Critérios de inclusão
1. Pacientes com idade ≥40 anos no momento da assinatura do consentimento informado.
2. Consentimento informado assinado e datado de acordo com o ICH-GCP e a legislação local antes da admissão no estudo.
3. Diagnóstico de Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI)
4. Os pacientes podem estar:
- em terapia estável* com nintedanibe ou pirfenidona por pelo menos 12 semanas antes da Visita 1 e durante a triagem e planejam permanecer neste histórico tratamento após a randomização. A combinação de nintedanibe com pirfenidona não é permitida. (*terapia estável é definida como o regime tolerado individualmente e em geral de nintedanibe ou pirfenidona (sem alterações de dose) por pelo menos 12 semanas.)
- sem tratamento com nintedanibe ou pirfenidona por pelo menos 8 semanas antes da Visita 1 e durante o período de triagem (por exemplo, tratamento antifibrótico (AF) virgem ou previamente descontinuado) e não planeja iniciar ou reiniciar o tratamento antifibrótico.
5. Capacidade Vital Forçada (FVC) ≥45% do normal previsto na Visita 1.
6. Capacidade de Difusão (do Pulmão) para Monóxido de Carbono (DLCO) ≥25% do normal previsto corrigido para hemoglobina (Hb) na Visita 1
7 • Mulheres com potencial para engravidar (WOCBP) devem estar prontas e aptas a usar métodos de controle de natalidade altamente eficazes. WOCBP tomando contraceptivos orais (COs) também tem que usar o método de barreira
Critérios de exclusão
1. Pré-broncodilatador Volume Expiratório Forçado em 1 segundo (FEV1)/Capacidade vital forçada (CVF) <0,7 na Visita 1
2. Na opinião do Investigador , outras anormalidades pulmonares clinicamente significativas.
3. Exacerbação de Fibrose Pulmonar Idiopática Aguda (FPI) dentro de 3 meses antes da Visita1 e/ou durante o período de triagem (determinado pelo investigador).
4. Infecções crônicas ou agudas relevantes, incluindo vírus da imunodeficiência humana (HIV) e hepatites virais.
5. Infecção confirmada com síndrome respiratória aguda grave coronavírus 2 (SARS-CoV-2) não totalmente recuperada de acordo com o julgamento do investigador nas 4 semanas anteriores à randomização (Visita 2).
6. Cirurgia de grande porte (grande de acordo com a avaliação do investigador) realizada dentro de 6 semanas antes da Visita 2 ou planejada durante o período experimental, por exemplo, substituição do quadril. O registro na lista de transplante de pulmão não seria considerado como cirurgia de grande porte planejada.
7. Qualquer malignidade ativa ou suspeita documentada ou história de malignidade dentro de 5 anos antes da Visita 1, exceto carcinoma basocelular da pele adequadamente tratado, carcinoma espinocelular in situ da pele ou carcinoma in situ do colo uterino.
8. Aspartato aminotransferase (AST) ou Alanina aminotransferase (ALT) >2,5 x Limite superior do normal (LSN) ou Bilirrubina total >1,5 x LSN na visita 1.
Aplicam-se outros critérios de exclusão.