As chamadas Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) vêm aumentando em incidência. Dentre essas, pode-se citar a Doença Renal Crônica (DRC). A DRC é considerada um problema de saúde pública e caracteriza-se por uma síndrome irreversível decorrente de alterações na função ou estrutura do rim, que tem evolução progressiva.
O estresse oxidativo é um dos mais potentes indutores de inflamação, sendo um desequilíbrio entre a produção de espécies reativas de oxigênio (ROS) e a capacidade antioxidante celular, de forma que tal desequilíbrio pode influenciar na ativação do fator nuclear kB (NF-κB), interleucinas associadas à inflamação e fator de necrose tumoral alfa 4 (TNF-α), que são promotores de danos celulares e moléculas orgânicas. Pacientes com DRC em HD apresentaram expressão aumentada de NF-κB e expressão reduzida de Nrf2, por isso é importante a realização de estudos que proponham formas de aumentar a atuação do Nrf2, bem como reduzir a ativação do NF-κB. o desempenho da própolis e da cúrcuma.
O estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da suplementação de própolis e microcápsulas de açafrão sobre marcadores inflamatórios e parâmetros clínicos em pacientes com doença renal crônica em hemodiálise.
O cálculo amostral foi realizado no software G-Power 3.1, com poder de teste de 80%, considerando a expressão de NF-κB como desfecho principal, nível de significância de 5% (bicaudal), tamanho do efeito de 1,32 A amostra obtida foi de 34 pacientes (17 em cada grupo).
O estudo clínico proposto é um estudo longitudinal randomizado e duplo-cego (ensaio randomizado controlado - RCT) onde os pacientes receberão cápsulas contendo açafrão e própolis microencapsulados, duas vezes ao dia, durante 12 semanas. A mistura de microcápsulas de própolis e açafrão será distribuída aos participantes na forma de cápsulas de gelatina dura. O grupo placebo receberá a mesma quantidade de cápsulas, nos mesmos horários, contendo goma arábica e amido de milho. A randomização será computadorizada na proporção de 1:1.
- Serão realizadas avaliações antropométricas, ingestão alimentar, coletas de sangue no início do acompanhamento e nas consultas posteriores;
- A análise de possíveis efeitos adversos será coletada através de um formulário de análise separado;
- A avaliação do consumo alimentar será realizada através do recordatório de 24 horas de 3 dias;
- A avaliação do estado nutricional será realizada por meio de dados antropométricos;
- As amostras de sangue serão coletadas pela manhã, após jejum de 12 horas, antes do procedimento de diálise; A expressão de
- NF-κB será analisada por meio de células nucleares de sangue periférico (PBMCs) usando reação em cadeia da polimerase quantitativa em tempo real (qPCR);
- Para dosagem das citocinas inflamatórias IL-6 e TNF-α, serão utilizados kits ELISA comerciais;
- A proteína C-reativa (PCR) será dosada por quimioluminescência;
- A peroxidação lipídica será estimada pela determinação de substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico (TBARS), incluindo MDA, pelo método de Ohkawa modificado;
- A avaliação da capacidade antioxidante total do plasma será determinada por ELISA;
O efeito da suplementação (∆) sobre cada variável será definido como sujeito da diferença entre a variável ao final da suplementação com própolis e açafrão e o valor da variável ao final da administração do placebo. As análises estatísticas serão realizadas no SPSS versão 22.0.