Bloqueio do quadrado lombar versus bloqueio do transverso do abdome

Patrocinado por: University of Sao Paulo General Hospital

Atualizado em: 31 de outubro de 2023
Ainda não recrutando

Status de recrutamento

Crianças até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O advento da substituição da laparotomia por técnicas minimamente invasivas trouxe o benefício óbvio da redução da dor pós-operatória.

A aplicação do bloqueio transverso do abdome já demonstrou reduzir a dor pós-operatória em histerectomia laparoscópica. A comparação entre ele e o bloqueio do quadrado lombar em cesarianas mostrou que este último foi superior em relação à analgesia pós-operatória. O objetivo deste estudo é comparar a analgesia pós-operatória em pacientes que receberam uma ou outra dessas técnicas de anestesia regional para prevenir a dor pós-operatória em cirurgias laparoscópicas ginecológicas. A amostra recrutada será distribuída aleatoriamente em três grupos para receber placebo, bloqueio do plano abdominal transverso ou bloqueio do quadrado lombar, de forma sigilosa para os pacientes e equipe. O desfecho primário avaliado será o consumo de opioides no pós-operatório e o desfecho secundário será a avaliação dos escores de dor pós-operatória.

Saiba mais:

: a amostra será dividida em três grupos e todos os participantes receberão anestesia geral. Os pacientes do grupo placebo (GP) serão encaminhados à sala de recuperação pós-anestésica após extubação e adequada recuperação hemodinâmica e respiratória. Os pacientes do grupo tap block (TBG) receberão 0,2 ml de ropivacaína a 0,25% entre os músculos transverso e oblíquo interno guiados por ultrassom (US), de um lado e depois do outro (mesma dose), após o término da cirurgia. Os pacientes do grupo quadrado lombar (LQG) receberão 0,2 ml/kg de ropivacaína a 0,25% no interior da camada média da fáscia toracolombar guiada por US, de um lado e depois do outro (mesma dose), após o término da cirurgia . Em todos os participantes, o monitoramento incluirá cardioscópio, oximetria, pressão arterial não invasiva e monitor de nível de hipnose. Após punção venosa periférica, antibioticoprofilaxia com cefazolina 2g e medicação pré-anestésica com midazolam 0,05 mg/kg. Após 5 min de pré-oxigenação, os pacientes receberão indução anestésica venosa com lidocaína 2% 1mg/kg sem vasoconstritor; fentanil 4 µ/kg; propofol 2 mg/kg, ou ainda hipnose adequada guiada por monitor adequado; cisatracúrio 0,15mg/kg, com intubação traqueal e ventilação mecânica após plano anestésico confirmado com monitor adequado e relaxamento muscular adequado. A anestesia será mantida com propofol em infusão contínua guiada por monitor de hipnose e remifentanil em infusão contínua entre 0,1 e 0,5 µg/kg/min, de acordo com a necessidade do paciente. Todos os participantes do estudo receberão ondansetrona 8 mg, dipirona 2 g, cetoprofeno 100 mg, dexametasona 10 mg e morfina 3 mg. Ao final da cirurgia, após recuperação parcial do bloqueio neuromuscular, os pacientes receberão atropina 0,01 mg/kg e neostigmina 0,02mg/kg antes da extubação traqueal.

Critérios de inclusão:

  • Programada para videolaparoscopia ginecológica.

Critérios de Exclusão:

  • Alergia a qualquer componente do protocolo do estudo, coagulopatias.

General anesthesia
Outro

General anesthesia with fentanyl, propofol and remifentanil.


Quadratus lumborum block
Outro

At the end of general anesthesia with fentanyl, propofol and remifentanil, patients will receive quadratus lumborum block with ropivacaine 0,25% 0,2 ml/kg


Transverse abdominal block
Outro

Transverse abdominal block with ropivacaine 0,25% 0,2 ml/kg at the end of general anesthesia with fentanyl, propofol and remifentanil

Hospital das Clínicas - Faculdade de Medicina da Universidade de Sao Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 01246-903

Contato principal: joaquim vieira, MD / 55-11-30618716 / joaquimve@usp.br

Contato secundário: Sebastião Silva Filho, Physician / 12991457764 / sebasernesto@gmail.com

Código do estudo:
NCT04367233
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
junho / 2024
Data de finalização inicial:
setembro / 2025
Data de finalização estimada:
setembro / 2025
Número de participantes:
75
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top