Randomizado, paralelo (dois braços), comparando biofeedback (braço experimental) versus palpação vaginal (controle ativo, ou seja, prática usual) para obter uma contração voluntária correta do músculo do assoalho pélvico em mulheres que não conseguem realizar uma contração correta (ou seja, grau 0, 1 ou 2 na Escala de Oxford Modificada). A hipótese do estudo é que não há diferença entre os dois braços do estudo na proporção de mulheres que atingem um contrato voluntário correto (grau 3 ou melhor).
O protocolo de treinamento será o mesmo para ambos os grupos e variará de acordo com a função da MAP avaliada em 0, 3, 6 e 9 semanas. O tempo de descanso após cada contração será o dobro da duração da contração, portanto se for realizada uma contração de 3 segundos, será um descanso de 6 segundos. A primeira sessão visará melhorar algumas competências como compreender, pesquisar e encontrar os MAP, a componente educacional desta sessão foi estruturada considerando o Modelo de Crenças em Saúde e será conduzida com a seguinte informação: 1) Informação geral (anatomia genital feminina, internação feminina órgãos, anatomia dos músculos do assoalho pélvico, função dos músculos do assoalho pélvico), 2) informações específicas sobre incontinência urinária (definição de incontinência urinária, preditores de risco para incontinência urinária, impacto na qualidade de vida), 3) relação entre MAP e incontinência urinária, 4) treinamento dos músculos do assoalho pélvico como tratamento de primeira linha para incontinência urinária, 5) como incluir o protocolo de propriocepção dos MAP na vida diária. Serão utilizados como materiais educativos imagens e desenhos da região e será entregue a eles uma cartilha educativa. Em seguida, será mostrado um vídeo de uma contração dos MAP enfatizando como deve ser a contração correta dos MAP. As demais sessões terão como foco variar de acordo com a função dos MAP acessada em cada momento:
- Participantes classificados com MOS 0 ou 1: protocolo dos MAP terão como objetivo aprender uma contração dos MAP e melhorar a percepção dos MAP
- Participantes classificados com MOS = 2: protocolo dos MAP terão objetivo ensinar como controlar a contração dos MAP
- Participantes classificadas com MOS ≥ 3: protocolo dos MAP terá como objetivo melhorar a força dos MAP
O tempo de descanso após cada série será de 3 minutos e o protocolo evoluirá da seguinte forma:
- SEMANA 1: Nas clínicas : 30 minutos: componente educacional conforme discutido anteriormente. 30 minutos: Será explicado o protocolo estudado e a necessidade de preenchimento de um diário com a rotina de treinos em casa que deverá ser entregue ao avaliador na avaliação de 12 semanas. A cada sessão, o fisioterapeuta fará o acompanhamento do diário, anotará a frequência dos treinos e orientará se necessário. Para promover um primeiro contato com seus MAP, será realizada 1 série de contração dos MAP associada à palpação vaginal ou biofeedback de 6 contrações rápidas de acordo com o grupo randomizado. O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos. Eventuais dúvidas serão esclarecidas. Em casa: Todos os participantes serão orientados a realizar 3 séries de 6 contrações rápidas diariamente durante a semana seguinte na posição supina. O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e após cada série será de 2 minutos.
- SEMANA 2-3: Nas clínicas: Será feito o acompanhamento da agenda de treinamento, e eventuais dúvidas serão esclarecidas. O protocolo de treinamento será diferente de acordo com a função dos MAP avaliada na semana 0. MOS 0: 3 séries de 6 contrações rápidas. O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e após cada série será de 2 minutos. MOS 1: 3 séries de 6 contrações rápidas e 3 séries de 6 contrações sustentadas por 3 segundos. O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e 2 minutos após cada série. Em casa: O protocolo de treinamento será diferente de acordo com a função dos MAP avaliada na semana 0. MOS 0: 3 séries de 6 contrações rápidas na posição supina. O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e após cada série será de 2 minutos. MOS 1: 3 séries de 6 contrações rápidas e 3 séries de 6 contrações sustentadas por 3 segundos em supino. O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e 2 minutos após cada série.
- SEMANA 4-6: Nas clínicas: Será feito o acompanhamento da agenda de treinamento, e eventuais dúvidas serão esclarecidas. O protocolo de treinamento será diferente de acordo com a função dos MAP avaliada na semana 3. MOS 0: 3 séries de 10 contrações rápidas. O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e após cada série será de 2 minutos. MOS 1: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 6 contrações sustentadas por 4 segundos. O tempo de descanso após cada contração será de seis segundos e 2 minutos após cada série. MOS ≥ 2: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 10 contrações sustentadas por 6 segundos. O tempo de descanso após cada contração será de dez segundos e 3 minutos após cada série. Em casa: O protocolo de treinamento será diferente de acordo com a função dos MAP avaliada na semana 3. MOS 0:3 séries de 10 contrações rápidas, cada série em uma posição diferente (ou seja, supino, sentado e em pé). O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e após cada série será de 2 minutos. MOS 1: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 6 contrações sustentadas por 4 segundos. Cada série deve ser executada em uma posição diferente (ou seja, supino, sentado e em pé). O tempo de descanso após cada contração será de seis segundos e 2 minutos após cada série. MOS ≥ 2: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 10 contrações sustentadas por 6 segundos. Cada série deve ser realizada em uma posição diferente (ou seja, supino, sentado e em pé). O tempo de descanso após cada contração será de dez segundos e 3 minutos após cada série.
- SEMANA 7-9: Nas clínicas: Será feito o acompanhamento da agenda de treinamento, e eventuais dúvidas serão esclarecidas. O protocolo de treinamento será diferente de acordo com a função dos MAP avaliada na semana 6. MOS 0: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 5 contrações sustentadas por 3 segundos. O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e após cada série será de 2 minutos. MOS 1: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 6 contrações sustentadas por 4 segundos. O tempo de descanso após cada contração será de seis segundos e 2 minutos após cada série. MOS ≥ 2: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 10 contrações sustentadas por 6 segundos. O tempo de descanso após cada contração será de segundos e 3 minutos após cada série. Em casa: O protocolo de treinamento será diferente de acordo com a função dos MAP avaliada na semana 6. MOS 0: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 5 contrações sustentadas por 3 segundos. Cada série deve ser executada em uma posição diferente (ou seja, supino, sentado e em pé). O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e após cada série será de 2 minutos. MOS 1: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 6 contrações sustentadas por 4 segundos. Cada série deve ser executada em uma posição diferente (ou seja, supino, sentado e em pé). O tempo de descanso após cada contração será de seis segundos e 2 minutos após cada série. MOS ≥ 2: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 10 contrações sustentadas por 6 segundos. Cada série deve ser realizada em uma posição diferente (ou seja, supino, sentado e em pé). O tempo de descanso após cada contração será de dez segundos e 3 minutos após cada série.
- SEMANA 10-12: Nas clínicas: Agenda de treinamento será acompanhada, e possíveis dúvidas serão esclarecidas. O protocolo de treinamento será diferente de acordo com a função dos MAP avaliada na semana 9. MOS 0: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 5 contrações sustentadas por 3 segundos. O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e após cada série será de 2 minutos. MOS 1: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 6 contrações sustentadas por 4 segundos. O tempo de descanso após cada contração será de seis segundos e 2 minutos após cada série. MOS ≥ 2: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 10 contrações sustentadas por 6 segundos. O tempo de descanso após cada contração será de segundos e 3 minutos após cada série. Em casa: O protocolo de treinamento será diferente de acordo com a função dos MAP avaliada na semana 6. MOS 0: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 5 contrações sustentadas por 3 segundos. Cada série deve ser executada em uma posição diferente (ou seja, supino, sentado e em pé). O tempo de descanso após cada contração será de cinco segundos e após cada série será de 2 minutos. MOS 1: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 6 contrações sustentadas por 4 segundos. Cada série deve ser executada em uma posição diferente (ou seja, supino, sentado e em pé). O tempo de descanso após cada contração será de seis segundos e 2 minutos após cada série. MOS ≥ 2: 3 séries de 10 contrações rápidas e 3 séries de 10 contrações sustentadas por 6 segundos. Cada série deve ser realizada em uma posição diferente (ou seja, supino, sentado e em pé). O tempo de descanso após cada contração será de dez segundos e 3 minutos após cada série.
Os dois grupos receberão uma cartilha e orientações para realizar o protocolo de treinamento em casa em dias alternados e um diário para registrar a adesão ao programa. O protocolo guiado será o mesmo utilizado durante o treinamento supervisionado naquela semana específica. As mulheres serão orientadas a escolher a posição para praticar sessões não supervisionadas (ou seja, supina, lateral, sentada e/ou em pé).