Um estudo de orforglipron em participantes adultos com obesidade ou sobrepeso e diabetes tipo 2
Este estudo investigará a segurança e a eficácia do tratamento oral uma vez ao dia com orforglipr...
Patrocinado por: University of Sao Paulo
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O presente estudo tem como objetivo avaliar a correlação entre a presença do polimorfismo COMT Val158Met e a densidade de transportadores dopaminérgicos (DAT) em mulheres jovens obesas.
A prevalência da obesidade permanece cada vez mais alarmante no Brasil e no mundo. A terapia mais amplamente recomendada para a obesidade é a modificação do estilo de vida, no entanto, implementar essas mudanças que podem levar à perda de peso é difícil e manter uma perda de peso a longo prazo é ainda mais desafiador. Consequentemente, é necessário um esforço acadêmico para entender a fisiopatologia e tratar a obesidade para o estabelecimento de novas abordagens para reduzir a ingestão de alimentos.
Evidências recentes no campo da obesidade e da integração cerebral indicam um potencial para o desenho de novas intervenções terapêuticas. A neuromodulação não invasiva da atividade cerebral demonstrou ser uma técnica que pode ajudar a reduzir os desejos e a ingestão de alimentos e, mais recentemente, o peso corporal, oferecendo uma nova maneira de tratar a obesidade. No entanto, estudos recentes mostraram que essa intervenção biomédica pode ter um efeito paradoxal relacionado ao polimorfismo COMT Val158Met, que afeta os níveis de dopamina no córtex pré-frontal. Os mecanismos potenciais subjacentes a esse efeito não são claros e estudos futuros são necessários para promover esse esclarecimento.
Este estudo tem como objetivo verificar a influência do polimorfismo COMT Val158Met na densidade de transportadores dopaminérgicos na membrana pré-sináptica de neurônios dopaminérgicos, explorando as 3 vias dopaminérgicas: via nigroestrital, mesolímbica e mesocortical. Esta investigação será realizada através do SPECT cerebral utilizando o radiofármaco 99mTecnécio-TRODAT-1 em mulheres jovens obesas com e sem polimorfismo COMT Val158Met. Em condições iniciais, os investigadores irão comparar o SPECT 99mTc-TRODAT-1 de mulheres obesas com e sem o polimorfismo COMT Val158Met com um banco de dados de voluntários não obesos.
Nossa hipótese é que o estudo facilitará a compreensão da variabilidade da resposta individual de portadores e não portadores do alelo Met do polimorfismo COMT Val158Met, afetando os níveis de dopamina no cérebro e projetar, futuramente, para o tratamento de obesidade com base nas diferenças genotípicas dos indivíduos.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
The Single-photon Emission Tomography (SPECT) TRODAT-1 will be performed after the voluntary rest in a dark and silent room for 30 minutes, to eliminate possible influences from external stimuli; the radiopharmaceutical [99mTC] -TRODAT-1 will be injected through the venous access previously established, 4 hours after the injection of the radiopharmaceutical, the acquisition of cerebral SPECT will be performed in the two groups of obese women, with and without COMT Val158Met polymorphism. The images will be acquired on Philips BrightView XCT equipment, equipped with a double detector.
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: