinado por: Science Valley Research Institute
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A dor pélvica é considerada um sintoma de origem multifatorial entre os quais a endometriose é a principal causa ginecológica que afeta 5-10% das mulheres em todo o mundo em idade reprodutiva, impactando negativamente na sua qualidade de vida e eficiência no trabalho.
O tratamento da dor pélvica associada à endometriose é desafiador e existem tratamentos cirúrgicos e/ou hormonais disponíveis com desfechos variáveis. A gestrinona é um derivado sintético da 19-nortestosterona com ação antiestrogênica, antiprogestina, androgênica e fraca ação semelhante ao estrogênio. Estudos anteriores mostram que o tratamento oral com Gestrinona induziu melhora nos sintomas associados à endometriose, mas com eventos adversos como androgenização e sangramento uterino. A administração parenteral de Gestrinona pode ser eficaz no tratamento dos sintomas de dor secundários à endometriose e minimizar esses eventos adversos. Este estudo avalia a segurança e tolerabilidade do uso de pellet de gestrinona bioabsorvível para implante subdérmico em mulheres com dor pélvica secundária à endometriose após 6 meses de inserção de pellet de gestrinona versus pellet de placebo. O perfil farmacocinético do pellet de gestrinona será monitorado.
Mais detalhes...Este é um estudo multicêntrico, prospectivo, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo para avaliar a segurança e tolerabilidade do uso de pellets de gestrinona bioabsorvíveis por implante subdérmico em mulheres com dor pélvica secundária à endometriose. O objetivo exploratório é comparar o uso de um pellet de gestrinona com um pellet de placebo nos resultados de satisfação do participante, mudança na intensidade da dor pélvica, uso de analgésicos de resgate, qualidade de vida, função sexual e atividade laboral. O perfil farmacocinético do pellet de gestrinona será monitorado. Cem pacientes serão randomizados na proporção de 1:1. Inicialmente, todas as pacientes serão submetidas à inserção de sistema intrauterino de liberação de levonorgestrel (Kyleena) como método contraceptivo. No mesmo dia, após a randomização, será realizada a implantação subdérmica da gestrinona (85 mg) ou pellet placebo. As visitas ocorrerão após 3 e 6 meses da inserção do pellet. O endpoint primário é uma combinação de eventos adversos graves (EAGs) acumulados dentro de 6 meses após a inserção do pellet e coletados por meio de relatos espontâneos e/ou achados clínicos.
Critérios de inclusão:
Critérios de exclusão:
The intradermal gestrinone/placebo pellet will be inserted on the same day as the levonorgestrel intrauterine hormonal device (Kyleena®)
Subdermal implant-bioabsorbable placebo pellet (cholesterol)
Contato principal: Poliana Goulart / poliana.goulart@svriglobal.com
Investigador: Andre Luiz Malavasi, MHS / Principal Investigator
Contato principal: Camilla Ribeiro, PhD / camilla.ribeiro@svriglobal.com
Investigador: Andre Luiz Malavasi, PhD / Principal Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: