Avaliação da Capsulotomia por Radiocirurgia com Acelerador Linear no Transtorno Obsessivo-Compulsivo Grave e Refratário

Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre

Atualizado em: 12 de fevereiro de 2021
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo deste estudo é avaliar, por meio de um estudo piloto com cerca de dez casos, se a capsulotomia ventral bilateral por acelerador linear possibilita a modificação dos sintomas obsessivo-compulsivos e da qualidade de vida em pacientes com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) grave e refratário e também investigar possíveis efeitos adversos/complicações do procedimento.

Saiba mais:

Cerca de dez pacientes com TOC grave e refratário receberão lesões únicas bilaterais na parte inferior do ramo anterior da cápsula interna por acelerador linear. Antes do procedimento, uma avaliação clínica e psiquiátrica detalhada, além de uma extensa bateria de testes diagnósticos psiquiátricos, gravidade e progressão do TOC, sintomas de depressão/ansiedade, presença de tiques, comprometimento psicossocial, qualidade de vida, acomodação familiar e testes neuropsicológicos e de personalidade será realizado. Além disso, os pacientes também serão avaliados por testes sorológicos e de neuroimagem. Os Indivíduos serão avaliados periodicamente e acompanhados por um ano. Serão analisados e comparados os resultados das pontuações das escalas de classificação, bem como o perfil de eventos adversos, alterações cognitivas ou de personalidade e melhoras em testes clínicos e estudos de neuroimagem.

Critérios de inclusão:

1. Diagnóstico de TOC, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, Quinta Edição (DSM-5) como uma entidade patológica importante. Se houver comorbidade com outros transtornos psiquiátricos ou de personalidade, os sintomas do TOC dominam o quadro clínico e precedem outros transtornos.

2. Duração dos sintomas de TOC de pelo menos cinco anos.

3. Variação dos escores dos sintomas obsessivo-compulsivos "Yale-Brown Obsessive-ComppulsiveScale" (YBOCS) maior que 26 (ou maior que 13, se obsessões ou compulsões isoladamente).

4. Preencher os critérios de refratários aos tratamentos anteriores.

5. Ser aceito pelo método da "melhor estimativa" para definir o paciente refratário, que consistia na confirmação por pelo menos dois especialistas em transtorno obsessivo-compulsivo de que o paciente preenchia os critérios para refratário efetivo a tratamentos anteriores.

Critérios de Exclusão:

1. História de traumatismo craniano ou amnésia pós-traumática.

2. Antecedentes de doenças sistêmicas ou neurológicas com comprometimento cerebral, grave e ativo.

3. História de uso atual de substâncias capazes de induzir manifestações psicopatológicas, ou sinais de efeitos cumulativos de álcool ou drogas no sistema nervoso central (como atrofia cortical), confirmados por neuroimagem.

4. gravidez ou lactação.

5. Recusa em submeter-se ao procedimento radiocirúrgico.

6. Recusa em aceitar o termo de consentimento livre e esclarecido, ou participar.

7. Histórico de retardo mental e/ou incapacidade de compreensão do consentimento informado, confirmado por testes neuropsicológicos da avaliação inicial.

8. Falta de família ou acompanhante com capacidade adequada de compreensão do consentimento informado em pacientes com depressão maior ou psicose comórbida que poderiam ter dificuldade em realizar o julgamento adequado para participar do estudo.

Radiosurgery
Radiação

Only one radiation session of about 180 Gy in bilateral internal capsule.

Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Recrutando Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035903

Contato principal: Paulo Abreu, M.D.; Ph.D. / 555133598294 / paulo.abreu@ufrgs.br

Contato secundário: Marcelo Sousa, M.D.; M.Sc. / 555199557634 / mbsousa@hcpa.edu.br

Investigador: Lucas Lovato, M.D.; M.Sc. / Sub-Investigator

Código do estudo:
NCT02500888
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
junho / 2015
Data de finalização inicial:
junho / 2022
Data de finalização estimada:
junho / 2022
Número de participantes:
10
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top