Uma dose revisada de tafenoquina para melhorar a cura radical da malária Vivax
O objetivo deste ensaio clínico é avaliar a eficácia e segurança de uma dose revisada de tafenoqu...
Patrocinado por: Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Um estudo clínico para avaliar a segurança e a eficácia de regimes alternativos de primaquina para a cura radical da malária vivax em deficientes em glicose 6-fosfato desidrogenase (G6PD).
Pacientes deficientes em G6PD com monoinfecção por P. vivax serão tratados com primaquina semanalmente ou com atraso de uma semana, e o atualmente recomendado pela diretriz nacional, regime de cloroquina de 12 semanas para comparar a segurança do tratamento entre os grupos. Todos os grupos serão monitorados ativamente para hemólise durante o tratamento e terão um período de acompanhamento de seis meses para avaliar a eficácia do tratamento.
Mais detalhes...Este é um ensaio clínico aberto, randomizado, de fase II, de segurança e eficácia. Os pacientes serão avaliados para elegibilidade e tratados na Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado em Manaus e no Centro de Pesquisa em Medicina Tropical (Cepem) em Porto Velho, Brasil. Um total de 104 pacientes com malária vivax será recrutado para o estudo, 52 deficientes em G6PD (braço 1) e 52 normais em G6PD (braço 2). Os pacientes com deficiência de G6PD confirmada por espectrofotometria (10-60% da atividade masculina média ajustada) serão divididos em três subgrupos de 10 pacientes cada. Todos os braços receberão um curso padrão de cloroquina de 3 dias. Além disso, o braço 1a receberá um curso atrasado de primaquina por 7 dias, começando apenas no quinto dia após o início da cloroquina [BRAÇO INTERROMPIDO DEVIDO A PREOCUPAÇÕES DE SEGURANÇA]. O braço 1b receberá primaquina semanalmente, uma vez por semana, durante 8 semanas. O braço 1c receberá um curso profilático de 12 semanas de cloroquina, conforme recomendado pelas diretrizes nacionais para esses pacientes (grupo controle em termos de segurança). O braço 2, o grupo de controle de eficácia, receberá regime padrão, composto por 3 dias de cloroquina mais primaquina concomitante de 7 dias. Todos os pacientes receberão terapia diretamente observada (DOT) e serão monitorados de perto quanto a parâmetros clínicos e marcadores laboratoriais de hemólise, incluindo hemoglobina, metemoglobina, lactato desidrogenase, haptoglobina, reticulócitos, bilirrubina indireta, aspartato aminotransferase e urinálise. Todos os grupos serão acompanhados por 6 meses após o tratamento para avaliar a taxa de recaída. O endpoint primário é a tolerabilidade dos regimes definidos pela queda da hemoglobina. Os desfechos secundários incluem falha no tratamento (recaída durante o acompanhamento), frequência de efeitos adversos e taxa de queda de hemoglobina durante o tratamento.
Critérios de inclusão:
Critérios de exclusão:
Standard primaquine (0.5mg of base/kg/day for seven days) concomitant with chloroquine.
Weekly, once a week chloroquine (5 mg of base/kg/week for twelve weeks)
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: