Efeito do Telemonitoramento na Funcionalidade, Qualidade de Vida e Risco de Linfedema em Sobreviventes de Câncer de Mama

Patrocinado por: University of the State of Santa Catarina

Atualizado em: 13 de maio de 2021
Recrutando

Status de recrutamento

Adultos até Idosos

Faixa etária

Feminino

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

O objetivo do estudo é avaliar a eficácia do telemonitoramento nas disfunções dos membros superiores nas atividades de vida diária, qualidade de vida e prevenção do linfedema em mulheres em tratamento para o câncer de mama.

Secundariamente, analisar o grau de satisfação na modalidade de tratamento proposta. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego (avaliador e paciente), paralelo em três grupos (grupo telemonitoramento síncrono, grupo telemonitoramento assíncrono e grupo controle). O protocolo terá duração de seis semanas e serão avaliadas qualidade de vida, funcionalidade de membros superiores e risco de linfedema. Ambos os grupos de intervenção serão submetidos a um programa de cinesioterapia três vezes por semana, com monitoramento síncrono e assíncrono, enquanto o grupo controle receberá as orientações usuais pós-câncer. Espera-se que o protocolo de cinesioterapia na forma síncrona em comparação com as recomendações usuais na forma remota mostre resultado superior na função do membro superior e na qualidade de vida de mulheres após o câncer de mama.

Saiba mais:

Este é um estudo randomizado, duplo-cego (avaliador e paciente), controle paralelo em três grupos (grupo de telemonitoramento síncrono, grupo de telemonitoramento assíncrono e grupo controle). A alocação dos participantes será feita por membro externo, através de sorteio mascarado, o nome de cada participante estará em envelopes opacos numerados, que só serão abertos após a avaliação inicial, para cegar o terapeuta avaliador, um segundo terapeuta irá ser responsável pela aplicação das intervenções. O protocolo dos grupos de intervenção terá duração de 6 semanas, e os exercícios consistirão basicamente em alongamento ativo, mobilização e estabilização escapular e exercícios ativos de ombro com amplitude de movimento gradual. A intervenção foi baseada em estudos anteriores que utilizaram a cinesioterapia padrão em seus resultados.

As sessões do grupo de telemonitoramento síncrono serão supervisionadas e realizadas por videochamada através do aplicativo WhatsApp®, com duração de 50 minutos, 3 vezes por semana.

Para o grupo de telemonitoramento assíncrono, será entregue semanalmente por e-mail e WhatsApp® um cronograma explicativo com os exercícios a serem realizados durante a semana. Os exercícios serão os mesmos realizados pelo grupo anterior, e o participante terá liberdade para tirar qualquer dúvida sobre o protocolo com a terapeuta a qualquer momento por mensagem de texto ou e-mail. O grupo controle receberá apenas a cartilha de orientação usual para mulheres pós-câncer de mama. Os participantes que concordarem em participar da pesquisa assinarão o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, podendo desistir da pesquisa em qualquer fase do estudo. A coleta de avaliação e intervenção acontecerá por videochamada. Os dados de identificação pessoal dos participantes serão preservados de acordo com a resolução do conselho nacional de saúde, tendo em conta a possibilidade de divulgação científica dos resultados obtidos. O método de seleção adotado será a amostragem não probabilística, amostragem por conveniência. Os participantes do estudo serão recrutados no hospital de referência para atendimento oncológico em Florianópolis- Santa Catarina/Brasil, o Centro de Pesquisas em Oncologia, por meio de busca retrospectiva e ativa nos prontuários, a fim de recuperar dados clínicos e contato de os participantes com até 24 meses após a intervenção cirúrgica curativa. Também haverá recrutamento por meio da divulgação do estudo via mídia e redes sociais, folders e mensagens, para que as mulheres se candidatem voluntariamente à pesquisa. A amostra será composta por mulheres diagnosticadas com câncer de mama e submetidas a tratamento cirúrgico, com até 24 meses de pós-operatório, apresentar incapacidade funcional e qualidade de vida prejudicada, capazes de compreender e acessar aplicativos móveis ou conviver com alguém que as auxilie, ter acesso ao internet e telefone para contato.

Critérios de Inclusão:

  • Maiores de 18 anos;
  • Diagnosticada com câncer de mama e submetida a tratamento cirúrgico, independentemente do tipo de cirurgia;
  • Com até 24 meses de pós-operatório, ciclos já concluídos de terapias adjuvantes (radioterapia e/ou quimioterapia);
  • Incapacidade funcional moderada com pontuação mínima de 30% no questionário QuickDash;
  • Qualidade de vida prejudicada;
  • Capaz de entender e acessar aplicativos móveis ou viver com alguém que assiste, tem acesso à internet e contato telefônico.

Critérios de Exclusão:

  • lesões abertas;
  • infecções adquiridas;
  • doença crônica ou sequela motora prévia que interfira na participação no estudo;
  • mulheres que apresentam dificuldade de compreensão das questões ou questionários aplicados ou das atividades propostas;
  • diagnóstico de linfedema;
  • não apresentam alterações funcionais nos membros superiores ou na qualidade de vida.

Kinesiotherapy protocol
Outro

The kinesiotherapy protocol is an exercise-based treatment designed to gain upper limb range of motion and muscle strengthening.


Usual orientations
Outro

Usual orientations for post-breast cancer women, such as skin care, return to activities, upper limb functionality, self-care, lymphedema, and physical activity practice.

Santa Catarina State University
Recrutando Florianópolis / Santa Catarina / CEP: 88080350

Contato principal: Gilmar M Santos, PhD / +55 (48) 99909-9459 / gilmar.santos@udesc.br

Investigador: Gilmar M Santos, PhD / Principal Investigator

Código do estudo:
NCT04779450
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
agosto / 2021
Data de finalização inicial:
agosto / 2021
Data de finalização estimada:
dezembro / 2021
Número de participantes:
30
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:
Top