Efeitos da Fita Elástica na Reabilitação Pulmonar de Pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica

Patrocinado por: University of Sao Paulo General Hospital

Atualizado em: 13 de dezembro de 2023
Recrutando

Status de recrutamento

Crianças até Idosos

Faixa etária

Masculino

Sexo


Indefinida

Fase do estudo

Resumo:

Avaliar o efeito do uso de fita elástica na parede torácica e abdômen na capacidade física, níveis de sofrimento psicossocial, qualidade de vida e ansiedade e sintomas de depressão de indivíduos com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) moderada a muito grave em reabilitação pulmonar.

Saiba mais:

Os indivíduos serão avaliados em dois dias não consecutivos (7 dias de intervalo). Na primeira visita, serão obtidos: dados clínicos e antropométricos e controle clínico avaliado [COPD Assessment Test™ (CAT)], qualidade de vida relacionada à saúde [Chronic Respiratory Questionnaire (CRQ)] e níveis de ansiedade e depressão [Hospital Anxiety e Escala de Depressão (HADS)]. Os pacientes também realizarão um teste de função pulmonar completo. Após, os voluntários receberão um acelerômetro triaxial para avaliação do nível de atividade física (NAF) e serão orientados a retornar após sete dias. Na segunda visita, os pacientes serão submetidos ao Incremental Shuttle Walking Test (ISWT) e ao Endurance Shuttle Walking Test (ESWT), sem TE.

Após as avaliações, os indivíduos serão sorteados. A randomização será gerada por computador (www.randomization.com) por um investigador que não estará envolvido no recrutamento, avaliação ou intervenção individual. A alocação de pessoas físicas será sigilosa por meio de envelopes numerados consecutivos, lacrados e opacos (alocação oculta). As avaliações iniciais e pós-intervenção serão realizadas por um investigador que não estará envolvido no recrutamento, avaliação ou intervenção. Após a inclusão, os indivíduos iniciarão um programa de reabilitação pulmonar (RP) por oito semanas; duas vezes por semana, os indivíduos do grupo TF terão a bandagem aplicada no início de cada sessão e retirada ao final. Após completar o período de RP de 8 semanas, os indivíduos serão submetidos aos mesmos testes realizados em duas visitas.

Critérios de inclusão:

  • Diagnóstico de DPOC moderada a muito grave de acordo com a Iniciativa Global para Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (GOLD) 2020
  • Estabilidade clínica (ou seja, sem exacerbações por pelo menos 30 dias)
  • Masculino
  • Não obeso (IMC ≤29,9 kg/m2)
  • Sem limitação musculoesquelética
  • Não incluído em programa de reabilitação pulmonar nos últimos 6 meses.
  • Não realizar oxigenoterapia domiciliar

Critério de exclusão:

  • Apresentar disfunções osteoarticulares, cognitivas, neurológicas e/ou cardiológicas que impeçam o treinamento físico

Experimental: Elastic tape (ET)
Outro

The elastic tape will be allocated in the chest wall and abdomen of individuals and will be used during the 8 weeks of rehabilitation protocol.


Sham Comparator: Sham (SH)
Outro

The micropore tape will be allocated in the chest wall and abdomen of individuals and will be used during the 8 weeks of rehabilitation protocol.

Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
Recrutando São Paulo / São Paulo / CEP: 05403-000

Contato principal: Celso RF Carvalho, PhD / cscarval@usp.br

Código do estudo:
NCT05939999
Tipo de estudo:
Intervencional
Data de início:
outubro / 2023
Data de finalização inicial:
junho / 2024
Data de finalização estimada:
junho / 2024
Número de participantes:
42
Aceita voluntários saudáveis?
Não
Compartilhe esse estudo:

Estudos relacionados

Conheça outros estudos que podem ser do seu interesse:

Top