Impacto do Tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) no Controle da Pressão Arterial na Doença Renal Crônica
O papel da apneia obstrutiva do sono (AOS) na doença renal crônica (DRC) não é claro. Este ensaio...
Patrocinado por: University of Sao Paulo General Hospital
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Com o envelhecimento da população, alta prevalência de obesidade, hipertensão arterial sistêmica e diabetes mellitus, estamos diante de um aumento na incidência de pacientes idosos com doença renal crônica (DRC) iniciando terapia renal substitutiva.
O diagnóstico correto da DRC, o prognóstico do paciente idoso com DRC, principalmente comparando diálise iniciada vs. permanência em tratamento conservador, os marcadores prognósticos nutricionais (sarcopenia), metabolismo cardiovascular, mineral e ósseo, síndromes geriátricas e distúrbios do sono ainda são discutíveis. Pacientes idosos geralmente são excluídos de ensaios clínicos e as evidências científicas são escassas ou baseadas em dados retrospectivos. Assim, o presente estudo é uma coorte prospectiva para avaliar a evolução em longo prazo de pacientes ≥ 70 anos com DRC estágio 4 ou 5. Os principais resultados são mortalidade e diálise como um evento combinado. Esses endpoints serão correlacionados com parâmetros independentes: Klotho, FGF23, nutrição e qualidade do sono. As variáveis de confusão são cognição, depressão, parâmetros demográficos, clínicos e laboratoriais e sonolência diurna. Os pacientes serão acompanhados no ambulatório de nefrologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. O tamanho da amostra foi calculado em 200 indivíduos. A metodologia resumida incluirá uma ampla avaliação geriátrica, teste de cognição, fragilidade, escores de comorbidade de Charlson, medições bioquímicas de uréia, creatinina, fosfatase alcalina, hormônio da paratireoide, cálcio, fósforo, vitamina D, vitamina B12, ácido fólico, hormônios da tireoide, vírus da hepatite , albumina sérica, relação albumina/creatinina, relação proteína/creatinina, proteína urinária de 24h, Escala de Sonolência de Epworth, questionário de Pittsburgh, bioimpedância elétrica segmentar e avaliação nutricional por entrevista dietética de 24h.
Mais detalhes...Desfecho principal: evento combinado mortalidade-diálise
Variáveis independentes: estado nutricional, qualidade do sono, Klotho e FGF-23 Confundidores: variáveis clínicas e demográficas, índice de comorbidade de Charlson, parâmetros laboratoriais, depressão, funcionalidade, cognição.
Critérios de Exclusão:
there is no intervention
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: