Transplante de Fígado em Pacientes com Cirrose e Insuficiência Hepática Aguda-Crônica Grave: iNdicações e Desfechos

Patrocinado por: European Foundation for Study of Chronic Liver Failure

Atualizado em: 06 de maio de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O manejo do ACLF é principalmente de suporte.

Os resultados ruins levam os médicos a considerar o transplante de fígado como uma opção, mesmo que controversa. Em receptores mais doentes, a TH resulta em sobrevida imediata, mas em taxas de sobrevida de médio prazo baixas em alguns estudos. A escassez de dadores falecidos obriga a maximizar o sucesso da LT. Estratégias alternativas, como TH de doador vivo, devem ser exploradas. O LDLT tem resultados impressionantes nos centros orientais, mas é restrito nos países ocidentais, devido a possíveis complicações com risco de vida no doador.

Saiba mais:

O objetivo deste estudo é comparar as taxas de sobrevida do enxerto e do paciente em 1 ano após transplante hepático (LT) em pacientes com ACLF-2 ou 3 no momento do TH, com pacientes com cirrose descompensada sem ACLF-2 ou 3 no momento de LT e também com sobrevida livre de transplante de pacientes com ACLF-2 ou 3 não listados para LT.

Os objetivos secundários são os seguintes:

  • Avaliar a proporção de pacientes com ACLF-2 ou 3 encaminhados à equipe de transplante que estão ou não listados e as razões dessa decisão.
  • Avaliar os resultados de pacientes listados com ACLF-2 ou 3 na lista de espera em comparação com os de pacientes com cirrose descompensada sem ACLF-2 ou 3.
  • Definir fatores preditivos independentes de morte/saída da lista de espera para pacientes listados com ACLF-2 ou 3 e desenvolver um novo modelo prognóstico baseado em critérios ACLF para prever a mortalidade na lista de espera e melhorar a alocação de órgãos.
  • Comparar as características dos enxertos aceitos para pacientes listados com ACLF-2 ou 3 com as de pacientes listados com cirrose descompensada sem ACLF-2 ou 3 e seu impacto nos resultados pós-TH.
  • Explorar fatores preditivos independentes de morte após TH para pacientes transplantados com ACLF-2 ou 3 para projetar critérios de futilidade para TH.
  • Comparar as taxas de sobrevida pós-LT de pacientes com ACLF-2 ou 3 em lista e pacientes sem ACLF em lista que desenvolvem ACLF-2 ou 3 em lista de espera.
  • Comparar a qualidade de vida (QV) pós-TH de pacientes listados com ACLF-2 ou 3 com aqueles de pacientes listados com cirrose descompensada sem ACLF-2 ou 3.

Critérios de inclusão:

  • 1. Indivíduo do sexo masculino ou feminino ≥18 anos.

2. Indivíduos com diagnóstico de cirrose hepática (com base em características clínicas, laboratoriais, endoscópicas, ultrassonográficas ou histológicas).

3. Sujeitos que estiveram internados por descompensação aguda da cirrose hepática e encaminhados à equipe de transplante:

  • Grupo 1: pacientes listados para transplante hepático com ACLF-2 ou 3 no momento da listagem ou desenvolveram ACLF 2-3 enquanto aguardam Lista.
  • Grupo 2: pacientes listados para transplante de fígado com cirrose descompensada sem ACLF-2 ou 3 e função hepática ruim (MELD>20) no momento da listagem.
  • Grupo 3: pacientes com ACLF-2 ou 3, são avaliados para inclusão na lista de espera, mas finalmente não são listados para transplante de fígado.

4. Pacientes (ou pessoa de confiança, familiar ou parente próximo se o paciente não puder expressar consentimento) que foram informados e assinaram seu consentimento informado Critérios de inclusão

Critérios de exclusão:

-

Observational Protocol
Outro

The cohorts will be followed for one year after LT transplantation except for group 3 (1-year follow-up after inclusion)

Walter Cantídio University Hospital
Recrutando Fortaleza / Ceará

Contato principal: Lívia Carone Linhares / +55 85 3366-8167 / liviacarone@gmail.com


Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul

Contato principal: Ângelo Zambam de Mattos / +55 51 3214-8080 / angmattos@hotmail.com


Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo

Contato principal: Alberto Farias / +55 11 2661-0000 / alberto.farias@hc.fm.usp.br

Código do estudo:
NCT04613921
Tipo de estudo:
Observacional
Data de início:
julho / 2021
Data de finalização inicial:
dezembro / 2025
Data de finalização estimada:
dezembro / 2026
Número de participantes:
3000
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top