Radiofrequência microablativa no tratamento de sintomas urinários associados à síndrome geniturinária da menopausa
A Síndrome Geniturinária da Menopausa (GSM) é composta por um conjunto de alterações na região da...
Patrocinado por: Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
A incontinência urinária pós-prostatectomia (IUPP) é uma complicação de difícil tratamento que causa profundo impacto negativo na qualidade de vida do indivíduo, além de perturbar seriamente a relação médico-paciente e é um importante problema de saúde pública .
A incontinência urinária (IU) pode ocorrer tanto no tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) quanto no tratamento do câncer de próstata.No tratamento da doença benigna, esta complicação está associada a uma prevalência muito baixa, inicialmente de 9% e cerca de 1% em 12 meses de pós-operatório. Na prostatectomia radical, a prevalência é maior, variando de 2% a 87%, dependendo das populações e locais estudados, das definições utilizadas, das diferentes metodologias empregadas na avaliação da incontinência e também dos diferentes graus de intensidade da doença . Vários autores avaliaram a incidência de incontinência após prostatectomia radical robótica, aberta e laparoscópica. Com essas técnicas, a incidência total relatada de IU varia de 4% a 40%.Com a alta prevalência de IUPP, acelerar a recuperação do controle urinário é uma importante prioridade para os pacientes e seus cuidadores, e a busca por tratamentos eficazes e de baixo risco é uma constante. Assim, surge a possibilidade de tratamento com o recurso de radiofrequência (RF).
Mais detalhes...Uma proposta atual de tratamento é o uso da radiofrequência, que é um processo diatérmico gerado pela radiação de um espectro eletromagnético, resultando em uma retração imediata do colágeno existente e posterior ativação de fibroblastos causando uma neocolagênese. Em estudos que utilizaram radiofrequência para tratamento da IUE, foi demonstrada resposta terapêutica de até 50%. Representando um tratamento mais custo-efetivo do que a cirurgia.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
The radiofrequency application protocol will be used in the form of capacitive electrical transfer, bipolar configuration, with CAPENERGY device (Figure 1), which has two electrodes: an active one, which will be introduced into the anal region, using a condom and gel to The emission of radiofrequency and another electrode, dispersive, coupled to the patient's hip, which will function as earth. The active electrode has at its end a sensor capable of capturing the temperature. The temperature used in the treatment will be 41 ° C, which this parameter will be placed in the equipment. Upon reaching the desired heating, the apparatus maintains the temperature and thus the application of the radiofrequency will be maintained for 2 minutes.
Contato principal: Patricia Lordelo, post doc / +5571988592400 / pvslordelo@hotmail.com
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: