Estudo inicial de viabilidade do sistema de aspiração RapidPulseTM para pacientes com acidente vascular cerebral isquêmico agudo
O objetivo deste ensaio clínico é avaliar a segurança inicial e o desempenho do Sistema de Aspira...
Patrocinado por: Hospital Alemão Oswaldo Cruz
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O principal objetivo deste projeto é avaliar a informação genômica previamente associada às doenças cardiovasculares (DCV) e sua importância como preditor de risco independente (expresso em Odds Ratio) quando ajustado para fatores de risco tradicionais (tabagismo, diabetes, hipertensão arterial, obesidade, ansiedade e depressão, dieta inadequada, sedentarismo, consumo de álcool e relação apolipoproteína B/A1 (ApoB/ApoA1)
Será realizado um estudo caso-controle não pareado de indivíduos maiores de 18 anos. ser inscritos logo após a ocorrência do primeiro evento cardiovascular aterosclerótico (Infarto Agudo do Miocárdio, AVC e Eventos Trombótico-Isquêmicos da Artéria Periférica). A proporção entre casos e controles será de 1:1. Os controles (N = 1867) serão indivíduos adultos maiores de 18 anos que procuraram atendimento médico nos mesmos locais por outros motivos clínicos (sem DCV) ou indivíduos sem doença manifesta. será realizada por meio da associação de Sequenciamento completo do genoma de baixa cobertura (cobertura 0,5-5x) e Sequenciamento completo do exoma (cobertura média 30x).
Mais detalhes...O estudo será realizado em cerca de 50 centros, abrangendo as cinco regiões brasileiras. O estudo será realizado no período de julho de 2022 a dezembro de 2023. A coleta de dados será realizada em cada centro de forma consecutiva, para casos e controles, por meio do Formulário de Relato de Caso (CRF) eletrônico. Os casos
(N = 1867) serão selecionados pela ocorrência do primeiro evento cardiovascular aterosclerótico (Infarto Agudo do Miocárdio, AVC e Eventos Trombótico-Isquêmicos Arteriais Periféricos) durante a fase de internação para manejo do evento aterotrombótico agudo. A proporção entre casos e controles será de 1:1. Os controles (N = 1867) serão indivíduos adultos com mais de 18 anos de idade que procuraram atendimento médico nos mesmos locais por outras razões clínicas (sem DCV) ou indivíduos sem nenhuma doença manifesta. As definições de eventos aterotrombóticos agudos seguem critérios clínicos clássicos e de exames complementares e são baseadas em diretrizes nacionais e internacionais. O projeto completo foi submetido ao sistema do Comitê de Ética em Pesquisa (CIR)/Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) local e possui aprovação ética (CAAE: 56482922.2.1001.0070). Todos os casos e controles serão convidados a participar e, se concordarem, será obtido um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Investigadores avaliarão exposições a fatores de risco tradicionais em combinação com dados genômicos (pontuação de risco poligênico) em ambos os casos e controles, e essas exposições serão expressas como odds ratio. Modelos de regressão logística múltipla serão construídos para ajustar e determinar as forças de associação entre variáveis demográficas, fatores de risco tradicionais e dados genéticos: sexo, idade, etnia, peso, índice de massa corporal, tabagismo, diabetes, hipertensão, obesidade, ansiedade e depressão, alimentação inadequada, sedentarismo, consumo de álcool e relação apolipoproteína B/A1 (ApoB/ApoA1). Para cada variável de associação com maior chance de doença cardiovascular (OR significativo), será calculado um risco atribuível para estimar a fração de risco atribuível ao componente genético (Polygenic Risk Score) e a outras variáveis clínicas e demográficas.
O escore de risco poligênico será calculado por meio de uma abordagem híbrida, levando em consideração as seguintes características: tamanho do efeito de cada polimorfismo de nucleotídeo único (SNP), número de alelos de efeito observados, ploidia da amostra, número total de SNPs incluídos no escore de risco poligênico , e o número de SNPs não omissos na amostra. Cada alelo de risco receberá pontos no escore de risco, e o escore total variará entre 0 (ausência de alelos de risco) e o valor máximo (a ser definido), baseado na distribuição dos alelos de risco que serão identificados no população incluída no estudo. A escala será interpretada em associação direta (positiva), ou seja, quanto maior a pontuação, maior o número de alelos e respectivos tamanhos de efeito ponderados. Finalmente, o escore de risco poligênico será ajustado aos fatores de risco tradicionais previamente relatados para doença cardiovascular aterosclerótica para determinar a fração de risco atribuível associada ao perfil genômico.
Critérios de Inclusão:
Critérios de Exclusão:
The polygenic risk score (PRS) aggregates the effects of genetic variants into a single number that predicts the genetic predisposition to a phenotype. PRS are typically composed of hundreds to millions of genetic variants, usually Single Nucleotide Polymorphisms (SNPs). For each individual, the number of risk alleles computed in each variant is summed and weighted by the estimated value of the obtained effects (log odds ratio for traits with binary values or Beta coefficients for traits with continuous value) obtained from large-scale genomic studies ( GWAS)
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: