Controle da Dor em Cirurgia de Mama: Analgesia, Consumo de Opioides e Avaliação da Resposta Inflamatória

Patrocinado por: Hospital Sirio-Libanes

Atualizado em: 29 de setembro de 2023
Ativo, não recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Feminino

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O bloqueio do plano do músculo serrátil anterior (SAM) associado ao bloqueio do nervo peitoral tipo I (PEC I) pode ser uma alternativa segura e eficaz para o intraoperatório de cirurgia de mama, pois há evidências de redução da dor.

No entanto, a correlação entre anestesia regional, dor pós-operatória e resposta inflamatória em cirurgia de mama não foi demonstrada. O objetivo deste estudo é comparar a analgesia intravenosa padrão versus analgesia sistêmica associada ao bloqueio SAM e PEC I durante a cirurgia de câncer respiratório. Serão avaliados os seguintes parâmetros: consumo de opioide intra e pós-operatório; dor pós-operatória e liberação de citocinas inflamatórias plasmáticas. É um estudo clínico prospectivo, randomizado e controlado. 50 indivíduos serão divididos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo de pacientes receberá anestesia geral durante a cirurgia e analgesia intravenosa após a cirurgia e outro grupo receberá anestesia geral associada ao bloqueio SAM e PEC I durante a analgesia sistêmica intraoperatória e pós-operatória. A dor pós-operatória será avaliada por meio da Escala Visual Analógica de dor na sala de recuperação e 24 horas após a cirurgia. Amostra de sangue será coletada para determinação de citocinas séricas antes da cirurgia e 24 horas após a cirurgia. Além disso, será avaliado o desenvolvimento de dor neuropática crônica 12 meses após a mastectomia, uso de medicação analgésica, qualidade de vida, sintomas depressivos e os níveis de interleucina (IL)-1 beta, IL-6 e IL-10 como preditores de dor e depressão.

Saiba mais:

Em cirurgia de mama, a anestesia regional associada à anestesia geral durante a cirurgia tem mostrado ótimos resultados para o controle da dor pós-operatória, prevenção de recidiva tumoral e desenvolvimento de dor neuropática. Foi demonstrado que a anestesia regional atenua a resposta inflamatória e as alterações sistêmicas no pós-operatório de cirurgias mamárias. Assim, é importante incluir uma intervenção analgésica adicional na cirurgia de mama, a fim de diminuir a resposta inflamatória local e a dor pós-operatória. Assim, o bloqueio do plano do músculo serrátil anterior (SAM) associado ao bloqueio do nervo peitoral tipo I (PEC I) pode ser uma alternativa segura e eficaz para o intraoperatório de cirurgia de mama, uma vez que há evidências de redução da dor. No entanto, a correlação entre anestesia regional, dor pós-operatória e resposta inflamatória em cirurgia de mama não foi demonstrada. O objetivo deste estudo é comparar a analgesia intravenosa padrão versus analgesia sistêmica associada ao bloqueio SAM e PEC I durante a cirurgia de câncer respiratório. Serão avaliados os seguintes parâmetros: consumo de opioide intra e pós-operatório; dor pós-operatória e liberação de citocinas inflamatórias plasmáticas. É um estudo clínico prospectivo, randomizado e controlado. Além disso, será avaliado o desenvolvimento de dor neuropática crônica 12 meses após a mastectomia, uso de medicação analgésica, qualidade de vida, sintomas depressivos e os níveis de interleucina (IL)-1 beta, IL-6 e IL-10 como preditores de dor e depressão. 50 indivíduos serão divididos aleatoriamente em dois grupos. Um grupo de pacientes receberá anestesia geral durante a cirurgia e analgesia intravenosa após a cirurgia e outro grupo receberá anestesia geral associada ao bloqueio SAM e PEC I durante a analgesia sistêmica intraoperatória e pós-operatória. A dor pós-operatória será avaliada por meio da Escala Visual Analógica de dor na sala de recuperação e 24 horas após a cirurgia. Amostra de sangue será coletada para determinação de citocinas séricas antes da cirurgia e 24 horas após a cirurgia.

Critérios de Inclusão:

  • Pacientes da American Society Anesthesiology (ASA) Escala I e II
  • Pacientes submetidas a câncer de mama
  • assinatura do consentimento informado

Critérios de Exclusão:

  • Pacientes com dor crônica
  • Reação/alergia à anestesia local

Block with lidocaine for SAM and PEC I block
Droga

Patients could be submitted to general anesthesia or general anesthesia associated with SAM and PEC I block with lidocaine before mastectomy. Interventions: include pain assessment, inflammatory response and opioid consumption.

Hospital Sirio-Libanes
São Paulo / São Paulo / CEP: 1308050

Código do estudo:
NCT02647385
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
dezembro / 2015
Data de finalização inicial:
dezembro / 2024
Data de finalização estimada:
fevereiro / 2025
Número de participantes:
50
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top