Distribuição das metástases linfonodais no carcinoma esofágico

Patrocinado por: Academisch Medisch Centrum - Universiteit van Amsterdam (AMC-UvA)

Atualizado em: 13 de fevereiro de 2024
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Todos

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Introdução: O status linfonodal é um importante parâmetro prognóstico no carcinoma esofágico e um preditor independente de sobrevida.

A distribuição dos linfonodos metastáticos pode variar com a localização do tumor, histologia do tumor, profundidade de invasão do tumor e terapia neoadjuvante. A estratégia cirúrgica depende do padrão de distribuição das metástases nodais, mas o consenso sobre a extensão da linfadenectomia difere em todo o mundo. Especialmente para o adenocarcinoma, a distribuição das metástases linfonodais ainda não foi descrita em grandes séries. O objetivo do presente estudo é avaliar a distribuição de metástases linfonodais em espécimes de carcinoma esofágico após esofagectomia transtorácica com linfadenectomia de pelo menos 2 campos.Métodos: O estudo TIGER é um estudo de coorte observacional multinacional. Todos os pacientes com carcinoma ressecável do esôfago ou da junção gastroesofágica nos quais uma esofagectomia transtorácica com linfadenectomia de 2 ou 3 campos é realizada nos centros participantes serão incluídos. Todas as estações de linfonodos serão excisadas e enviadas separadamente para exame patológico. A análise de agrupamento será realizada para identificar padrões de metástases em relação à localização do tumor, histologia tumoral, profundidade de invasão tumoral e terapia neoadjuvante.Conclusão: O TIGER fornecerá um roteiro da localização das metástases linfonodais em relação à histologia do tumor, localização do tumor, profundidade de invasão, número de linfonodos e metástases linfonodais, diagnóstico pré-operatório, terapia neoadjuvante e sobrevida. O tratamento sob medida para o paciente pode ser desenvolvido com base nesses resultados, como o campo de radiação ideal e a extensão da linfadenectomia com base nas características do tumor primário.

Saiba mais:

Objetivo primário:

O objetivo do estudo TIGER é avaliar a distribuição de metástases linfonodais em espécimes de carcinoma esofágico após esofagectomia transtorácica com linfadenectomia de pelo menos 2 campos.

Objetivo(s) Secundário(s):

  • Acurácia do diagnóstico pré-operatório (especialmente EUS e PET-CT) e valor agregado do EBUS (ultrassonografia endobrônquica) ao estadiamento existente com EUS (ultrassonografia endoscópica)/PET-CT
  • Valor prognóstico de diferentes linfonodos estações
  • Sobrevida global e livre de doença em 3 e 5 anos
  • Padrão de distribuição de recorrência ou metástases
  • Número de linfonodos colhidos em pacientes tratados com e sem quimiorradioterapia neoadjuvante
  • Frequência de metástases nodais saltadas
  • Razão de metástases nodais dentro e fora do campo de radiação o As metástases linfonodais serão definidas como dentro ou fora dos nós do campo de radiação.

Desenho do estudo:

TIGER é um estudo de coorte observacional multinacional. A duração do estudo será de aproximadamente 7 anos (2 anos de inclusão, 5 anos de acompanhamento). Os centros participantes estão distribuídos em 18 países.

Cálculo amostral:

Em 2012, a incidência de câncer de esôfago foi de 456.000 novos casos no mundo. Apenas uma pequena porcentagem de pacientes com câncer de esôfago apresenta doença curável no momento do diagnóstico. Nosso objetivo é incluir todos os pacientes com doença ressecável nos centros participantes em um período de 2 anos. Nosso objetivo é incluir 5.000 pacientes. Este número é suficiente para (i) propósitos descritivos e (ii) agrupamento de perfis de difusão de metástases em subgrupos significativos dentro de estratos predefinidos (pacientes com adenocarcinoma ou carcinoma de células escamosas, com e sem terapia neoadjuvante, diferentes alturas tumorais e profundidades de invasão, e após uma 2 - ou linfadenectomia de 3 campos).

Procedimentos do estudo:

Os pacientes não serão submetidos a nenhum procedimento adicional para o estudo. Este é um estudo observacional apenas. Os pacientes serão tratados de acordo com as diretrizes nacionais.

Acompanhamento:

Os pacientes serão acompanhados por 5 anos após a operação de acordo com as diretrizes nacionais. O acompanhamento será agendado a cada três meses no primeiro ano, a cada seis meses no segundo até o quarto ano e uma vez por ano até o quinto ano. As investigações são realizadas de acordo com as diretrizes nacionais. Na Holanda, estes são realizados por indicação das queixas dos pacientes.

Análise estatística:

Parâmetro(s) primário(s) do estudo:

Números e porcentagens de linfonodos ressecados e metástases linfonodais serão dados por estação linfonodal. A localização do tumor e a profundidade da invasão serão categorizadas. Pacientes com adenocarcinoma e carcinoma de células escamosas e pacientes com e sem terapia neoadjuvante serão analisados separadamente. Além disso, pacientes após linfadenectomia de 2 ou 3 campos serão analisados separadamente.

Parâmetro(s) secundário(s) do estudo:

A sensibilidade, especificidade e valores preditivos positivos e negativos de EUS e PET-CT serão relatados. A morbimortalidade perioperatória será resumida descritivamente. Para cada grupo de pacientes mencionado em 5.4, análises exploratórias de agrupamento serão feitas para identificar subgrupos de pacientes com diferentes padrões de metástases linfonodais, localizações tumorais e profundidades de invasão. Outras características potencialmente relevantes no momento da cirurgia como idade, sexo, diferenciação do tumor, crescimento vaso-invasivo serão incluídas na análise. Nenhuma restrição será aplicada ao número de clusters em cada análise, mas a razão do maior tamanho de cluster para o menor tamanho de cluster preferencialmente não deve exceder o valor de 3 e/ou o menor tamanho de cluster deve ser de no mínimo 30 pacientes. As características que introduzem outliers de pacientes serão excluídas e deve-se ainda ser capaz de atribuir significado aos perfis de cluster resultantes. Clusters que mostram o fenômeno de metástases saltadas serão anotados. Os agrupamentos resultantes serão avaliados quanto ao padrão de difusão de futuras metástases durante o acompanhamento (análise descritiva), o número de futuras metástases durante o acompanhamento (regressão de Poisson ou equação de estimativa generalizada, conforme apropriado), para 3 e 5 anos sobrevida global e livre de doença (análise de sobrevida de Kaplan-Meier). A análise multivariada será realizada por meio do método de regressão de risco de Cox. A análise univariada, incluindo todos os parâmetros da linha de base, servirá como base para o modelo multivariado de regressão de risco de Cox. As variáveis que apresentarem associação (p < 0,10) com sobrevida na análise univariada serão incluídas na análise multivariada. Idade e sexo serão incluídos em todas as análises multivariadas. Os resultados são apresentados como taxa de risco com intervalo de confiança exato de 95% (95% CI). Após 5 anos de acompanhamento, o índice de eficácia será determinado (incidência de metástases em uma área (%) x taxa de sobrevida global em 5 anos (%)). Um teste de log-rank, teste U de Mann-Whitney ou teste χ2 será usado conforme indicado para comparar os grupos. Um valor de p < 0,05 será considerado estatisticamente significativo. A análise estatística será realizada com o software SPSS 21.0 (SPSS, Inc., Chicago, IL, EUA). Nenhuma análise formal de poder ou cálculo do tamanho da amostra será realizada, mas as 5.000 inclusões serão suficientes para um estudo exploratório.

Outros parâmetros do estudo:

As características da linha de base serão apresentadas em uma tabela de linha de base. Os dados clínicos e patológicos serão apresentados em tabelas separadas.

População do estudo:

O gerenciamento central de dados é organizado através do banco de dados TIGER seguro que pode ser encontrado em TIGERstudy.net. A inclusão de pacientes e o registro de dados desses pacientes serão feitos pelo PI local participante, cirurgião ou bolsista do centro que eles representam no site do TIGER. O PI local é responsável pela inclusão e registro de dados de todos os pacientes elegíveis em seu centro.

Todos os pacientes com carcinoma esofágico ressecável submetidos à ressecção esofágica transtorácica são elegíveis para inclusão.

Os pacientes serão tratados de acordo com as diretrizes nacionais e poderão ser tratados neoadjuvantemente com quimioterapia ou quimiorradiação. Uma esofagectomia com linfadenectomia de 2 ou 3 estágios será realizada seguida por um tubo gástrico ou interposição colônica para reconstrução. Todas as estações de linfonodos serão excisadas e enviadas separadamente para exame patológico. A avaliação microscópica inicial será realizada por coloração H&E padrão. Em caso de suspeita de micrometástase ou células tumorais isoladas no linfonodo, ou em caso de suspeita de células tumorais residuais em pacientes com resposta extensa à terapia neoadjuvante, serão realizadas colorações adicionais de queratina. Para o estudo TIGER, uma nova classificação de linfonodos é projetada e os linfonodos serão registrados de acordo com esse sistema de classificação. Os pacientes serão acompanhados por 5 anos após a operação.

Critérios de inclusão:

  • Espinocitoma primário ou adenocarcinoma de esôfago ou junção esôfago-gástrica
  • Ressecável cirurgicamente (cT1-4a, N0-3, M0)
  • Condição física adequada para cirurgia transtorácica (ASA 1-3)
  • Esofagectomia transtorácica

Critérios de exclusão:

  • Cirurgia torácica ou abdominal (GI superior) prévia que prejudique a drenagem linfática do esôfago e do estômago
  • Pacientes com carcinoma in situ ou displasia de alto grau

Instituto Nacional de Câncer
Recrutando Rio de Janeiro / Rio de Janeiro

Contato principal: C.E. Pinto, MD, PhD

Código do estudo:
NCT03222895
Tipo de estudo:
Acesso expandido (Registro de paciente)
Data de início:
março / 2019
Data de finalização inicial:
janeiro / 2025
Data de finalização estimada:
junho / 2028
Número de participantes:
5000
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top