Estudo inicial de viabilidade do sistema de aspiração RapidPulseTM para pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico agudo
O objetivo deste ensaio clínico é avaliar a segurança inicial e o desempenho do Sistema de Aspira...
Patrocinado por: Federal University of Paraíba
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O AVC tem sido considerado uma das principais causas de incapacidade de longo prazo na população adulta, deixando de ser considerado uma doença do idoso, pois 2/3 de todos os AVCs ocorrem em pessoas com menos de 70 anos.
Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é responsável por 40% das aposentadorias precoces, sendo uma das mais importantes causas de mortalidade no Brasil. O eletroencefalograma (EEG) tem se mostrado uma ferramenta muito útil no estudo do estado funcional e no diagnóstico de lesões e distúrbios cerebrais. É considerado um teste simples, não invasivo e de alta resolução temporal, sendo um método amplamente utilizado em laboratórios para monitorar de forma não invasiva a atividade cerebral.
Mais detalhes...O AVC tem sido considerado uma das principais causas de incapacidade de longo prazo na população adulta, deixando de ser considerado uma doença do idoso, pois 2/3 de todos os AVCs ocorrem em pessoas com menos de 70 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o AVC é responsável por 40% das aposentadorias precoces, sendo uma das mais importantes causas de mortalidade no Brasil. O AVC geralmente causa déficits de longo prazo, como fraqueza muscular assimétrica entre os membros, capacidade proprioceptiva prejudicada, perda sensorial, problemas de visão e espasticidade. Além disso, esses déficits sensório-motores interferem em várias funções dos membros inferiores, incluindo equilíbrio, controle postural e capacidade de marcha, afetando sua qualidade de vida. O eletroencefalograma (EEG) tem se mostrado uma ferramenta muito útil no estudo do estado funcional e no diagnóstico de lesões e distúrbios cerebrais. É considerado um teste simples, não invasivo e de alta resolução temporal, sendo um método amplamente utilizado em laboratórios para monitorar de forma não invasiva a atividade cerebral. Os microestados refletem períodos curtos (~100 ms) de estados cerebrais quase estáveis evoluindo ao longo do tempo, resultantes da atividade síncrona e coordenada das redes cerebrais. O objetivo deste estudo é observar se os microestados do EEG têm correlação com as características clínicas de pessoas com AVC.
Critérios de inclusão:
Critérios de exclusão:
The EEG is the recording of electrical activity in the brain in different regions of the cortex. The capture of electrical signals is performed by attaching electrodes to the surface of the scalp. As the EEG signal has an amplitude in microvolts (µVpp) it is necessary to use amplifiers, leaving the signal possible to be registered. The electrode-electrolyte interface is very important and must be able to provide a good connection between the skin and the conductive material of the electrode, otherwise the EEG signal, in addition to being contaminated by noise, may suffer distortion.
Contato principal: Suellen Andrade
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: