ETCC* e treinamento de lateralidade em pacientes com dor cervical crônica
A dor cervical crônica leva à diminuição da qualidade de vida e ao absenteísmo no trabalho, geran...
Patrocinado por: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa de etiologia desconhecida, que afeta 2% da população mundial, apresentando sintomas como: dor, sono não reparador, fadiga e transtornos de humor.
Já está estabelecido na literatura que o treinamento resistido faz parte do tratamento não farmacológico de pacientes com fibromialgia. A grande lacuna é quanto à quantidade adequada e/ou volume de exercícios recomendado, apesar de alguns estudos com volumes de exercícios diferentes treinamentos resistidos mostrarem melhorias, não temos um direcionamento, além disso ainda não sabemos se há preferência por esses pacientes em diferentes volumes de treinamento de resistência.
Mais detalhes...Objetivo: Avaliar a preferência de volume de treinamento resistido em mulheres com fibromialgia. Método QUEBRADELINHA: Ensaio clínico randomizado cruzado, randomizado e cego. Serão avaliadas 36 mulheres com fibromialgia, que passarão por três programas de treinamento resistido com diferentes volumes de treinamento. O desfecho primário será a preferência do paciente em relação aos volumes de treinamento, e os secundários serão a expectativa do paciente, intensidade da dor, afeto e percepção subjetiva do esforço. Estatística de análise QUEBRADELINHA: Para a preferência de resultado primário será contabilizado o número de escolhas dos 3 tipos de treinamento em forma percentual. Quanto à análise do desfecho primário resumiremos a preferência do paciente em uma tabela de contingência, compararemos as proporções através do teste Qui-quadrado e por fim verificaremos o tamanho do efeito das diferenças observadas. Para resultados secundários, as análises estatísticas serão realizadas por um estatístico cego usando software comercial. O teste de Kolmogorov-Smirnov será aplicado para verificar a distribuição dos dados e o teste de Levene será utilizado para analisar a homogeneidade de variância. O teste de Bonferroni será utilizado em análises post hoc para determinar se há diferenças entre os grupos nos diferentes momentos de intervenção. Será adotado nível de significância de 5% e IC 95% para todas as análises estatísticas. ética e divulgação: Os resultados do estudo serão divulgados aos participantes e submetidos a um periódico revisado por pares e a reuniões científicas.
Critério de inclusão:
Critério de exclusão:
exercise programs with different volumes
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: