Um estudo de baricitinibe (LY3009104) em crianças com COVID-19
O objetivo deste estudo é determinar se o medicamento do estudo baricitinibe é eficaz e seguro em...
Patrocinado por: Shirley Lima Campos
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A pandemia da COVID-19, doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, gerou um cenário inexplicável para a saúde mundial, causando diversas complicações e graus de comprometimento funcional em milhões de pessoas que conseguem se recuperar da doença.
O sistema respiratório é o principal sistema a ser diretamente afetado durante a infecção por COVID-19, e seu tratamento pode gerar alterações na função respiratória de indivíduos sobreviventes à exacerbação da doença, o que pode promover alterações subjetivas e quantitativas no padrão respiratório, exigindo uma avaliação com instrumentos de alto custo, avaliação necessária para traçar um melhor planejamento terapêutico para esta população. O objetivo deste estudo é avaliar as variáveis do padrão respiratório por meio de um dispositivo denominado RESPIRATORY DIAGNOSTIC ASSISTANT (RDA) e verificar a relação entre as variáveis do padrão respiratório com as variáveis da função pulmonar, força muscular respiratória e respiração em pacientes após acometimento por COVID-19 . Trata-se de um estudo observacional e de validação, prospectivo com acompanhamento da função respiratória por 6 meses, subprojeto vinculado ao projeto já aprovado pelo comitê de ética em pesquisa sob parecer: 4.362.977/4.596.02. A coleta de dados será realizada em um único dia e dividida em algumas etapas que acontecerão no laboratório de fisioterapia cardiopulmonar localizado no departamento de fisioterapia da Universidade Federal de Pernambuco. O primeiro passo é realizar uma entrevista com os participantes para coletar dados clínicos e realizar um exame físico. Posteriormente, será realizada uma avaliação multidimensional da função respiratória. A análise estatística será realizada com o software Statistical Package For Social Science (SPSS) versão 20.0 para Windows. O teste de Kolmogorov-Smirnov será utilizado para verificar o tipo de distribuição, quanto à normalidade das variáveis, e o nível de significância adotado será de 95% (α <0,05) para todas as análises. Por fim, os dados obtidos serão apresentados em tabelas e/ou gráficos.
Mais detalhes...A amostra será composta por voluntários com resultados de COVID-19 confirmados laboratorialmente que possuam variantes do SARS COV 2 rastreados pela vigilância epidemiológica de Caruaru-Pernambuco e serão recrutados por convivência de forma não probabilística. O estudo amostral será obtido através de dados fornecidos pela secretaria municipal de saúde da cidade de Caruaru-Pernambuco com uma amostra prevista de 131 pessoas. A fim de minimizar as perdas amostrais, serão acrescentados 10% à amostra total, que corresponde a 144 participantes. O software que pode ser utilizado é conhecido como GPower (versão 3.13 para Windows) considerando um poder estatístico (β) de 80% e um nível de significância (α) de 5%.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
Study will not have intervention
Contato principal: Shirley L Campos, 1 / + 55 8199413087 / shirley.campos@ufpe.br
Contato secundário: Jakson H Silva, 2 / +55 81 999643502 / jakson.silva@ufpe.br
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: