TMC125-TiDP35-C239 - Acesso Contínuo à Etravirina (ETR) no Tratamento de Participantes Experientes Infectados pelo HIV-1
O objetivo deste estudo é fornecer etravirina (ETR) durante este estudo até que os participantes ...
Patrocinado por: Fundação Bahiana de Infectologia
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O acesso à terapia antirretroviral (ART) em países de baixa e média renda foi ampliado de forma eficaz nos últimos anos.
Recentemente, as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) mudaram para recomendar o uso de Dolutegravir (DTG) combinado com dois inibidores nucleosídeos da transcriptase reversa (NRTIs), tenofovir e lamivudina, para ART de primeira linha; no entanto, ainda há necessidade de mais dados sobre os resultados dos regimes baseados em DTG para pessoas com HIV-1.Este estudo tem como objetivo descrever os resultados de pacientes experientes e virgens de tratamento iniciando um regime baseado em dolutegravir (DTG) em uma grande coorte de pacientes infectados pelo HIV no Brasil e comparar com os resultados obtidos de um grupo controle retrospectivo de indivíduos que iniciaram não - TARV baseada em DTG.
Mais detalhes...O CODE é um estudo observacional prospectivo multicêntrico para descrever e quantificar os resultados de pacientes que iniciam regimes baseados em DTG. Os investigadores acompanharão pacientes virgens de TAR iniciando regimes baseados em DTG (Grupo 1), pacientes em regimes ART estáveis mudando para DTG (qualquer motivo) (Grupo 2) e pacientes com experiência em ART mudando para regimes contendo DTG devido a falha virológica (Grupo 3). Além disso, para fins de comparação, os investigadores coletarão dados de pacientes que iniciaram um regime sem DTG (Grupo 4) no período de 2014-2016 e não mudaram para regimes baseados em DTG (Figura 1). Os pacientes inscritos serão acompanhados por 36 meses.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
This will be an observational study, no intervention will be performed
Contato principal: Estela Luz, RN, MSci / 32838123 / eluz5@yahoo.com.br
Investigador: Carlos Brites, MD, PhD / Principal Investigator
Contato principal: Carlos Brites, MD, PhD / crbrites@gmail.com
Contato principal: Valdez Madruga, MD / valdezmr@uol.com.br
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: