Um estudo controlado randomizado de TNK-tPA versus tratamento padrão para AVC isquêmico menor com oclusão comprovada

Patrocinado por: University of Calgary

Atualizado em: 19 de março de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

Este estudo incluirá pacientes que foram diagnosticados com ataque isquêmico transitório (AIT) ou acidente vascular cerebral menor ocorrido nas últimas 12 horas.

Qualquer pessoa diagnosticada com um derrame menor enfrenta a possibilidade de incapacidade a longo prazo e até mesmo a morte, independentemente do tratamento. Os sintomas do AVC, como fraqueza, dificuldade para falar e paralisia, podem melhorar ou piorar nas horas ou dias imediatamente após o derrame. O TEMPO-2 é um teste menor de AVC para pacientes que se apresentam dentro de 12 horas após o início dos sintomas. Os pacientes serão randomizados para TNK-tPA ou tratamento padrão. No grupo de intervenção, o TNK-tPA é administrado em um único bolus intravenoso (0,25mg/Kg) imediatamente após a randomização. Dose máxima 50mg. O grupo de controle receberá agente(s) antiplaquetário(s) conforme decisão do médico assistente. A escolha do(s) agente(s) antiplaquetário(s) ficará a critério do médico assistente. O Centro de CoordenaçãoTEMPO-2 está localizado em Calgary, AB, Canadá. Haverá aproximadamente 50 sites participantes em todo o mundo.Dr. Shelagh Coutts é o Investigador Principal.

Saiba mais:

O TEMPO2 é um estudo multicêntrico, prospectivo, randomizado, aberto, cego (PROBE) controlado de trombólise com baixa dose de Tenecteplase (TNK-tPA) versus tratamento padrão. Um total de 1.274 pacientes serão inscritos, em aproximadamente 50 locais em todo o mundo. O

TEMPO-2 incluirá pacientes em uma janela de tempo de 12 horas com pontuação NIHSS <6 e ASPECTS >7. Todos os pacientes serão avaliados clinicamente e, em seguida, passarão por imagens cerebrais usando TC, seguidas imediatamente por angiografia por TC. Os pacientes devem ter uma oclusão intracraniana na CTA ou CTP.

A randomização será de 1:1 para TNK-tPA (experimental) ou antiplaquetários padrão (controle).

Experimental: TNK-tPA (0,25mg/kg) administrado em bolus único intravenoso imediatamente após a randomização. O tratamento experimental será administrado como um único bolus intravenoso durante 1-2 minutos.

Controle: Os pacientes serão tratados com tratamento antiplaquetário baseado no tratamento padrão - escolha a critério do investigador. A aspirina em baixa dose (agente único) será a escolha da maioria dos médicos, alguns optarão por usar a combinação de aspirina e clopidogrel. O investigador local para escolher qual regime antitrombótico deve ser usado

Todos os pacientes serão tratados dentro de 90 minutos após o primeiro corte da TC basal. Os pacientes serão submetidos a um estudo angiográfico por TC da circulação intracraniana entre 4-8 horas após o tratamento para determinar se a artéria ocluída foi recanalizada ou não. Em locais onde MRI/MRA é usado rotineiramente, isso pode ser substituído por CT/CTA. Qualquer paciente que apresentar piora neurológica deve realizar exames de imagem cerebral padrão para descartar hemorragia intracraniana.

Todos os pacientes terão tratamento médico padrão em uma unidade de AVC agudo e serão submetidos a exames de imagem de acompanhamento em 24 horas com TC ou RM. O uso de RM será encorajado. Os pacientes de

serão avaliados em 24 horas e nos dias 5 e 90. Os resultados do dia 90 serão realizados por um avaliador cego.

Critérios de inclusão:

1. AVC isquêmico agudo em paciente adulto (18 anos de idade ou mais)

2. Tempo inicial (última avaliação) até o tempo de tratamento ≤ 12 horas.

3. TIA ou acidente vascular cerebral menor definido como NIHSS ≤ 5 no momento da randomização. Os pacientes não precisam ter déficit neurológico demonstrável persistente no exame físico-neurológico.

4. Qualquer oclusão intracraniana aguda ou quase oclusão (TICI 0 ou 1) (territórios MCA, ACA, PCA, VB) definida por imagem aguda não invasiva (angiografia por TC ou angiografia por RM) que seja neurologicamente relevante para os sintomas e sinais apresentados. A perfusão multifásica de CTAou CT é necessária para este estudo. Uma oclusão aguda é definida como fluxo TICI 0 ou TICI 1.1 Na prática, isso pode incluir uma pequena quantidade de fluxo para frente na presença de uma quase oclusão AND, lavagem tardia do contraste com vasos piais em CTA multifásica em uma região do cérebro concordante com sintomas clínicos e sinais OU, Qualquer área de anormalidade de perfusão focal identificada usando perfusão de TC ou RM - por exemplo, atraso de trânsito (TTP, MTT ou T Max), em uma região do cérebro concordante com sinais e sintomas clínicos.

5. Estado funcional independente pré-AVC - mRS estruturado ≤2.

6. Consentimento informado do paciente ou responsável.

7. Os pacientes podem ser tratados dentro de 90 minutos após o primeiro corte de TC ou RM. As varreduras podem ser repetidas para atender a esse requisito; se não houver alteração neurológica, apenas uma cabeça de TC precisa ser repetida para avaliação da extensão e profundidade da isquemia.

Critérios de Exclusão:

1. Hiperdensidade na NCCT compatível com hemorragia intracraniana.

2. ASPECTOS de AVC agudo grande < 7 visíveis na TC basal.

3. Núcleo do infarto estabelecido. Nenhuma área grande (estimada > 10 cc) de hipodensidade de substância cinzenta em uma densidade semelhante à substância branca ou no julgamento do neurologista responsável é consistente com um AVC isquêmico subagudo > 12 horas de idade.

4. A história clínica, exames de imagem ou julgamento clínico sugerem que essa oclusão intracraniana é crônica.

5. O paciente tem uma doença grave, fatal ou incapacitante que impedirá a melhora ou o acompanhamento ou tal que o tratamento provavelmente não beneficiaria o paciente.

6. Gravidez

7. Trombólise planejada com tPA IV ou trombólise endovascular/trombectomia.

8. AVC intra-hospitalar, a menos que esses pacientes estejam em sua linha de base antes do AVC. Por exemplo, um paciente que teve um AVC durante uma angiografia coronariana diagnóstica.

9. Exclusões comumente aceitas para tratamento médico trombolítico. Estas são comumente contra-indicações relativas (ou seja, a decisão final fica a critério do médico assistente), mas para os propósitos do TEMPO-2 incluem o seguinte:

  • Índice normalizado internacional > 1,7 ou anticoagulação total conhecida com uso de qualquer terapia anticoagulante oral padrão ou direta com dosagem total de anticoagulante. [A dosagem de profilaxia para TVP não deve proibir a inscrição]. Para heparinas de baixo peso molecular (HBPM), mais de 48 horas sem medicamento serão consideradas suficientes para permitir a inscrição no estudo. Para anticoagulantes orais diretos; em pacientes com função renal normal, mais de 48 horas sem medicamento será considerado suficiente para permitir a inscrição no estudo. Pacientes em uso de anticoagulantes orais diretos que tenham qualquer grau de insuficiência renal não devem ser incluídos no estudo, a menos que não tenham tomado uma dose do medicamento nos últimos 5 dias. A terapia antiplaquetária dupla não proíbe a inscrição.
  • A dupla antiagregação plaquetária não impede a inscrição. [Para pacientes que sabidamente não estão em uso de terapia anticoagulante, não é necessário aguardar os resultados do laboratório de coagulação (ex. PT, PTT) antes do tratamento]
  • Pacientes que receberam tratamento agudo com inibidores da GP2b3a.
  • Punção arterial em local não compressível nos últimos sete dias
  • AVC clínico ou traumatismo cranioencefálico ou espinhal grave nos últimos três meses que normalmente impossibilitaria o uso de um agente trombolítico.
  • História de hemorragia intracraniana, hemorragia subaracnóidea ou outra hemorragia cerebral que normalmente impossibilitaria o uso de um agente trombolítico.
  • Grande cirurgia nos últimos 3 meses em um local do corpo onde o sangramento pode resultar em lesões graves ou morte.
  • Contagem conhecida de plaquetas abaixo de 100.000 por milímetro cúbico. O tratamento não deve ser adiado para aguardar a contagem de plaquetas, a menos que haja conhecimento ou suspeita de trombocitopenia.
  • Hemorragia gastrointestinal ou geniturinária nos últimos 3 meses não resolvida ou associada a anemia persistente tal que qualquer tipo de tratamento trombolítico resultaria em hemorragia grave ou morte.

Tenecteplase
Droga

TNK will be administered as a single intravenous bolus over 1-2 minutes within 90 minutes of the CT scan.


Antiplatelet treatment
Droga

Low dose aspirin (single agent) will be the choice of most physicians, some Investigators will chose to use the combination of aspirin and clopidogrel.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu
Botocatú / São Paulo

Instituto Hospital de Base do Distrito Federal
Brasília / Distrito Federal

Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian
Campo Grande / Mato Grosso do Sul

Hospital Celso Ramos Florianopolos
Florianópolis / Santa Catarina

Clinica Neurologica e Neurocirurgica de Joinville Ltda
Joinville / Santa Catarina

Porto Alegre Hospital
Porto Alegre / Rio Grande do Sul

Santa Casa de Porto Alegre
Porto Alegre / Rio Grande do Sul

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto / São Paulo

Americas Medical City
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
São Paulo / São Paulo

Hospital São Paulo - Unifesp
São Paulo / São Paulo

Irmandade Da Santa Casa de Misericordia de Sao Paulo
São Paulo / São Paulo

Hospital Geral de Fortaleza
Fortaleza / Ceará

Hospital Estadual Central
Vitória / Espírito Santo

Código do estudo:
NCT02398656
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
abril / 2015
Data de finalização inicial:
janeiro / 2024
Data de finalização estimada:
abril / 2024
Número de participantes:
1274
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top