Um estudo de orforglipron em participantes adultos com obesidade ou sobrepeso e diabetes tipo 2
Este estudo investigará a segurança e a eficácia do tratamento oral uma vez ao dia com orforglipr...
Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A obesidade é uma doença crônica de alta prevalência no Brasil.
Está associada a diabetes e hipertensão. A obesidade pode diminuir a qualidade de vida. Ferramentas de comunicação, como dispositivos móveis e mídias sociais, estão ajudando a controlar e prevenir a obesidade. Neste ensaio clínico randomizado de 2 braços, os pesquisadores pretendem avaliar a eficácia do Guia Alimentar para a População Brasileira por meio de 8 sessões semanais de monitoramento nutricional em vídeo com nutricionistas. Ambos os grupos receberão orientações de profissionais de referência da atenção básica (médico e enfermeiro). Ao longo do programa de intervenção, ambos os grupos serão igualmente avaliados a fim de verificar ao final do estudo a eficácia na perda de peso e melhora da qualidade de vida.
Mais detalhes...A obesidade é uma doença multifatorial de proporções epidêmicas em todo o mundo. O uso de ferramentas de telecomunicação tem sido utilizado em saúde e nutrição em diferentes contextos, buscando reduzir a carga de doenças crônicas não transmissíveis. As intervenções de telessaúde são eficazes para aumentar a qualidade de vida e melhorar a ingestão alimentar dos participantes; esse tipo de tratamento parece viável, custo-efetivo e tem resultados promissores para induzir a perda de peso em indivíduos obesos. Este projeto avaliará o impacto de uma intervenção nutricional remota em curto (8 semanas) e longo prazo (24 e 48 semanas) no peso de indivíduos obesos. A intervenção será baseada no Guia Alimentar para a População Brasileira. Ele se concentrará em pacientes de cuidados primários e terá uma abordagem multidisciplinar. Trata-se de um ensaio clínico randomizado controlado, pragmático, multicêntrico, aberto, com alocação 1:1: (1) grupo intervenção (n = 289): Consulta a distância com nutricionistas com base no Guia Alimentar para a População Brasileira; (2) grupo controle (n = 289): acompanhamento habitual na Atenção Primária à Saúde (APS). O resultado primário será a mudança de peso em 8 semanas. Além disso, os investigadores avaliarão o consumo de alimentos e a qualidade de vida em 8 e 24 semanas como desfechos secundários.
Critérios de inclusão:
Critério de Exclusão:
Teleintervention based on Dietary Guidelines for the Brazilian Population during 8 weeks; two subsequent assessments will also be made, in 24th and 48th weeks, to assess the maintenance of weight loss.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: