Efeitos da suplementação com castanha-do-pará em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador

Patrocinado por: Universidade Federal Fluminense

Atualizado em: 01 de maio de 2024
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste estudo é avaliar os efeitos da suplementação com castanha-do-pará na inflamação, estresse oxidativo e microbiota intestinal em pacientes com doença renal crônica em tratamento conservador.

Saiba mais:

Complicações como inflamação e estresse oxidativo são comuns na doença renal crônica (DRC) e influenciam diretamente na taxa de progressão da doença. Pacientes com DRC também apresentam disbiose intestinal, o que agrava o processo inflamatório e o estresse oxidativo, formando um círculo vicioso entre inflamação, estresse oxidativo e disbiose intestinal. Estratégias nutricionais tentam amenizar esse círculo e a castanha-do-pará, rica em compostos bioativos, já se mostrou eficaz na mitigação da inflamação e do estresse oxidativo em pacientes com DRC em diálise. Porém, até o momento, a eficácia da castanha-do-pará em pacientes com DRC em estágios anteriores à diálise (tratamento conservador) não foi testada. Espera-se que os compostos bioativos da castanha-do-pará contribuam positivamente para o equilíbrio redox, redução da inflamação e da eubiose intestinal em pacientes com DRC em tratamento conservador.

Critérios de inclusão:

  • Serão incluídos pacientes com mais de três meses de acompanhamento nutricional no Ambulatório de Nutrição Renal da Universidade Federal Fluminense (UFF), entre os estágios G3a e G4, conforme diretrizes KDOQI 2020, e autorizados pela equipe médica e nutricionista .

Critérios de exclusão:

  • Uso atual ou nos últimos três meses de antibióticos, antiinflamatórios e/ou suplementos antioxidantes. Pacientes alérgicos, intolerantes ou que ingerem regularmente castanha-do-pará; mulheres grávidas/lactantes, fumantes; em tratamento oncológico, HIV positivo ou com qualquer condição clínica que comprometa a precisão da intervenção.

Brazil Nut
Suplementação alimentar

The intervention, for each participant, is estimated to last a total period of six months , which will be divided into three two-month stages, with data collection after each stage. Volunteers will be monitored to control possible side effects, doubts and check compliance. In addition, the telephone number and an email will be made available for contact during business hours, for possible clarifications.

Denise Mafra
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 22260050

Código do estudo:
NCT06394544
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2024
Data de finalização inicial:
maio / 2025
Data de finalização estimada:
março / 2027
Número de participantes:
50
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top