Avaliação do Gel de Clorexidina Associado à Terapia Fotodinâmica no Tratamento de Participantes Diabéticos
O objetivo deste ensaio clínico é avaliar o gel de clorexidina associado à terapia fotodinâmica n...
Patrocinado por: Belén Retamal-Valdes
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Este ensaio clínico randomizado teve como objetivo comparar os efeitos clínicos e microbiológicos de diferentes tempos de administração de metronidazol (MTZ) e amoxicilina (AMX) no tratamento da periodontite.
A raspagem e alisamento radicular (RAR) é a terapia periodontal mais utilizada para tratamento periodontal. Apesar de conduzir, na maioria dos casos, a uma melhoria dos parâmetros clínicos periodontais, a RAR é muitas vezes insuficiente para modificar profundamente o perfil bacteriano patogénico para um perfil relacionado com a saúde periodontal, especialmente em casos de doenças mais avançadas e generalizadas. Assim, outras terapias de apoio à RAR, como os antibióticos sistêmicos, têm sido propostas com o objetivo de potencializar os efeitos clínicos e microbiológicos desta forma de terapia. Estudos têm demonstrado excelentes resultados clínicos e microbiológicos utilizando a associação de antibióticos sistêmicos, especialmente a associação de metronidazol (MTZ) e amoxicilina (AMX) no tratamento de periodontites graves. No entanto, algumas questões essenciais associadas ao uso destes antibióticos continuam por estabelecer. Portanto, o objetivo deste ensaio clínico randomizado foi comparar os efeitos clínicos e microbiológicos de diferentes tempos de administração de metronidazol (MTZ) e amoxicilina (AMX) no tratamento da periodontite. Setenta e dois indivíduos com periodontite grave foram selecionados e randomizados em dois grupos (n=36/grupo) - Teste 1 (T1): RAR em 14 dias, associado ao uso concomitante de AMX (500mg, 3x/dia) e MTZ ( 400mg 3x/dia) por 14 dias; e Teste 2 (T2): RAR em 14 dias, associado ao uso de AMX e MTZ imediatamente após o término da RAR nos 14 dias seguintes. Todos os voluntários receberam avaliação clínica e microbiológica no início do estudo, 3, 6 e 12 meses após a RAR. Amostras de biofilme subgengival foram coletadas por sujeito e analisadas quanto a contagens e proporções de 40 espécies bacterianas por hibridização DNA-DNA em tabuleiro de xadrez. As diferenças nos parâmetros clínicos e microbiológicos entre os grupos e ao longo do tempo foram avaliadas pelos testes ANOVA, ANCOVA, Qui-quadrado e Tukey. As análises microbiológicas foram realizadas utilizando ajustes para comparações múltiplas. A significância estatística foi fixada em 5%.
Critérios de inclusão:
Critérios de exclusão:
– uso de aparelhos ortodônticos;
Metronidazole 400 mg, thrice a day for 14 days, beginning after the last SRP session.
SRP will be performed in four to six appointments lasting approximately 1 h each, using manual curettes (Hu-Friedy, Chicago, IL, USA) and ultrasonic device (Cavitron Select SPC, Dentsply professional, York, PA, USA) under local anesthesia. The deep sites will be scaled throughout the first week and treatment of the entire oral cavity will be completed in 14 days.
Amoxicillin and metronidazole placebos thrice a day for 14 days, beginning with the first SRP session.
Amoxicillin and metronidazole placebos thrice a day for 14 days, beginning after the last SRP session.
Metronidazole 400 mg, thrice a day for 14 days, beginning with the first SRP session.
Amoxicillin 500 mg, thrice a day for 14 days, beginning with the first SRP session.
Amoxicillin 500 mg, thrice a day for 14 days, beginning after the last SRP session.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: