Biópsias protocolares em receptores de transplante renal de alto risco

Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre

Atualizado em: 28 de junho de 2023
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Crianças até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O presente estudo tem como objetivo avaliar a utilidade de biópsias protocolares em uma coorte de pacientes transplantados renais de alto risco imunológico para lesão e perda do enxerto.

Saiba mais:

Este será um estudo prospectivo realizado na Unidade de Transplante Renal do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Além da avaliação de rotina comumente realizada neste período pós-transplante, biópsias protocolares serão realizadas na 10ª semana pós-transplante em receptores de transplante de alto risco. Os fragmentos da biópsia serão avaliados quanto à agressão imune tecidual (principalmente rejeições celulares e mediadas por anticorpos) e outras condições, como infecções, particularmente poliomavírus e citomegalovírus e toxicidades medicamentosas. A presença de anticorpos específicos do doador e agentes infecciosos prejudiciais ao enxerto também será pesquisada no sangue periférico no momento da biópsia. Cem pacientes serão randomizados para um protocolo de biópsia e avaliação não invasiva ou apenas para avaliação não invasiva. A hipótese do estudo é que as biópsias levarão a tratamentos que poderão permitir melhores resultados dos transplantes renais, relacionados à diminuição da progressão de agressões subclínicas, evitando ou retardando a perda do enxerto e preservando ou diminuindo a taxa de perda da taxa de filtração glomerular. Portanto, essa estratégia tem a possibilidade de atingir a rotina da prática clínica e, assim, contribuir positivamente no manejo do paciente transplantado renal.

Critérios de inclusão:

Adultos transplantados renais, com alto risco imunológico, que consentiram em participar do estudo mediante assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido. O alto risco imunológico é definido por:

  • Teste cruzado de linfócitos T pré-transplante positivo por citometria de fluxo (desvio de canal maior que 62);
  • Teste cruzado de linfócitos B positivo pré-transplante por citometria de fluxo (desvio de canal maior que 112);
  • Reatividade de painel calculada maior que 50% na classe I e/ou classe II;
  • Presença no soro pré-transplante de doador classe I e/ou II de anticorpos anti-antígeno leucocitário humano com intensidade e fluorescência superiores a 1000;
  • Ocorrência de rejeição celular ou mediada por anticorpos nos 30 dias anteriores à data da biópsia protocolar.

Critérios de Exclusão:

  • Pacientes com contraindicação para biópsia de enxerto renal;
  • Pacientes cujos fragmentos de biópsia não são representativos;
  • Pacientes com disfunção do enxerto nos quais a biópsia do enxerto renal está indicada até 4 semanas antes da biópsia protocolar.

Percutaneous renal biopsy.
Procedimento

The biopsy will be performed with a 16 Gauge semi-automatic needle gun for renal biopsy under real-time ultrasound control. After the procedure will be done ultrasound control

Hospital de Clinicas of Porto Alegre
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 90035-003

Código do estudo:
NCT04154267
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
fevereiro / 2020
Data de finalização inicial:
dezembro / 2023
Data de finalização estimada:
fevereiro / 2024
Número de participantes:
119
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top