Um estudo avaliando a eficácia e a segurança do Ralinepag para melhorar os resultados do tratamento em pacientes com HAP

Patrocinado por: United Therapeutics

Atualizado em: 18 de abril de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

O estudo ROR-PH-301, ADVANCE OUTCOMES, foi concebido para avaliar a eficácia e a segurança do ralinepag quando adicionado ao tratamento padrão para hipertensão arterial pulmonar (HAP) ou terapia de base específica para HAP em indivíduos com HAP Grupo 1 da Organização Mundial da Saúde (OMS) .

Saiba mais:

O estudo ROR-PH-301 é um estudo multicêntrico, randomizado, duplo-cego e controlado por placebo. Os indivíduos que atenderem aos critérios de entrada serão alocados aleatoriamente 1:1 para receber ralinepag ou placebo, além de seu padrão de tratamento ou terapia de base específica para HAP, conforme aplicável. O endpoint primário é o tempo (em dias) desde a randomização até o primeiro evento de piora clínica definido pelo protocolo julgado. Todos os eventos de desfecho primário serão julgados por um Comitê de Eventos Clínicos (CEC) independente de forma cega. Os indivíduos que tiverem um evento de endpoint primário confirmado adjudicado pelo CEC a qualquer momento durante o estudo e todos os indivíduos em tratamento na conclusão do estudo que concluíram a visita da semana 28 (após o número alvo de eventos confirmados ser alcançado) terão o opção de se inscrever em um estudo de extensão aberta (OLE). Os participantes que não optarem por participar do estudo OLE descontinuarão o medicamento do estudo e deverão permanecer no estudo para acompanhamento de longo prazo do status de sobrevivência e receberão tratamento padrão para HAP, a critério do médico assistente.

Critérios de inclusão:

1. Idade mínima de 18 anos.

2. Evidência de um formulário de consentimento informado pessoalmente assinado e datado, indicando que o sujeito foi informado de todos os aspectos pertinentes do estudo antes do início de quaisquer procedimentos relacionados ao estudo.

3. Indivíduos dispostos e capazes de cumprir as consultas agendadas, plano de tratamento, exames laboratoriais e outros procedimentos do estudo

4. Diagnóstico primário de HAP sintomática.

5. Teve um cateterismo cardíaco direito (RHC) realizado em ou dentro de 3 anos antes da triagem (RHC será realizado durante a triagem, se não disponível) que seja consistente com o diagnóstico de HAP.

6. Apresenta sintomas de classe funcional II a IV da OMS/NYHA.

7. Se estiver em terapia oral de fundo específica para HAP, o indivíduo está em terapia estável com um antagonista do receptor de endotelina (ERA) e/ou um inibidor de fosfodiesterase tipo 5 (PDE5-I) ou um estimulador de guanilato ciclase solúvel (sGC).

8. Tem um 6MWD de ≥150 metros.

9. Se estiver tomando medicamentos concomitantes que possam afetar as manifestações clínicas da HAP (por exemplo, bloqueadores dos canais de cálcio, diuréticos, digoxina ou suplementação de L-arginina, betabloqueadores, inibidores da enzima conversora de angiotensina ou bloqueadores dos receptores da angiotensina II), deve estar em um tratamento estável dose por pelo menos 30 dias antes da visita de linha de base e a dosagem mantida ao longo do estudo. A exceção é que a dose de diuréticos deve ser estável por pelo menos 10 dias antes da linha de base.

10. Indivíduos do sexo masculino e feminino concordam em usar um método anticoncepcional altamente eficaz durante todo o período do estudo, desde o consentimento informado até a consulta de acompanhamento de 30 dias, se houver possibilidade de concepção. Indivíduos masculinos e femininos elegíveis também devem concordar em não participar de um processo de concepção durante o estudo e por 30 dias após a última dose de IMP. Indivíduos do sexo masculino elegíveis devem concordar em não participar da doação de esperma por 90 dias após a última dose de IMP.

Critérios de Exclusão:

1. Para indivíduos com HAP associada ao HIV, uma designação de cluster 4 (CD4+) contagem de células T <200/mm3 dentro de 90 dias da linha de base.

2. Não apresentar 3 ou mais fatores de risco para disfunção ventricular esquerda definidos no protocolo do estudo.

3. Tem evidência de doença pulmonar mais do que leve em testes de função pulmonar realizados dentro de 180 dias antes ou durante a Triagem.

4. Tem evidência de doença tromboembólica conforme determinado por uma cintilografia pulmonar V/Q ou avaliação diagnóstica padrão local de atendimento no momento ou após o diagnóstico de HAP.

5. Diagnóstico atual de apnéia do sono em curso e clinicamente significativa, conforme definido pelo investigador.

6. Indivíduos do sexo masculino com intervalo QT corrigido usando a fórmula de Fridericia (QTcF) > 450 ms e indivíduos do sexo feminino com QTcF > 470 ms no ECG registrado na Triagem e analisado pelo laboratório central de ECG. Indivíduos com evidência de atraso na condução intraventricular, definido como um intervalo QRS superior a 110 ms, serão excluídos se o QTcFis > 500 ms para homens e mulheres.

7. Doença hepática crônica grave (ou seja, Child-Pugh Classe C), hipertensão portal, cirrose ou complicações de cirrose/hipertensão portal (por exemplo, história de hemorragia varicosa, encefalopatia).

8. Infecção ativa confirmada pelo vírus da hepatite B (HBV) ou vírus da hepatite C (HCV).

9. Indivíduos com alanina aminotransferase ou aspartato aminotransferase ≥3 vezes o limite superior do normal (LSN) ou bilirrubina total ≥2 × LSN na triagem.

10. Insuficiência renal crônica definida por creatinina sérica >2,5 mg/dL ou necessidade de diálise na triagem.

11. Concentração de hemoglobina <9 g/dL na Triagem.

12. Indivíduos tratados com um agente da via intravenosa ou SC da prostaciclina (por exemplo, epoprostenol, treprostinil ou iloprost) para HAP a qualquer momento antes da linha de base (uso em teste vasorreativo é permitido).

13. Indivíduos atualmente em uso ou que foram tratados com um agente via inalatório ou oral da prostaciclina (iloprost, treprostinil, beraprost ou selexipag) por >6 meses ou dentro de 90 dias antes da linha de base.

14. Sujeito tem doença veno-oclusiva pulmonar.

15. Malignidade diagnosticada e/ou tratada nos 5 anos anteriores ao Rastreio, com exceção de carcinoma basocelular ou espinocelular não metastático localizado da pele ou carcinoma in situ do colo do útero extirpado com intenção curativa.

16. O sujeito testa positivo para anfetamina, cocaína, metanfetamina, metilenodioximetanfetamina ou fenciclidina na triagem de drogas na urina realizada na Triagem, ou tem uma história recente (6 meses) de abuso de álcool ou drogas. Um indivíduo não será excluído devido a uma triagem de drogas positiva causada por medicamentos prescritos.

17. Início ou descontinuação de um programa de reabilitação cardiopulmonar baseado em exercícios dentro de 90 dias antes da Triagem e/ou planejado durante a participação no estudo.

18. Participação prévia em qualquer estudo de ralinepag ou participação em outro estudo clínico intervencionista com medicamentos nos 30 dias anteriores ao Rastreio. A participação simultânea em estudos de registro ou observacionais é permitida, desde que o sujeito possa preencher todos os outros critérios de entrada e cumprir todos os procedimentos do estudo.

19. Qualquer motivo que, na opinião do Investigador ou do Monitor Médico, impeça o sujeito de participar do estudo (por exemplo, qualquer condição médica prévia ou intercorrente) que possa aumentar o risco associado à participação no estudo ou que possa confundir a análise do estudo ou prejudicar o estudo participação ou cooperação.

20. Hipersensibilidade conhecida ao ralinepag ou a qualquer um dos excipientes.

21. Expectativa de vida <12 meses com base na opinião do Investigador.

22. Mulheres grávidas, lactantes ou lactantes.

Ralinepag
Droga

Active


Placebo
Droga

Placebo

HC-UFG - Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás
Recrutando Goiânia / Goiás / CEP: 74605-020

Contato principal: Adriano Jose de Carvalho / +556286073907 / adrianojose_carvalho@hotmail.com

Investigador: Daniela Graner Schuwartz Tannus Silva / Principal Investigator


Instituto das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada - Hospital Madre Teresa
Recrutando Belo Horizonte / Minas Gerais / CEP: 30441-070

Contato principal: Alessandra Mancuzo / (+5531)3339-8000 / pesquisa.clinica@hospitalmadreteresa.org.br

Investigador: Frederico Thadeu Assis Figueiredo Campos / Principal Investigator


Hospital Sao Lucas - PUCRS
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90610-000

Contato principal: Carmen Silvana Araujo de Oliveira / 555199446555 / sil_arol@hotmail.com

Investigador: Dr. Daniela Cavalet Blanco / Principal Investigator


Hospital Sao Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 04037-002

Contato principal: Thais Oliveira / +55 11 5579-2581 / oliveira.rodrigues@huhsp.org.br

Investigador: Dr. Jaquelina Sonoe Ota Arakaki / Principal Investigator


Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
Recrutando Botocatú / São Paulo / CEP: 18618-687

Contato principal: Andre Bertani / +5514997085360 / andre.bertani@unesp.br

Investigador: Hugo Hyung Bok Yoo / Principal Investigator


Irmandade Da Santa Casa de Misericordia de Porto Alegre
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-074

Contato principal: Fernanda Igansi / +555132137068 / fernandaigansi@haprs.com.br

Investigador: Gisela Martina Bohns-Meyer / Principal Investigator


Instituto do Coracao do Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000

Contato principal: Luciana Cassimiro / +551126615109 / lucassimiro@gmail.com

Investigador: Dr. Rogerio DeSouza / Principal Investigator

Código do estudo:
NCT03626688
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2018
Data de finalização inicial:
dezembro / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2024
Número de participantes:
1000
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top