Programa de Reabilitação em Pacientes com Esclerodermia

Patrocinado por: Centro Universitário Augusto Motta

Atualizado em: 08 de agosto de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Feminino

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A Esclerodermia (ou Esclerose Sistêmica - ES) é uma das doenças mais negligenciadas em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Na população adulta com ES, os efeitos sistêmicos da doença, como disfunção respiratória e muscular periférica, causam diminuição da qualidade de vida. Como consequência, há uma preocupação com a reabilitação funcional, visto que o envelhecimento dessa população já é uma realidade. Assim, o objetivo deste projeto é avaliar os efeitos da reabilitação funcional na capacidade funcional e qualidade de vida em mulheres maiores de 18 anos com SS. Neste estudo de intervenção longitudinal, os pacientes serão submetidos a um programa de reabilitação de três meses. Antes e após a intervenção, os pacientes serão submetidos às seguintes avaliações: Cochin Hand Functional Scale (CHFS), Short-Form 36 Health Survey (SF-36); Índice de Incapacidade do Questionário de Avaliação de Saúde de Esclerodermia (SHAQ-DI); função pulmonar; ultrassom pulmonar; aperto de mão; Glittre Activities of Daily Living teste. Assim, espera-se que os pacientes com SS se beneficiem significativamente, com consequente melhora da função musculoesquelética e, capacidade funcional e qualidade de vida relacionada à saúde.

Saiba mais:

No atual contexto epidemiológico, as doenças crônicas atingem populações muito específicas e negligenciadas. Além de sua raridade, essas doenças caracterizam-se pelo aumento progressivo da expectativa de vida de seus portadores e importantes limitações funcionais devido ao seu caráter multissistêmico. Nesse contexto, encontra-se a Esclerose Sistêmica - ES (ou Esclerodermia), que apresenta aspectos clínicos e funcionais peculiares que limitam as atividades de vida diária (AVD) dos pacientes. Embora o foco do tratamento da ES seja o controle clínico da doença, uma nova perspectiva deve ser dada ao aspecto da reabilitação funcional. Portanto, este estudo propõe um programa de reabilitação domiciliar (TOHR) orientado por terapeuta para esses pacientes. Considerando que na ES as mãos são predominantemente acometidas, e que a incapacidade funcional das mãos é o principal componente da incapacidade global nessa população, o teste ADL-Glittre tem sido utilizado como teste de capacidade funcional submáxima por envolver membros inferiores e superiores, bem como tarefas diversificadas, aproximando-se das atividades que o indivíduo realiza em seu ambiente habitual. Assim, o presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos de um programa de TOHR na capacidade funcional de pacientes com ES, por meio do teste ADL-Glittre, considerando o impacto da função manual, força muscular periférica, função pulmonar e qualidade de vida. Para isso, serão avaliadas mulheres com ES, submetidas aos seguintes testes: Cochin Hand Functional Scale, Short-Form 36 Health Survey; Índice de Incapacidade do Questionário de Avaliação de Saúde de Esclerodermia; dinamometria de preensão manual; técnica de oscilometria de impulso; espirometria; ultrassonografia pulmonar e teste de ADL-Glittre. Além disso, os pacientes serão submetidos a um protocolo TOHR de 12 semanas. Ao final deste período, todas as avaliações serão repetidas. Este será um estudo prospectivo, longitudinal, com avaliação quantitativa dos dados amostrais. O objetivo do estudo é apoiar a aplicabilidade de um programa TOHR em mulheres com ES.

Critérios de Inclusão:

  • Mulheres com Esclerodermia, maiores de 18 anos
  • Estabilidade clínica
  • Assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE)

Critérios de Exclusão:

  • Pacientes com incapacidade de realizar o teste Glittre Activities of Daily Living
  • Pacientes que têm comprometimento cognitivo por mini exame do estado mental (MEEN).
  • Abandono do tratamento da esclerodermia durante a aplicação do protocolo.
  • Hipertensão não controlada (> 180/100 mmHg com uso de medicamentos)
  • Uso de psicotrópicos
  • Quaisquer limitações significativas por osteoartropatia
  • História de cirurgia nos últimos seis meses com restrição de exercícios
  • IPAQ com classificação muito ativo

Treatment
Outro

After a physical therapy evaluation, the patient underwent a booklet-guided physical exercise program that lasted three months (3 times per week with a duration of 60 minutes per session). Activities included overall stretching and strengthening (flexion, extension, adduction and abduction movements) and muscular endurance exercises (exercises involving open and closed kinetic chains), along with aerobic conditioning using a functional circuit. The patient was evaluated at 2 different timepoints (baseline and after treatment). The physiotherapist contacted the patient by phone weekly to follow the progression of the treatment.

Centro Universitário Augusto Motta
Recrutando Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 22745271

Contato principal: Agnaldo Lopes, PhD / +55 (21) 25762030 / agnaldolopes.uerj@gmail.com

Código do estudo:
NCT05041868
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
outubro / 2021
Data de finalização inicial:
dezembro / 2025
Data de finalização estimada:
dezembro / 2025
Número de participantes:
104
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top