Um Programa de Atividade Física para Adolescentes - ActTeens

Patrocinado por: Antonio Stabelini Neto

Atualizado em: 28 de novembro de 2023
Finalizado

Status de recrutamento

Crianças

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste estudo é avaliar o Programa ActTeens (adolescentes ativos) para melhorar o nível de atividade física, aptidão física, cardiometabólica e saúde mental em adolescentes.

Os investigadores levantam a hipótese de que a condição física e os níveis de atividade física dos participantes do grupo de intervenção melhorarão durante esse período em comparação com os participantes do grupo de controle.

Saiba mais:

Introdução A prática regular de atividade física (AF) tem sido associada a inúmeros benefícios à saúde, incluindo melhora da aptidão cardiorrespiratória (ACR), composição corporal, perfil cardiometabólico e saúde mental. Além disso, evidências sugerem que 81% dos adolescentes em idade escolar de 11 a 17 anos não atendem às recomendações atuais e, no Brasil, apenas 8,4% dos adolescentes são fisicamente ativos. No Brasil, programas de base escolar têm sido desenvolvidos com foco na promoção do comportamento ativo em adolescentes, porém, esses programas implementam intervenções com estratégias apenas no contexto escolar com enfoque predominante no componente aeróbico das orientações de AF juvenil. Além disso, um número limitado de programas de atividade física no ambiente escolar está sendo realizado em países de baixa e média renda. Assim, considerando os benefícios da AF para a saúde, sabendo da necessidade de desenvolver estratégias para estimular o comportamento ativo tanto escolar quanto fora da escola, e que poucos estudos de intervenções abordam com foco na aptidão muscular (FM). É necessário implementar programas escolares que ofereçam novas oportunidades de prática no ambiente escolar e promovam um estilo de vida ativo fora da escola para adolescentes. MÉTODOS

Desenho do Estudo O ensaio é aprovado pelo comitê de ética em pesquisa com seres humanos da Universidade Estadual do Norte do Paraná (nº 4.452.513). O design, a conduta e os relatórios seguirão as diretrizes dos Padrões Consolidados de Ensaios de Relatórios. A intervenção será avaliada por meio de um ensaio clínico randomizado escolar de dois braços com um grupo de intervenção (GI) e um grupo controle (GC). A avaliação será realizada na linha de base, 6 meses (final primário).

Recrutamento e seleção de escolas As escolas públicas de ensino médio da cidade de Jacarezinho, incluindo alunos de 13 a 14 anos (ou seja, 8ª e 9ª séries), serão recrutadas por meio de lista fornecida pelo Núcleo Regional de Educação de Jacarezinho, Pr, referente ao ano letivo de 2022 ano. Em seguida, os e-mails serão enviados diretamente para as escolas qualificadas (diretores de escola e coordenadores de 8ª e 9ª séries). Cada escola deverá fornecer uma lista com o número de turmas, para 8ª e 9ª séries, uma turma de cada ano de escolaridade será selecionada aleatoriamente para participar. Participantes de

Dois professores de 8º e 9º anos (um por ano) por escola que aceitarem participar do programa no horário das aulas e alunos.

Cálculo do tamanho da amostra A estimativa do tamanho da amostra foi realizada usando G*Power (versão 3.1) e com base na detecção de mudanças no desfecho primário da atividade física. Com base em pesquisas anteriores, os investigadores anteciparam o tamanho do efeito para AF de d = 0,25 (um ajuste para linha de base de 5 minutos de atividade física moderada a vigorosa (MVPA) por dia e assumindo um desvio padrão de MVPA de 17,8 minutos com correlação de 0,59 entre a linha de base e o acompanhamento). Os pesquisadores ajustaram o agrupamento no nível da classe usando um fator de correção de [1 + (m - 1) x ICC], onde m representa o número de participantes por classe e ICC refere-se ao coeficiente de correlação intraclasse para CF. Assumindo um tamanho médio de classe de 29 alunos participantes, duas classes por escola e um coeficiente de correlação intraclasse (ICC) para AF de 0,034. Permitindo uma desistência esperada de 20% no ponto final do estudo, o tamanho da amostra necessário para atingir 85% de poder com níveis alfa definidos em 0,05 é de 70 alunos por escola.

Cegamento e Randomização A randomização ocorrerá entre as escolas que foram recrutadas e que concluíram as avaliações iniciais. As escolas serão pareadas com base nas seguintes características: status socioeconômico no nível da área escolar (ou seja, usando Classe Socioeconômica ABEP). As escolas serão randomizadas para uma condição de controle ou intervenção por pesquisa independente usando um gerador de números aleatórios baseado em computador. Posteriormente, cada escola fornecerá uma lista com o número de turmas, uma turma de cada ano de ensino (8ª e 9ª séries) será ser selecionado aleatoriamente para participar. As escolas randomizadas para a condição de intervenção seguirão o programa durante o período de estudo, enquanto as escolas alocadas para a condição de controle continuarão a prática escolar usual (aulas curriculares normais) durante a intervenção do período de estudo (6 meses a partir da linha de base). E após a avaliação final do estudo, as escolas alocadas ao grupo de controle receberão a intervenção. INTERVENÇÃO DE

O Programa ActTeens é uma intervenção de AF escolar, será desenvolvida durante um período letivo (6 meses) e será projetada para melhorar o nível de atividade física, física, metabólica e saúde mental do adolescente. O Programa ActTeens incluirá intervenções em três contextos diferentes: (1) sessões de atividade física estruturadas por educação física (escola), (2) automonitoramento mais estabelecimento de metas por pedômetro (fora da escola) e (3) estilo de vida saudável orientação (apoio social). A intervenção será guiada pela teoria social cognitiva (SCT) e pela teoria da autodeterminação (SDT) e terá como público-alvo professores, escolas, alunos e pais.

As sessões de atividade física estruturada (AF), com foco no treinamento de resistência (RT), são uma adaptação do Australian Resistance Training for Teens Program, originário do Nutrition and Enjoyable Activity for Teen (NEAT) e Active Teen Leaders Avoiding Screen-Time (ATLAS), e serão projetadas para satisfazer as necessidades psicológicas básicas dos participantes para autonomia, competência e relacionamento, para apoiar a motivação autônoma e a autoeficácia para a atividade física. A AF estruturada será desenvolvida em aulas de educação física (EF), duas vezes por semana, com duração de vinte minutos cada aula (40 min·semana). As estratégias de implementação usadas para apoiar a adoção e entrega incluirão: (i) oficina de aprendizagem profissional para professores; (ii) fornecimento de manual do professor, recursos de sessão e equipamentos de ginástica; e (iii) observação e feedback das sessões de atividade física. A intervenção consistirá nas seguintes componentes: (i) seminário introdutório para alunos ministrado por professores; (ii) um programa de atividade física estruturado, que incidiu sobre a RT por placas de circuito (educação física).

A atividade física estruturada de treinamento resistido seguirá formato de sessão específico, incluindo: jogos baseados em movimento e aquecimento dinâmico de alongamento; desenvolvimento de habilidades de RT; Treino de RT de alta intensidade (HIRT). Os participantes poderão selecionar entre uma variedade de cartões de circuito RT pré-projetados, que serão lançados ao longo do programa para promover a variedade e manter o interesse dos participantes. O nível de intensidade para cada componente da sessão será guiado pela escala de percepção de esforço de Borg.

Para promover a adesão ao exercício, serão desenvolvidas sessões de atividade física com foco em aumentar a motivação autônoma dos alunos para RT dentro e fora do ambiente escolar, satisfazendo suas necessidades psicológicas básicas de autonomia (sentir-se no controle), competência (sentir-se capaz) e relacionamento (sentir-se conectado com os outros) fundamentado nos princípios da SDT. Os professores aprenderão a facilitar as sessões de RT usando os princípios de ensino de Apoio, Ativo, Autônomo, Justo e Agradável (SAAFE), que servirão como estrutura para o design e entrega das sessões de atividade física, bem como das sessões de observação. Os professores serão instruídos sobre a importância e fornecerão estratégias para integrar os princípios SAAFE em suas aulas por meio de oficinas de aprendizagem. A necessidade de autonomia dos participantes de

será satisfeita oferecendo oportunidades de escolha dentro das sessões (por exemplo, tipo de atividade e música preferida) e explicando a lógica do programa em um seminário informativo. O seminário introdutório irá reforçar a importância do exercício para a saúde física (foco na aptidão muscular), perfil metabólico e mudança comportamental, como automonitoramento da atividade física e estabelecimento de metas. A competência será satisfeita usando feedback positivo e específico dos professores para aumentar a autoeficácia (por exemplo, fornecer incentivo, dar feedback específico sobre a técnica, modelar o desempenho correto). Os professores serão incentivados a adotar práticas que apoiem o relacionamento e a coesão do grupo durante as sessões de RT (ou seja, encorajar o comportamento de apoio entre os alunos). Várias precauções serão tomadas para garantir a segurança dos participantes, incluindo: 1) explicação da técnica correta para todos os exercícios na sessão introdutória do seminário para alunos; 2) inclusão de aquecimentos e desaquecimentos; e 3) lembretes para professores e membros da equipe de pesquisa para monitorar e corrigir a técnica do exercício.

Em relação às sessões, uma série de estratégias de direcionamento sociocultural serão aplicadas às intervenções para aumentar sua relevância e apelo para meninos e meninas adolescentes. Por exemplo, os cartões de circuito e o seminário interativo incluirão imagens de modelos masculinos e femininos. Além disso, o conteúdo do seminário interativo será elaborado para ser relevante para meninos e meninas, reconhecendo e focando nos comportamentos de saúde comuns a cada sexo. No entanto, as sessões serão conduzidas com grupos mistos.

Para promover um comportamento ativo fora da escola será utilizado um pedómetro mais estabelecimento de objetivos onde cada adolescente do grupo de intervenção receberá o seu próprio objetivo (com base no número de passos medidos na semana de base) delineando os objetivos a atingir semanalmente. As metas serão pré-determinadas pela pesquisadora de forma progressiva, e também serão enviadas por mensagens de WhatsApp® para incentivar os adolescentes a praticarem AF diariamente. Para melhorar o comportamento saudável serão enviadas por WhatsApp® mensagens sobre alimentação saudável e AF regular para os grupos de intervenção e pais. O grupo de controle participou da prática habitual (EF programada regularmente e esporte escolar pós-curricular).

Medidas e coleta de dados Todas as avaliações serão realizadas na escola do estudo por assistentes de pesquisa treinados, que serão cegos para a alocação do grupo em todos os momentos. Informações socioeconômicas (SES) e medidas de auto-relato usando questionários e ocorrerão antes da avaliação de condicionamento físico. As avaliações antropométricas serão conduzidas de maneira sensível por pesquisadores do mesmo sexo, sempre que possível. Os assistentes de pesquisa fornecerão uma breve descrição verbal e demonstração de cada teste de condicionamento físico antes do início. ANÁLISES ESTATÍSTICAS DE

Modelos lineares mistos serão usados para analisar os resultados primários e secundários usando Statistical Package for the Social Sciences(SPSS) for Windows (versão 20.0; 2010 SPSS Inc, IBM Company, Armonk, NY 2010 SPSS Inc., IBM Company, Armonk, NY), com significância definida em P < 0,05. Os modelos serão utilizados para avaliar o efeito do tratamento (GI ou controle), tempo (basal e 24 semanas) e interação grupo a tempo, ponderados por sexo e ajustados pelas covariáveis maturação e IMC. As análises de modelos mistos são consistentes com o princípio de intenção de tratar, assumindo que os dados estão faltando aleatoriamente. Os tamanhos de efeito entre os grupos serão calculados usando o d de Cohen (a diferença ajustada entre os grupos de controle e intervenção ao longo do tempo dividida pelo desvio padrão combinado da mudança) e interpretado da seguinte forma: d = 0,2 (pequeno), d = 0,5 (médio), e d = 0,8(grande). Potenciais moderadores serão explorados usando modelos lineares mistos com termos de interação para o seguinte: sexo (masculino, feminino), status socioeconômico (baixo, médio, alto), status de peso inicial (peso saudável vs sobrepeso/obesidade). As análises de subgrupos serão realizadas apenas se os efeitos de interação significativos P≤0,10. Mediadores hipotéticos de mudança de comportamento de atividade física serão examinados usando análise linear multinível.

Critérios de inclusão:

  • Escolas: escolas públicas de ensino médio da cidade de Jacarezinho, contemplando alunos de 13 a 14 anos (ou seja, 8ª e 9ª séries); aulas de educação física em dias alternados.
  • Professor: Dois professores de 8º e 9º anos (um por ano) por escola que aceitarem participar do programa no horário das aulas;
  • Adolescentes elegíveis são os alunos do 8.º ou 9.º ano com idade compreendida entre os 13 e os 14 anos cujos pais ou tutores legais aceitam e assinam o consentimento informado autorizando a utilização dos seus dados.

Critério de Exclusão:

  • Serão excluídos do estudo (análise) alunos com diagnóstico de doença cardiometabólica (diabetes tipo 2; hipertensão) e com condição física ou mental que impossibilite a participação em programa de atividade física (análise), mas continuarão participando das aulas normais .

Physical activity
Outro

structured physical activity sessions by physical education (school), twice a week, with twenty-minute each lesson; self-monitoring plus goal setting by pedometer (out-of-school), progressive goals to achieve weekly; healthy lifestyle guidance ( parents social support).

Universidade Estadual do Norte do Paraná
Jacarezinho / Paraná / CEP: 864000-000

Código do estudo:
NCT05070377
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
março / 2022
Data de finalização inicial:
dezembro / 2022
Data de finalização estimada:
maio / 2023
Número de participantes:
140
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top