Cabotegravir injetável comparado a TDF/FTC para PrEP em homens não infectados pelo HIV e mulheres transexuais que fazem sexo com homens

Patrocinado por: National Institute of Allergy and Infectious Diseases (NIAID)

Atualizado em: 13 de março de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 2/Fase 3

Fase do estudo

Resumo:

Este estudo avaliará a segurança e eficácia do medicamento injetável cabotegravir (CAB LA), para profilaxia pré-exposição (PrEP) em homens cisgênero não infectados pelo HIV e mulheres transgênero que fazem sexo com homens (HSH e TGW).

Saiba mais:

O objetivo deste estudo é avaliar a segurança e eficácia do medicamento injetável cabotegravir (CAB LA), para profilaxia pré-exposição (PrEP) em homens cisgênero não infectados pelo HIV e mulheres transgênero que fazem sexo com homens (HSH e TBV).

Este estudo incluirá HSH e TGW não infectados pelo HIV em risco de adquirir a infecção pelo HIV. Os participantes serão acompanhados por um total de 4 anos.

Este estudo será desenvolvido em três etapas. Os participantes serão designados aleatoriamente para um dos dois grupos:

Grupo A:

Etapa 1: Os participantes receberão comprimidos CAB orais diários e comprimidos placebo TDF/FTC orais diariamente por 5 semanas.

Etapa 2: Os participantes receberão uma injeção intramuscular (IM) de CAB LA em dois pontos de tempo com 4 semanas de intervalo e a cada 8 semanas a partir de então e comprimidos orais diários de TDF/FTC placebo até a semana 153.

Grupo B:

Etapa 1: Os participantes irão receber comprimidos diários orais de TDF/FTC e comprimidos placebo CAB orais diários por 5 semanas.

Etapa 2: Os participantes receberão diariamente comprimidos orais de TDF/FTC e uma injeção IM de placebo em dois momentos com 4 semanas de intervalo e a cada 8 semanas até a Semana 153.

Na Etapa 3, todos os participantes (Braços A e B) receberão comprimidos orais diários de TDF/FTC começando na Semana 153 (último dia da Etapa 2)/Dia 0 (primeiro dia da Etapa 3) e continuando por 48 semanas. Os participantes de

participarão de até 47 visitas de estudo ao longo do estudo. As visitas podem incluir exames físicos, coleta de sangue, coleta de urina, eletrocardiograma (ECG) e coleta de swab retal. Alguns participantes podem fazer uma varredura de absorptimetria de raios X de densidade mineral óssea (DXA) em visitas selecionadas.

Todos os participantes serão transferidos para serviços de prevenção de HIV disponíveis localmente, incluindo serviços de PrEP, se disponíveis, ao final de sua participação no estudo.

HPTN 083-01 é um subestudo do HPTN 083. O objetivo deste estudo é avaliar a segurança, tolerabilidade e aceitabilidade do CAB LA para a prevenção do HIV entre adolescentes do sexo masculino. Os participantes receberão CAB oral por 5 semanas, seguido por 29 semanas em CAB LA, então visitas trimestrais por 48 semanas após a injeção final. Todos os participantes que receberam pelo menos uma injeção serão acompanhados por 48 semanas após a última injeção. A duração total do estudo por participante será de aproximadamente 21 meses.

HPTN 083-02 é um subestudo qualitativo de participantes inscritos no HPTN 083. O objetivo deste estudo é explorar potenciais barreiras, facilitadores e questões potencialmente modificáveis relacionadas à adesão a consultas clínicas no contexto da PrEP injetável; aprender sobre preferências e tomada de decisão em relação ao uso de PrEP oral versus injetável, ou outros produtos biomédicos de prevenção; e coletar dados qualitativos explicativos sobre as experiências dos participantes no HPTN 083 para melhor interpretar os resultados do estudo e orientar as próximas estratégias de prevenção. Os participantes deste subestudo completarão uma entrevista individual qualitativa semiestruturada.

Critérios de inclusão:

  • HSH e TGW, 18 anos ou mais no momento da triagem (homem ao nascer)
  • Disposto a fornecer consentimento informado para o estudo
  • Em alto risco de adquirir sexualmente a infecção pelo HIV com base no autorrelato de pelo menos pelo menos um dos seguintes:
  • Qualquer relação sexual anal receptiva sem preservativo nos 6 meses anteriores à inscrição (relação anal sem preservativo dentro de uma relação monogâmica HIV soronegativa concordante não atende a este critério)
  • Mais de cinco parceiros nos 6 meses anteriores à inscrição ( independentemente do uso de preservativo e sorologia para HIV, conforme relatado pelo inscrito)
  • Uso de qualquer droga estimulante nos 6 meses anteriores à inscrição
  • Gonorréia retal ou uretral ou clamídia ou sífilis incidente nos 6 meses anteriores à inscrição
  • Pontuação SexPro de menor ou igual a 16 (somente sites nos EUA)
  • Em boa saúde geral, conforme evidenciado pelo seguinte laborato valores ry, que devem ser de amostras obtidas até 45 dias antes da inscrição no estudo:
  • Resultados de teste de HIV não reagentes/negativos. Mais informações sobre este critério podem ser encontradas no protocolo.
  • Hemoglobina maior que 11 g/dL,
  • Contagem absoluta de neutrófilos maior que 750 células/mm^3
  • Contagem de plaquetas maior ou igual a 100.000/mm^3
  • Depuração de creatinina calculada maior ou igual a 60 mL/ minuto usando a equação de Cockcroft-Gault (use o sexo ao nascer para o cálculo)
  • Embora não exclua o protocolo, os centros devem considerar cuidadosamente a conveniência de inscrever participantes com depuração de creatinina calculada entre 60-70 mL/min, pois alterações limitadas na depuração de creatinina durante a condução do estudo irão levar a retenções de produtos obrigatórios pelo protocolo e pode alterar as considerações risco-benefício da participação no estudo
  • Alanina aminotransferase (ALT) inferior a 2 vezes o limite superior do normal (LSN)
  • Bilirrubina total inferior ou igual a 2,5 vezes o LSN
  • Vírus da hepatite B (HBV) antígeno de superfície (HBsAg) negativo
  • Vírus da hepatite C (HCV) Ab negativo QUEBRA DELINHA - Sem anormalidades laboratoriais de Grau 3 ou superior em quaisquer testes laboratoriais obtidos na triagem, incluindo testes obtidos como parte de um painel de testes solicitados para obter os resultados dos testes laboratoriais exigidos pelo protocolo.
  • Nenhuma condição médica que, na opinião do investigador do estudo, interferiria na condução do estudo (por exemplo, fornecida por auto-relato, ou encontrada no histórico e exame médicos ou em prontuários disponíveis)
  • Disposto a se submeter a todos os requisitos procedimentos do estudo

Critérios de Exclusão:

  • Um ou mais resultados de teste de HIV reagentes ou positivos na Triagem ou Inscrição, mesmo que a infecção pelo HIV não seja confirmada
  • Uso ativo ou recente de qualquer droga intravenosa ilícita ("recente" definida como nos 90 dias anteriores à inscrição)
  • Co-inscrição em qualquer outro estudo de pesquisa de intervenção ou outros estudos concorrentes que possam interferir com este estudo (conforme fornecido por autorrelato ou outra documentação disponível. Exceções podem ser feitas, se apropriado, após consulta ao CMC.)
  • Passado ou participação atual em testes de vacinas contra o HIV. Uma exceção será feita para participantes que possam fornecer documentação de recebimento de placebo (não braço ativo). Nota: A participação anterior em um estudo de anticorpo monoclonal não é excludente, eficaz a partir da versão 1.0 do HPTN 083.
  • Doença cardiovascular clinicamente significativa, conforme definido por história/evidência de arritmia sintomática, angina/isquemia, cirurgia de revascularização miocárdica (CABG) ou angioplastia coronária transluminal percutânea (PTCA) ou qualquer doença cardíaca clinicamente significativa
  • Condições inflamatórias da pele que comprometem a segurança de injeções intramusculares (IM), de acordo com o critério do Investigador de Registro. Condições de pele leves não podem ser excludentes a critério do Investigador de Registro (IoR) ou designado em consulta com o CMC
  • Tem uma tatuagem ou outra condição dermatológica sobre a região das nádegas que na opinião do IoR ou designado, em consulta com o CMC , pode interferir na interpretação das reações no local da injeção
  • Histórico atual ou crônico de doença hepática (por exemplo, esteato-hepatite alcoólica ou não alcoólica) ou anormalidades hepáticas ou biliares conhecidas (com exceção da síndrome de Gilbert, cálculos biliares assintomáticos ou colecistectomia)
  • Coagulopatia (primária ou iatrogênica) que contra-indicaria a injeção intramuscular (o uso concomitante de terapia anticoagulante ou antiplaquetária deve ser discutido com o CMC)
  • Uso ativo ou planejado de medicamentos proibidos conforme descrito na Brochura do Investigador ou listado no Manual de Procedimentos Específicos do Estudo (SSP) (fornecido por auto-relato ou obtido do histórico médico registros médicos). Em particular, o uso futuro de TDF/FTC em qualquer ponto durante o estudo.
  • Alergia conhecida ou suspeita aos componentes do produto do estudo (ativo ou placebo), incluindo ovo ou produtos de soja (ovo e produtos de soja estão contidos no Intralipid)
  • Implantes ou preenchimentos glúteos colocados cirurgicamente ou injetados, por autorrelato. Entre em contato com o CMC para obter orientação sobre dúvidas sobre casos individuais.
  • Uso de álcool ou substância que, na opinião do investigador do estudo, colocaria em risco a segurança do participante do estudo (por exemplo, fornecido por auto-relato, ou encontrado no histórico e exame médico ou em prontuários disponíveis).
  • Histórico de transtorno convulsivo, por autorrelato
  • Intervalo QTc (B ou F) maior que 500 mseg

Cabotegravir Oral Tablet
Droga

30 mg tablet


TDF/FTC tablets
Droga

300 mg/200 mg fixed-dose combination tablets


Placebo for TDF/FTC tablets
Droga

Placebo for cabotegravir oral tablet
Droga

CAB LA
Droga

Administered as one 3 mL (600 mg) IM injection in the gluteal muscle at two time points 4 weeks apart and every 8 weeks thereafter


Placebo for CAB LA
Droga

Administered as one 3 mL IM injection in the gluteal muscle at two time points 4 weeks apart and every 8 weeks thereafter

Hospital Nossa Senhora da Conceicao CRS
Porto Alegre / Rio Grande do Sul / CEP: 91350-200

Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS
São Paulo / São Paulo / CEP: 04121-000

Instituto de Pesquisa Clinica Evandro Chagas (IPEC) CRS
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 21040-360

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000

As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.

  • ViiV Healthcare
  • Gilead Sciences

Código do estudo:
NCT02720094
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
dezembro / 2016
Data de finalização inicial:
maio / 2020
Data de finalização estimada:
julho / 2024
Número de participantes:
4570
Aceita voluntários saudáveis?
Sim
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top