Comparação da Eficácia da Quimioterapia Dostarlimab Plus Versus Quimioterapia Pembrolizumab Plus em Participantes com Câncer de Pulmão de Células Não Pequenas (NSCLC) Metastático Não Escamoso

Patrocinado por: GlaxoSmithKline

Atualizado em: 07 de fevereiro de 2024
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Fase 2

Fase do estudo

Resumo:

O NSCLC compreende aproximadamente 84% (%) de todos os cânceres de pulmão e geralmente é diagnosticado em estágio avançado devido ao mau prognóstico.

Dostarlimabe é um anticorpo monoclonal humanizado imunoglobulina G (IgG)4 kappa (mAb) que se liga com alta afinidade à proteína de morte celular programada 1 (PD 1), resultando na inibição da ligação ao ligante de morte programada 1 (PD L1) e ao ligante de morte programada 2 (DP L2). Este estudo tem como objetivo comparar a eficácia e segurança dos inibidores de PD-1 dostarlimabe e pembrolizumabe, quando administrados em combinação com quimioterapia (pemetrexede, cisplatina e carboplatina), em participantes com NSCLC não escamoso sem um receptor de fator de crescimento epidérmico sensibilizante conhecido (EGFR), linfoma anaplásico quinase (ALK), ou mutação do receptor tirosina quinase-1 (ROS-1), mutação BRAF V600E ou outra aberração genômica para a qual uma terapia direcionada aprovada está disponível. Um total de aproximadamente 240 participantes serão incluídos no estudo por um período de 5 anos.

Saiba mais:

Critérios de inclusão:

  • O participante deve ter mais de (>=) 18 anos de idade, deve ser capaz de entender os procedimentos do estudo e concorda em participar do estudo, fornecendo consentimento informado por escrito, que inclui o cumprimento dos requisitos e restrições listados no formulário informado termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) e neste protocolo.
  • O participante tem CPCNP não escamoso metastático confirmado histologicamente ou citologicamente com ausência documentada de uma mutação sensibilizante de EGFR, ALK, ROS-1 ou BRAFV600E ou outra aberração genômica para a qual uma terapia direcionada aprovada está disponível. Tumores mistos serão categorizados pelo tipo celular predominante; se o tumor tiver histologia celular predominantemente escamosa ou se elementos de células pequenas estiverem presentes, o participante não será elegível.
  • Os participantes devem ter doença mensurável, isto é (ou seja) apresentando pelo menos 1 lesão mensurável por RECIST v1.1 conforme determinado pelo investigador do local/avaliação radiológica. As lesões-alvo situadas em uma área previamente irradiada são consideradas mensuráveis se a progressão tiver sido demonstrada nessas lesões e se houver outras lesões-alvo. Se houver apenas 1 lesão-alvo irradiada anteriormente, o participante não será elegível.
  • O participante documentou o status PD L1 pelo ensaio 22C3 pharmDx (Agilent/Dako). Se nenhum resultado PD L1 anterior estiver disponível no momento da triagem, o participante pode ser testado localmente usando o método indicado ou o teste PD L1 central pode ser concluído. Os resultados são necessários para estratificação e devem estar disponíveis antes da randomização.
  • O participante tem uma pontuação de status de desempenho ECOG de 0 ou 1.
  • O participante tem uma expectativa de vida de pelo menos 3 meses.
  • Participante com função orgânica adequada.
  • O participante se recuperou para Grau menor que igual a (<=)1 de qualquer toxicidade relacionada ao tratamento anterior no momento da randomização. Um participante com alopecias de Grau 2 é uma exceção a este critério e pode se qualificar para este estudo.
  • O uso de anticoncepcionais por participantes do sexo masculino e feminino deve estar de acordo com a regulamentação local referente aos métodos de contracepção para participantes de estudos clínicos.
  • Os participantes do sexo masculino são elegíveis para participar se concordarem com o seguinte durante o Período de Tratamento e por pelo menos 150 dias após a última dose do tratamento do estudo:
  • Abster-se de doar esperma plus, ou:
  • Ser abstinente de relações heterossexuais como seu estilo de vida preferido e habitual (abstinência a longo prazo e persistente) e concorda em permanecer abstinente.
  • Deve concordar em usar contracepção/barreira da seguinte forma:
  • Concordar em usar um preservativo masculino (e também deve ser informado sobre o benefício de uma parceira usar um método contraceptivo altamente eficaz, pois um preservativo pode quebrar ou vazar) ao ter relação sexual com uma mulher com potencial para engravidar (WOCBP) que não está grávida no momento.
  • Concorde em usar preservativo masculino ao praticar qualquer atividade que permita a passagem de ejaculação para outra pessoa.
  • Uma participante do sexo feminino é elegível para participar se não estiver grávida ou amamentando, e uma das seguintes condições se aplica:
  • É uma mulher sem potencial para engravidar (WONCBP),
  • É uma WOCBP, usando um método contraceptivo altamente eficaz (com uma taxa de falha <1% ao ano e, preferencialmente, com baixa dependência do usuário) durante o Período de Tratamento e por pelo menos 180 dias após a última dose do tratamento do estudo e concorda em não doar óvulos (óvulos ou oócitos) para fins de reprodução neste período. O investigador deve avaliar o potencial de falha do método anticoncepcional (por exemplo [por exemplo], descumprimento e iniciado recentemente) em relação à primeira dose do tratamento em estudo.
  • Um WOCBP deve ter um teste de gravidez altamente sensível negativo (urina ou soro, conforme exigido pelas diretrizes locais) dentro de 72 horas antes da primeira dose do tratamento do estudo. Se um teste de urina não puder ser confirmado como negativo (por exemplo, um resultado ambíguo), é necessário um teste de gravidez sérico. Nesses casos, a participante deve ser excluída da participação se o resultado sorológico da gravidez for positivo.

Critérios de Exclusão:

  • Participante recebeu terapia sistêmica anterior para o tratamento de CPCNP metastático. Participantes que receberam quimioterapia neoadjuvante ou adjuvante são elegíveis se a terapia neoadjuvante/adjuvante foi concluída pelo menos 12 meses antes do desenvolvimento da doença metastática.
  • O participante recebeu terapia anterior com um inibidor de PD (L)1 ou PD L2, um inibidor de proteína 4 associada a linfócitos T citotóxicos (CTLA 4), um inibidor de imunoglobulina de células T e domínio de mucina contendo 3 (TIM 3) ou qualquer outro agente de imunoterapia (por exemplo, OX40) para o tratamento de câncer.
  • O participante recebeu radiação no pulmão >30 Gray (Gy) dentro de 6 meses após a primeira dose do tratamento do estudo.
  • O participante concluiu a radioterapia paliativa em até 7 dias após a primeira dose do tratamento em estudo.
  • O participante é inelegível se alguma das seguintes características hepáticas estiver presente:
  • Alanina aminotransferase (ALT) >2,5 vezes o limite superior do normal (LSN) sem metástases hepáticas/infiltração tumoral.
  • ALT >5 vezes LSN com metástases hepáticas/infiltração tumoral.
  • Bilirrubina >1,5 vezes o LSN (bilirrubina isolada >1,5 vezes o LSN é aceitável se a bilirrubina for fracionada e a bilirrubina direta for <35%)
  • Doença hepática ou biliar ativa atual (com exceção da síndrome de Gilbert ou cálculos biliares assintomáticos, metástases hepáticas ou outras doença hepática crônica estável por avaliação do investigador)
  • O participante tem um intervalo QT corrigido (QTc) >450 milissegundos (mseg) (ou QTc >480mseg para participantes com bloqueio de ramo).
  • O participante passou por uma cirurgia de grande porte dentro de 3 semanas após a primeira dose do tratamento do estudo ou não se recuperou adequadamente de quaisquer EAs (grau <=1) e/ou complicações de qualquer cirurgia de grande porte. A implantação cirúrgica de um cateter de porta não é excludente.
  • Participante tem um tumor maligno adicional ou história de malignidade prévia, com exceção de câncer de pele basal ou escamoso tratado adequadamente, carcinoma cervical in situ ou carcinoma in situ de bexiga sem evidência de doença, ou teve malignidade tratada com intenção curativa e sem evidência de recidiva da doença por 5 anos desde o início dessa terapia.
  • O participante tem metástases cerebrais ativas conhecidas e/ou metástases leptomeníngeas. Os participantes que receberam terapia prévia para suas metástases cerebrais e têm doença do sistema nervoso central radiograficamente estável podem participar, desde que estejam neurologicamente estáveis por pelo menos 2 semanas antes da entrada no estudo e devem estar sem corticosteróides dentro de 3 dias antes da primeira dose do tratamento do estudo. Metástases cerebrais estáveis por esta definição devem ser estabelecidas antes da primeira dose do tratamento do estudo. Participantes com metástases cerebrais assintomáticas não tratadas conhecidas (isto é, sintomas não neurológicos, sem necessidade de corticosteroides, sem edema circundante ou mínimo e sem lesões >1,5 centímetros [cm]) podem participar, mas exigirão exames de imagem regulares do cérebro como local da doença.
  • O participante testou positivo para a presença de antígeno de superfície da hepatite B ou teve um resultado positivo no teste de anticorpo para hepatite C na triagem, ou dentro de 3 meses antes da primeira dose do tratamento do estudo. Para agentes imunossupressores potentes, os participantes que testarem positivo para a presença de anticorpos core da hepatite B também devem ser excluídos.
  • O participante tem uma infecção ativa que requer terapia sistêmica dentro de 1 semana antes da primeira dose prevista do tratamento do estudo.
  • Participante tem conhecimento do vírus da imunodeficiência humana (HIV) (positivo para anticorpos HIV 1 ou HIV 2).
  • O participante tem doença autoimune ativa que exigiu tratamento sistêmico nos últimos 2 anos, é imunocomprometido na opinião do investigador ou está recebendo tratamento imunossupressor sistêmico. A terapia de reposição (por exemplo, tiroxina, insulina ou terapia de reposição fisiológica de corticosteroides para insuficiência adrenal ou hipofisária) não é considerada uma forma de tratamento sistêmico.
  • O participante recebeu terapia com esteroides sistêmicos nos 3 dias anteriores à primeira dose do tratamento do estudo ou está recebendo qualquer outra forma de medicação imunossupressora. A terapia de reposição não é considerada uma forma de terapia sistêmica. O uso de corticosteroides inalatórios, injeção local de esteroides ou colírio esteroide é permitido.
  • Participante apresenta ascite sintomática ou derrame pleural. Um participante que esteja clinicamente estável após o tratamento dessas condições (incluindo tórax terapêutico ou paracentese) é elegível.
  • O participante tem doença pulmonar intersticial atual, pneumonite atual ou histórico de pneumonite que exigiu o uso de glicocorticóides orais ou IV para auxiliar no tratamento. A disseminação linfangítica do NSCLC não é excludente.
  • O participante tem um histórico ou evidência atual de qualquer condição médica, terapia ou anormalidade laboratorial que possa confundir os resultados do estudo, interferir em sua participação durante todo o tratamento do estudo ou indicar que não é do interesse do participante participar , na opinião do Investigador.
  • Participante com diverticulite clinicamente ativa, abscesso intra-abdominal, obstrução gastrointestinal ou carcinomatose peritoneal.
  • O participante tem neuropatia periférica preexistente que é Grau >=2 de acordo com os critérios do National Cancer Institute Common Terminology Criteria for Adverse Events (NCI CTCAE) v5.0.
  • O participante recebeu uma vacina viva dentro de 30 dias da primeira dose do tratamento em estudo. Vacinas contra a gripe sazonal que não contenham vírus vivos são permitidas.
  • O participante não atende aos requisitos das diretrizes locais de prescrição para receber tratamento com pemetrexede e cisplatina ou carboplatina.
  • O participante tem sensibilidade a qualquer um dos tratamentos do estudo, ou componentes dos mesmos, ou histórico de alergia a medicamentos ou outras alergias que, na opinião do Investigador ou do Monitor Médico da GlaxoSmithKline (GSK), contra-indicam sua participação.
  • O participante é incapaz de interromper a aspirina ou outros anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), exceto uma dose de aspirina <=1,3 grama (g) por dia, por um período de 5 dias (período de 8 dias para agentes de ação prolongada, como piroxicam).

Dostarlimab
Droga

Dostarlimab will be administered through a 30 minute infusion at a dose of 500 milligrams (mg) intravenously (IV) every 3 weeks (Q3W) up to a maximum of 35 cycles (each cycle of 21 days).


Pembrolizumab
Droga

Pembrolizumab will be administered through a 30 minute infusion at a dose of 200 mg Q3W up to a maximum of 35 cycles (each cycle of 21 days).


Chemotherapy
Droga

Pemetrexed will be administered at 500 milligram per meter square (mg/m^2 ) IV through a 10 minute IV infusion Q3W, up to a maximum of 35 cycles (each cycle of 21 days). Cisplatin will be administered at 75 mg/m^2 through a 30 minute IV infusion Q3W for 4 cycles (each cycle of 21 days) as per investigator decision. Carboplatin will also be administered at area under the concentration time curve 5 milligram/milliliters/minute (mg/mL/min) (maximum dose: 750 mg) through a 15 to 60 minute IV infusion Q3W for 4 cycles (each cycle of 21 days) as per investigator decision.

GSK Investigational Site
Fortaleza / Ceará / CEP: 60336-232

GSK Investigational Site
Vitória / Espírito Santo / CEP: 29043-260

Liga Norte-Rio-Grandense Contra o Câncer
Natal / Rio Grande do Norte / CEP: 59075-740

GSK Investigational Site
Lajeado / Rio Grande do Sul / CEP: 95900-010

Hospital de Câncer de Barretos
Barretos / São Paulo / CEP: 14784-400

GSK Investigational Site
Rio de Janeiro / Rio de Janeiro / CEP: 20230 -130

GSK Investigational Site
São Paulo / São Paulo / CEP: 04014-002

Código do estudo:
NCT04581824
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
novembro / 2020
Data de finalização inicial:
agosto / 2022
Data de finalização estimada:
outubro / 2025
Número de participantes:
243
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top