Reabilitação de pacientes críticos com variantes de SARS-CoV-2 em UTI com recursos limitados

Patrocinado por: Universidade Federal de Sao Carlos

Atualizado em: 08 de agosto de 2022
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A reabilitação aguda em pacientes críticos pode melhorar a função física pós-unidade de terapia intensiva (pós-UTI). Evidências científicas têm considerado a estimulação elétrica neuromuscular (EENM) como uma abordagem promissora para a reabilitação precoce de pacientes durante e/ou após a UTI.

A eletroestimulação neuromuscular pode ser uma forma alternativa de exercício muscular que ajuda a ganhar força em pacientes críticos com COVID-19, devido à fraqueza severa que os pacientes apresentam devido à maior duração da VM, analgesia e BNM. Assim, o objetivo geral de avaliar os efeitos de um protocolo de reabilitação precoce na força e funcionalidade de pacientes afetados por variantes do SARS-CoV-2 e, especificamente, comparar a eficácia da EENM associada ao protocolo de reabilitação funcional (FR). Além disso, descreva dados demográficos, estado clínico, terapias na UTI, estimativas de mortalidade e resultados hospitalares de todos os pacientes internados na UTI durante os períodos de observação.

Saiba mais:

Os pacientes de ambos os grupos receberam o protocolo de reabilitação funcional adaptado do protocolo de mobilização precoce de Morris et al, 2008. O protocolo foi definido em 5 etapas, com um período entre a aplicação das etapas de acordo com as condições clínicas do paciente, em um intervalo máximo de 24 horas a partir do início da aplicação da primeira etapa. As etapas incluíram exercícios ativos de mobilização assistida, diagonais do método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) para membros superiores e exercícios de ponte, sentar à beira do leito, reações de equilíbrio, sustentação de peso, transferência para uma poltrona, ortostatismo passivo e ativo, marcha estática e deambulação. O grupo experimental também recebeu um protocolo de estimulação elétrica neuromuscular (NMES), aplicado bilateralmente por 30 minutos, utilizando um estimulador elétrico com ondas de pulso retangulares, bifásico simétrico, aplicado nos músculos quadríceps femoral e tibial anterior no melhor ponto motor, ativando rapidamente fibras com tempo de pulso menor que 300 ms e pulsos lentos com tempo de pulso maior que 300 ms, com intensidade ajustada para obtenção de contração muscular visível e/ou de acordo com a tolerância do paciente.

Critérios de inclusão:

Indivíduos admitidos na UTI por >72hs, submetidos a intubação orotraqueal e em ventilação mecânica por >48hs, com diagnóstico de Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) segundo a definição de Berlim secundária a COVID-19, com choque ou falência de órgãos, conforme Diretriz de Diagnóstico e Tratamento da Pneumonia do Novo Coronavírus (7ª Edição Interina), e estabilidade clínica:

  • pressão arterial média < 60 mmHg;
  • frequência cardíaca >60 e <120 batimentos/minuto;
  • frequência respiratória <30 respirações/minuto;
  • saturação de oxigênio ≥ 92%;
  • fração inspirada de oxigênio (FiO2) ≤0,6;
  • ausência de aumento da dose de vasopressor
  • ausência de disritmia (exceto para fibrilação atrial crônica);
  • sepse controlada;
  • hemoglobina (Hb) > 8g m/d, plaquetas >20.000, Glucemia >70 e <180;
  • sem BNM

Critério de Exclusão:

  • Pacientes com resistência ao movimento
  • Deambular sem auxílio antes da UTI (exceto uso de bengala)
  • Comprometimento cognitivo antes da doença aguda
  • Sinais de hipertensão intracraniana, doença neuromuscular (miastenia gravis, amiotrófica lateral esclerose, Guillain-Barré) e acidente vascular cerebral; fratura de quadril, coluna cervical instável ou fratura patológica
  • Internação prévia (30 dias antes da UTI)
  • Reinternação na UTI, dentro da internação atual
  • Presença de marcapasso ou desfibrilador cardíaco implantado, gravidez, infarto agudo do miocárdio e, para o experimental grupo (GE), contra indicações de EENM (trombose venosa profunda, lesões cutâneas, rabdomiólise).

Functional Rehabilitation
Outro

Functional rehabilitation protocol


Neuromuscular Electrical Stimulation
Outro

Neuromuscular electrical stimulation protocol

Hospital Santa Casa de Misericordia de Batatais
Batatais / São Paulo / CEP: 14300-029

Código do estudo:
NCT05450120
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
maio / 2020
Data de finalização inicial:
outubro / 2020
Data de finalização estimada:
dezembro / 2022
Número de participantes:
88
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top