Um estudo para avaliar o efeito dos comprimidos de Venglustat na dor neuropática e abdominal em participantes do sexo masculino e feminino ≥16 anos de idade com doença de Fabry

Patrocinado por: Genzyme, a Sanofi Company

Atualizado em: 21 de junho de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Crianças até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

Este é um estudo de tratamento paralelo de 12 meses, Fase 3, duplo-cego, randomizado, controlado por placebo para avaliar o efeito do venglustat nos sintomas de dor neuropática e abdominal da doença de Fabry em participantes ≥16 anos de idade com doença de Fabry que estão em tratamento -naïve ou não tratado por pelo menos 6 meses.

- As visitas de estudo ocorrerão aproximadamente a cada 3 meses.- O período duplo-cego será seguido por uma extensão aberta (OLE) durante a qual os participantes que completaram o período duplo-cego serão tratados com venglustat por até 12 meses adicionais.

Saiba mais:

Período duplo-cego: a duração total será de aproximadamente 14 meses (1 mês de triagem, 12 meses de período de tratamento e um possível período de acompanhamento de 1 mês se não houver participação no período de extensão aberto)

Open-label período de extensão: a duração total será de aproximadamente 31 meses (12 meses de tratamento OLE, tratamento OLE adicional até uma data comum de final de tratamento do estudo (CSEOTD, aproximadamente 18 meses) e 1 mês de período de acompanhamento)

Critério de inclusão:

  • Pacientes adultos do sexo masculino e feminino com 16 anos de idade ou mais, que tiveram diagnóstico previamente confirmado de doença de Fabry e histórico de sintomas clínicos da doença de Fabry
  • Pacientes virgens de tratamento ou sem tratamento prévio com um medicamento aprovado ou experimental terapia para a doença de Fabry pelo menos 6 meses antes da triagem.
  • Pontuação média ≥3 (0=nenhum sintoma, 10=sintoma tão ruim quanto você pode imaginar) no sintoma mais incômodo definido pelo participante (entre dor neuropática em membros superiores, dor neuropática em membros inferiores ou dor abdominal), como medido pelo Resultado Relatado pelo Paciente com Doença de Fabry (FD-PRO) na triagem.
  • Contracepção (com métodos contraceptivos duplos) para participantes do sexo masculino e feminino; não grávida ou amamentando para participantes do sexo feminino; nenhuma doação de esperma para participantes do sexo masculino.
  • Peso ≥30 Kg
  • Um consentimento informado assinado deve ser fornecido antes de qualquer procedimento relacionado ao estudo.

Critérios de exclusão:

  • Quaisquer manifestações da doença de Fabry que impeçam a administração de placebo.
  • História de ataque isquêmico transitório, acidente vascular cerebral, infarto do miocárdio, insuficiência cardíaca, evidência de hipertrofia ventricular esquerda e/ou fibrose cardíaca, cirurgia cardiovascular de grande porte ou transplante renal.
  • História de arritmia cardíaca clinicamente significativa. A fibrilação atrial bem controlada com um regime médico estável por pelo menos 12 meses não é uma exclusão se a pontuação CHA2DS2-VASc for 0 para homens ou 1 para mulheres.
  • Pacientes com infecção por hepatite C, HIV ou hepatite B.
  • Dor neuropática em membros superiores ou inferiores, ou dor abdominal não relacionada à doença de Fabry.
  • História de convulsões que atualmente necessitam de tratamento.
  • Hipertensão não controlada nos últimos 12 meses anteriores à triagem, ou PA sistólica>=150 ou PA diastólica >=100 na triagem.
  • Taxa de filtração glomerular estimada <60 mL/min/1,73m².
  • Relação proteína/creatinina na urina >= 1 g/g na triagem.
  • Presença de depressão grave medida pelo Inventário de Depressão de Beck (BDI)-II >28 e/ou história de transtorno afetivo maior instável e não tratado dentro de 1 ano da consulta de triagem.
  • Teste positivo para vírus SARS-CoV-2 em até 2 semanas após a inscrição, ou COVID 19 exigindo hospitalização em até 6 meses após a inscrição.
  • Insuficiência hepática moderada a grave.
  • História de abuso de drogas e/ou álcool.
  • História ou doença hepatobiliar ativa.
  • Enzimas hepáticas (alanina aminotransferase (ALT)/aspartato aminotransferase (AST)) ou bilirrubina total >2 vezes o limite superior do normal (LSN).
  • Início do tratamento crônico para dor, ou mudança no regime de medicação para dor, nos 3 meses anteriores à randomização.
  • Indutores ou inibidores fortes ou moderados do citocromo P450 3A dentro de 14 dias ou 5 meias-vidas, o que for maior, antes da randomização.

As informações acima não pretendem conter todas as considerações relevantes para uma potencial participação em um ensaio clínico.

Venglustat (GZ402671)
Droga

Pharmaceutical form: Tablet Route of administration: Oral


Placebo
Droga

Pharmaceutical form: Tablet Route of administration: Oral

Hospital de Clínicas de Porto Alegre_Investigational Site Number: 0760001
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-903

Contato principal: Roberto Giugliani, Dr. / +55 51 3359 6350 / rgigugliani@hcpa.edu.br

Contato secundário: Backup Phone / +55 5133596343 /5133596340

Investigador: Roberto Giugliani, Dr. / Principal Investigator


Hospital de Clínicas de Porto Alegre_ Rua Ramiro Barcelos, 2350, Santa Cecília, Porto Alegre - RS_ Site: 0760001
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-903

Contato principal: Roberto Giugliani, Dr. / +55 51 3359 6350 / rgigugliani@hcpa.edu.br

Contato secundário: Backup Phone / +55 5133596343 /5133596340

Investigador: Roberto Giugliani, Dr. / Principal Investigator

Código do estudo:
NCT05206773
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2022
Data de finalização inicial:
novembro / 2024
Data de finalização estimada:
outubro / 2025
Número de participantes:
114
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top