Amoxicilina Mais Metronidazol na Manutenção Periodontal

Patrocinado por: Federal University of Minas Gerais

Atualizado em: 31 de agosto de 2023
Inscrição por convite

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

A doença gengival requer cuidados periodontais de suporte vitalícios, com o objetivo de prevenir inflamação adicional e reabsorção óssea. Durante esta fase também é relevante manter os germes em níveis aceitáveis ​​através de uma higiene diária adequada, embora a cooperação do paciente tenda a diminuir com o tempo.

Existem opiniões conflitantes em relação à combinação de raspagem dentária com antibióticos. É por isso que o presente estudo foi desenhado para avaliar os efeitos clínicos e microbiológicos da terapia combinada 1 ano após o tratamento periodontal de suporte. Cinquenta pacientes que decidirem participar voluntariamente receberão raspagem odontológica associada a dois antibióticos diferentes ou cápsulas de placebo. Pontas de papel serão usadas para coletar amostras de placa dental e os níveis de bactérias serão determinados. Especialistas em odontologia também realizarão exames clínicos. Os pacientes estariam disponíveis para 4 consultas odontológicas: antes e 3, 6 e 12 meses após a raspagem.

Saiba mais:

Os benefícios da amoxicilina (AMX) mais metronidazol (MTZ) adjuvante à raspagem e alisamento radicular (SRP) requerem uma investigação mais aprofundada, particularmente em indivíduos com alta ocorrência de bolsas periodontais recorrentes sob terapia de manutenção periodontal (PMT). O objetivo do estudo foi avaliar os resultados clínicos e microbiológicos de AMX+MTZ sistêmico adjuvante ao SRP em pacientes com locais recorrentes [profundidade de sondagem (PD) ≥5 mm) sob PMT, após 1 ano de acompanhamento, em comparação com SRP sozinho.

Métodos: Será realizado um ensaio clínico randomizado controlado com 50 indivíduos em um programa de PMT, os quais serão alocados aleatoriamente em dois grupos: grupo controle (SRP e placebo; n=24) e grupo teste (SRP e MTZ+AMX sistêmico; n=23). Os participantes do presente estudo serão selecionados a partir de um estudo de coorte aberto composto por indivíduos em um programa de PMT, que foram monitorados ao longo de 12 anos de consultas consecutivas (de agosto de 2009 a abril de 2023). Parâmetros clínicos periodontais e amostras de biofilme subgengival serão coletados por examinadores treinados e calibrados no início (T1), 3 (T2), 6 (T3) e 12 (T4) meses após o tratamento. Análises microbiológicas serão realizadas em T1, T2 e T4 por reação em cadeia da polimerase quantitativa em tempo real.

Será listado o percentual de bolsões residuais. Além disso, um valor médio geral de DP será calculado para os locais tratados medindo inicialmente ≥ 5 mm e perda de inserção clínica (CAL) ≥ 3 mm. Testes estatísticos de normalidade em relação à distribuição dos resultados do estudo (parâmetros clínicos) serão realizados usando o teste de Kolmogorov-Smirnov. Testes paramétricos e não paramétricos (testes Qui-quadrado, Wilcoxon e Friedman) serão realizados quando apropriado. A correlação de Spearman (r) será utilizada para avaliar a relação entre contagens bacterianas e condição periodontal entre grupos e tempos de avaliação. Todas as análises serão realizadas por meio do software estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) (p < 0,05).

Critérios de inclusão:

  • indivíduos em programa de PMT
  • monitorados por ~13 anos de visitas consecutivas (de agosto de 2009 a maio de 2023).
  • indivíduos reclassificados como periodontite estágio III e IV
  • não ter apresentado o seguinte desfecho clínico em duas visitas consecutivas PMT - presença de ≤4 sítios com PD ≥5 mm
  • não diabéticos
  • não fumantes
  • sem uso de antibióticos para qualquer finalidade nos 3 meses anteriores à entrada no estudo

Critérios de exclusão:

  • mulheres grávidas ou lactantes
  • fumantes
  • presença de doenças sistêmicas que possam afetar a progressão da periodontite administração prolongada de anti-inflamatórios,
  • necessidade de pré-medicação antibiótica para terapia odontológica de rotina e
  • alergia a metronidazol ou amoxicilina

Amoxicillin 500 milligrams capsules plus metronidazole 400 milligrams
Droga

supra and subgingival scaling and root planing (SRP) using manual and ultrasonic instruments in all residual pockets under anesthesia, performed within 2 consecutive days; systemic use of amoxicillin (500 milligrams) + metronidazole (400 milligrams) three times a day for 7 days after SRP


placebo
Outro

supra and subgingival scaling and root planing (SRP) using manual and ultrasonic instruments in all residual pockets under anesthesia, performed within 2 consecutive days; systemic use of placebo containing corn starch capsules three times a day for 7 days after SRP

Federal University of Minas Gerais, Dental School
Belo Horizonte / Minas Gerais / CEP: 31270-901

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Código do estudo:
NCT05934227
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
julho / 2023
Data de finalização inicial:
setembro / 2024
Data de finalização estimada:
setembro / 2024
Número de participantes:
50
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top