Estratégias e tratamentos para infecções respiratórias e emergências virais (STRIVE): inibidor de protease Shionogi (Ensitrelvir)
São necessários tratamentos para melhorar os resultados entre os pacientes hospitalizados por COV...
Patrocinado por: University of Campinas, Brazil
Status de recrutamento
Faixa etária
Sexo
Fase do estudo
Este é um estudo piloto randomizado, controlado por placebo, duplo-cego. Este estudo incluirá indivíduos com mais de 18 anos de idade que foram hospitalizados com diagnóstico confirmado de COVID-19 para avaliar se o tratamento com DIACEREIN é seguro e eficaz no controle ou diminuição da inflamação no corpo e na carga viral (quantidade de vírus no corpo em esses pacientes).
Desenho do estudo Este é um estudo piloto randomizado, controlado por placebo, duplo-cego, projetado para verificar se a diacereína atenua a resposta inflamatória sistêmica em pacientes hospitalizados com COVID-19. Este estudo foi analisado e aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Estadual de Campinas (CAAE: 50440921.6.0000.5404).
População do Estudo Quarenta pacientes com diagnóstico confirmado de COVID-19 serão incluídos no estudo. Os pacientes serão identificados como aqueles internados no Hospital Estadual Sumaré (Sumaré, Brasil) e no Hospital de Clínicas da Unicamp (Campinas, Brasil). Após a inscrição, os pacientes serão randomizados (n=20 por grupo) em uma proporção de 1:1 para receber diacereína 50mg ou placebo a cada 12 horas por 10 dias. Recrutamento de
Todos os pacientes internados com COVID-19 que atenderem aos critérios de inclusão e exclusão serão convidados a participar do estudo. Depois de ler e assinar o formulário de consentimento informado, o paciente será alocado aleatoriamente para dois braços de tratamento.
Randomização e cegamento Após a inscrição, os pacientes serão randomizados (n=20 por grupo) 1:1 para receber tratamento com diacereína 50 mg ou placebo a cada 12 horas por 10 dias. A plataforma de captura eletrônica de dados de pesquisa (REDCap) será utilizada como sistema de randomização. Pacientes, investigadores e outros funcionários de suporte serão cegos para a terapia experimental. O medicamento do estudo, diacereína (Artrodar®-cápsulas 50 mg) e cápsulas de placebo (lactose e estearato de magnésio), serão semelhantes em tamanho e aparência para manter a cegueira. Todas as análises laboratoriais serão realizadas cegas para o tratamento. A identificação do medicamento do estudo só ocorrerá após o bloqueio do conjunto de dados.
Trial Intervention Após a randomização, os pacientes alocados para o tratamento ativo receberão 1 cápsula de diacereína (Artrodar®, 50mg) por via oral a cada 12 horas durante 10 dias. Os pacientes randomizados para o grupo placebo receberão 1 cápsula (lactose e estearato de magnésio) por via oral a cada 12 horas durante 10 dias. Haverá um ajuste de dose da medicação do estudo (diacereína ou placebo) para 1 cápsula a cada 24 horas (diminuição da diacereína para 50 mg a cada 24 horas em vez de a cada 12 horas) em participantes que apresentam lesão renal aguda com uma taxa de taxa de filtração glomerular estimada <30mL/min ou necessitando de terapia renal substitutiva. Se for necessária terapia de substituição renal, o medicamento do estudo será administrado imediatamente após a diálise.
Se o paciente estiver entubado, as cápsulas de diacereína ou placebo serão abertas e seu conteúdo colocado em sachês de náilon previamente limpos e devidamente identificados. O conteúdo do sachê será dissolvido em 10 a 20ml de água destilada em uma seringa de 20ml no momento da administração pela enfermagem na presença de uma pesquisadora. A intervenção experimental não atrasará ou afetará o manejo clínico do paciente de acordo com as políticas do centro local.
Análises laboratoriais Na admissão, a primeira amostra de sangue será coletada antes da primeira dose da droga em estudo (Dia 0), e então três e dez horas após a administração da droga. Amostras de sangue também serão coletadas no segundo (Dia 2), quinto (Dia 5) e décimo (Dia 10) dia de tratamento. Com exceção das amostras obtidas na admissão, as amostras de sangue serão coletadas após jejum de 12 horas. Imediatamente após a coleta, todas as amostras serão centrifugadas a 3.500 rpm e congeladas em nitrogênio líquido para processamento em lote único. Citocinas inflamatórias (proteína c-reativa, IL-1β, IL-6, IL-8, IL-10, IL-12p70, IFN-α2, IFN-β, IFN-γ, TNF-α, IP-10 GM-CSF ) serão medidos por imunoensaio multiplex (Bio-Plex 200®, Bio-Rad), bem como outros marcadores, como medidas de troponina-T e D-dímero. Endpoints do Estudo
Os endpoints são a alteração dos níveis séricos de citocinas, troponina-T e D-dímero do dia 0 ao dia 5 de internação e do dia 0 ao dia 10, bem como a área sob a curva considerando todas as medições do Dia 0 ao Dia 10.
Os endpoints secundários incluem (i) tempo para deterioração clínica definido como o tempo desde a randomização até a mortalidade ou piora da Escala de Progressão Clínica da Organização Mundial da Saúde (OMS), avaliado pelo aumento de dois pontos nessa escala; (ii) incidência cumulativa de eventos adversos; (iii) incidência cumulativa de eventos adversos graves.
Diacereína Biodisponibilidade A biodisponibilidade da diacereína e seu metabólito ativo, reína, será avaliada no soro de pacientes randomizados para tratamento com diacereína, a fim de garantir a biodisponibilidade em pacientes com COVID-19. Serão utilizadas amostras do Dia 0 e momentos: logo antes, três e dez horas após a administração do medicamento em estudo. Todos os pacientes terão essas amostras coletadas para manter o estudo cego. As concentrações séricas de diacereína e reína serão determinadas por cromatografia líquida-espectrometria de massas tandem ao final do estudo.
Cálculo do tamanho da amostra Como não há dados disponíveis sobre o efeito da diacereína na resposta inflamatória em pacientes com COVID-19, o tamanho da amostra foi estabelecido empiricamente em 40 indivíduos em uma expectativa conservadora de pequeno tamanho de efeito padronizado (0,2). Portanto, decidimos realizar uma amostra piloto com 40 pacientes (n=20 por braço do estudo) com desfechos de resposta inflamatória sistêmica e segurança.
População de Análise de Segurança Aplicada a todos os pacientes randomizados que receberam pelo menos uma dose de diacereína. A avaliação de segurança será baseada na incidência cumulativa de resultados de segurança, eventos adversos, exames físicos, sinais vitais e testes laboratoriais de segurança. O endpoint primário de segurança será o tempo entre a randomização e a primeira ocorrência.
Análise Estatística As variáveis contínuas serão representadas pela mediana e pela amplitude interquartil associada. As variáveis categóricas serão apresentadas como frequência absoluta (n) e frequência relativa (%). Dados estatísticos resumidos (média, desvio padrão, mediana, mínimo e máximo) serão fornecidos pelo grupo de tratamento para características demográficas e de linha de base usando um teste qui-quadrado (por exemplo, variáveis categóricas) e um modelo de análise de variância (ANOVA) unidirecional com o tratamento como um fator (por exemplo, variáveis contínuas). Além disso, as características demográficas e basais serão comparadas entre os grupos de tratamento para a população com intenção de tratar (ITT). A significância deste teste será usada como uma avaliação inicial para a satisfação da randomização.
As concentrações plasmáticas de citocinas pró-inflamatórias serão consideradas como desfechos de eficácia. Os grupos serão comparados pelas mudanças na admissão (Dia 0) versus dias de avaliação (Dia 2, Dia 5 e Dia 10). Além disso, a comparação entre as áreas sob a curva para cada um dos parâmetros do dia 0 ao dia 10. Variáveis contínuas com distribuição normal e não paramétrica serão comparadas por análise de covariância (ANCOVA) ou por análise de classificação de variância (RANKOVA) ajustado pelos valores da linha de base para mitigar a regressão em direção à média.
Critérios de inclusão:
Critérios de Exclusão:
After enrolment, patients will be randomized (n=20 group A) to receive diacerein capsules 50 mg every 12 hours for 10 days.
After enrolment, patients will be randomized (n=20 group A) to receive placebo capsules (lactose and magnesium stearate) every 12 hours for 10 days.
Contato principal: Alejandro Rosell Castillo / +551935219580 / aleroselldr@gmail.com
Investigador: Andrei Sposito / Principal Investigator
Contato principal: Alejandro Rosell Castillo / 1935219580 / aleroselldr@gmail.com
Investigador: Andrei Sposito / Principal Investigator
As seguintes instituições estão de alguma forma contribuindo com este estudo clínico.
Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse: