Estudo latino-americano de resultados cirúrgicos em pacientes pediátricos
Este estudo observacional prospectivo, internacional e multicêntrico incluirá hospitais que reali...
Patrocinado por: Hospital de Clinicas de Porto Alegre
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
O objetivo deste estudo é desenvolver uma nova ferramenta de estratificação de risco cirúrgico para adultos operados no Brasil. A principal questão que pretende responder é:
•O modelo Extended Care (Ex-Care) II é uma boa ferramenta para avaliar o risco de morte em pacientes operados em hospitais brasileiros até 30 dias após a cirurgia?Serão analisadas as informações dos pacientes operados nos hospitais participantes durante um período de 24 meses para avaliar a relação de algumas características dos pacientes (denominados preditores) com o desfecho do estudo (probabilidade de óbito).A amostra será dividida em dois grupos. A primeira, denominada amostra de derivação, será utilizada para o desenvolvimento do modelo Ex-Care II. A segunda, denominada amostra de validação, avaliará o desempenho desse novo modelo.
Mais detalhes...A partir de quatro preditores coletados no pré-operatório (classificação do estado físico da American Society of Anesthesiology (ASA-PS), idade, extensão da cirurgia e sua natureza - eletiva x urgência/emergência), por meio de uma regressão logística multinível, uma previsão de mortalidade intra-hospitalar pós-cirúrgica modelo será desenvolvido, o modelo Ex-Care II. Medidas de discriminação e calibração serão usadas para determinar a precisão do modelo. Além disso, cada preditor terá sua razão de chances calculada para o resultado do estudo. Uma vez desenvolvido este modelo, ele terá sua validade externa testada em uma segunda amostra, utilizando as mesmas métricas de acurácia.
Critérios de inclusão:
Critérios de exclusão:
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: