Avaliação e Tratamento da Dor em Ambientes Clínicos

Patrocinado por: Rubens da Silva

Atualizado em: 10 de maio de 2023
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Este novo projeto de pesquisa em dor está inscrito em uma colaboração oficial internacional entre pesquisadores e clínicos da Irmandade da Santa Casa de Londrina (ISCAL) e de duas universidades de Quebec: University of Quebec in Chicoutimi (UQAC) e University of Quebec in Rimouski (UQAR ).

ISCAL como um ambiente de pesquisa de laboratório vivo (locais, equipamentos, tecnologia) para pesquisadores, clínicos, estudantes e pool de pacientes tornará este projeto único no mundo, especialmente para estabelecer um conceito integral sobre dor desde a identificação, avaliação e gerenciamento, usando medidas centrais neurofisiológicas em pacientes com distúrbios neuromusculoesqueléticos. O ISCAL em parceria com o Hospital Santa de Londrina admite tantos pacientes por dia sofrendo de dor, apoiando um tamanho específico de amostra para estabelecimento desse conceito integral na dor.Este projecto assenta nas bases já bem instaladas no ISCAL para aquisição e armazenamento de dados, a partir de uma configuração ideal incluindo doentes com dor e médicos. A infraestrutura do ISCAL será utilizada para melhorar a aquisição de dados de dor dos pacientes, utilizando ferramentas de alta tecnologia em um protocolo experimental simples e robusto direcionado ao sistema nervoso central (SNC). A avaliação convencional da dor (por meio de questionários ou perguntas simples relacionadas à intensidade da dor de anamneses ou médicos de inspeção) será complementada por medidas neurofisiológicas da atividade do SNC baseadas na aquisição de sinais biológicos e relacionadas às atividades funcionais dos pacientes. Um comportamento fisiológico específico da dor será determinado, usando diferentes tipos de pré-processamento e análises estatísticas de sinais biológicos. Enquanto os mecanismos de dor e disfunção física passam pelo SNC, as medições a partir do SNC permitirão conhecer melhor os perfis e necessidades da população (adultos ativos e idosos) que sofrem de dor e incapacidades.O conhecimento adquirido ao longo deste programa de pesquisa aprimorará o atendimento à dor no Hospital Santa Casa, as práticas baseadas em evidências (PBE) in loco por médicos especialistas e profissionais de saúde (enfermagem, medicina, fisiatria, fisioterapeuta etc.) a qualidade de vida de pacientes com dor. Este projeto é uma partilha de conhecimentos benéfica para ambos os polos, incluindo a formação de estudantes, a utilização de tecnologias avançadas e a exploração de novas vias na investigação da dor alicerçada no desenvolvimento do ISCAL numa perspetiva de colaboração internacional.Todo o trabalho deste programa de pesquisa visa tornar o ISCAL o centro de referência em dor crônica no Paraná (sul do país) e além, para todo o Brasil.

Saiba mais:

O objetivo deste projeto é detetar a dor e introduzir um protocolo de avaliação e abordagem terapêutica inovadora no tratamento de doentes com dor crónica.

As actividades deste projecto serão desenvolvidas dentro da estrutura do ISCAL, em cinco fases, a saber: Fase 1 - Nesta fase, pretende-se determinar o perfil dos doentes internados na consulta externa do ISCAL (perfil da dor, localização da dor, idade , sexo, tipo de distúrbio, duração dos sintomas, principais limitações funcionais, tipo de trabalho, entre outras variáveis), bem como, a partir de reuniões entre os pesquisadores, estabelecer um protocolo padronizado de avaliação da dor usando medição simples e de alta tecnologia em diferentes pacientes com distúrbios musculoesqueléticos; Fase 2 - Esta fase visa determinar as propriedades psicométricas de medidas biológicas do sistema nervoso central (como parâmetros de eletroencefalografia e estimulação magnética transcraniana) no contexto da dor neuromusculoesquelética. Um objetivo secundário também seria avaliar a validade (validade concorrente por correlações entre medidas), confiabilidade (medida teste-reteste) e especificidade dessas medidas; Fase 3 - Nesta fase, pretendemos determinar a sensibilidade das medidas de detecção de dor a partir de dados de eletroencefalografia e fadiga muscular (analisada por sinais de eletroneuromiografia) em indivíduos com distúrbios musculoesqueléticos em comparação com controles pareados por idade e sexo. Fase 4 - Nesta fase, o objetivo é verificar o efeito da intervenção no controle da dor usando uma combinação de protocolos de neuromodulação por estimulação por corrente contínua (tDCS), estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) e estimulação magnética transcraniana (rTMS) e outros protocolos alternativos de gerenciamento da dor em indivíduos com distúrbios musculoesqueléticos. Por fim, na Fase 5, o objetivo é fornecer subsídios para a criação de um laboratório de pesquisa em dor, bem como possíveis oficinas e palestras para transferência de conhecimento.

Com este projeto espera-se contribuir para um melhor conhecimento dos mecanismos e neuromodulação da dor no contexto das disfunções músculo-esqueléticas bem como desenvolver um protocolo de avaliação destes doentes e auxiliar em futuras intervenções ou opções terapêuticas. Além disso, a utilização de instrumentos de avaliação e tratamento validados poderá representar uma inovação no contexto da reabilitação no ISCAL, podendo trazer benefícios para a funcionalidade e qualidade de vida dos doentes com disfunções músculo-esqueléticas.

Critérios de inclusão:

  • Adultos de ambos os sexos
  • Idade ≥ 20 anos ou mais (≤ 85)
  • Índice de massa corporal (IMC) entre 18 e 35 kg/m2
  • Proveniente da comunidade local, ou estar em lista de espera, ou estar internado no ISCAL - Irmandande Santa Casa de Londrina
  • Apresentar, pelo menos, 1 diagnóstico de doença músculo-esquelética (diagnóstico médico declarado pelos médicos da equipa clínica do hospital)
  • Ser capaz de apresentar sala e realizar os testes e tarefas funcionais, sem e com o mínimo de auxílio
  • Apresentar estado cognitivo superior a 20 no Mini-Exame do Estado Mental.

Critérios de Exclusão:

  • Câncer
  • Sinais de alerta (infecção, tumor, etc.)
  • Distúrbios psiquiátricos graves
  • Cuidados paliativos
  • Deformidade congênita da coluna vertebral (espondilólise, fusões intervertebrais, 4 vértebras lombares)
  • Síndromes ou doenças sistêmicas bastante graves que pode impossibilitar o teste
  • AVC - fase muito aguda (1 semana) e até estabilidade hemodinâmica mediana
  • Qualquer medicamento ou condição que possa afetar as medições de EEG ou rMT

tDCS associated to functional activities
Aparelho

The intervention will start by a pretest on the first day (day 0, baseline record). Tdcs will be applied associated functional task from an experimental workstation, consisting in a hairdressing dummy head fixed to a telescopic table, adjustable to each individual's height. Elbow angles will be adjusted in a static position with a manual goniometer (60 degrees). The task will be performed in a standing position inside a 1m2 perimeter during 30 minutes, undergoing repetitive movements. Performing a repetitive manual gesture. The cycle will be executed at a cadence of 30s/cycle with a metronome beat. The TCT - tDCS Stimulator Kit Research version, with 35 cm2 on M1 of the contralateral hemisphere for the rigth dominant hand. During the first 30 s of active tDCS, an initial period of ''ramping up'' is administered, in which the stimulator reaches the maximum programmed current (2 mA) to mimic cutaneous perceptions. A 2 mA intensity will be maintained during activity.


Conservative physiotherapy
Outro

Education and exercices for pain relief by usual tradicional physiotherapy in Hospital: walking, mobility, and transfert.

Karen Fernandes
Londrina / Paraná / CEP: 86010929

Contato principal: Karen Fernandes, PhD / 554399219493 / karenparron@gmail.com

Contato secundário: Rubens da Silva, PhD / 4185455011, Ramal: 4350 / rubens.dasilva@uqac.ca

Investigador: Suzy Ngomo, PhD / Principal Investigator

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • Londrina Santa casa Hospital

Código do estudo:
NCT05197777
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
novembro / 2023
Data de finalização inicial:
dezembro / 2024
Data de finalização estimada:
dezembro / 2025
Número de participantes:
20
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top